Jundiaí lança campanha preventiva contra o Aedes aegypti e escorpiões
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí lança campanha preventiva contra o Aedes aegypti e escorpiões

O munícipe que desejar que profissionais façam uma avaliação diagnóstica no imóvel, a solicitação pode ser registrada no 156.

Publicado

em

Vidro com larvas de Aedes Aegtpti e escorpião
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No combate ao mosquito Aedes aegypti e aos escorpiões, a Prefeitura de Jundiaí lança nas redes sociais a campanha “Xô, pragas”. A ação é um alerta para que a população aja de forma preventiva.

Escorpiões

“É necessário organização e limpeza dos imóveis residenciais e comerciais que tendem a acumular resto de material de construção, entulho, lixo e representam abrigos para animais peçonhentos”, explica o gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), Carlos Hitoshi Ozahata. O uso de anteparos como telas, ralos nas grelhas externas e vedação nas portas também colaboram na prevenção. Os cuidados devem ser tomadas principalmente no período da noite.

O escorpião está adaptado aos ambientes urbanos. Nesses locais, há uma maior incidência do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) principalmente nas galerias pluviais, onde não há predadores. De acordo com Ozahata, ainda é importante ressaltar que o controle químico é pouco eficaz por conta das características biológicas da espécie que percebe a presença do veneno e migra para outro local.

“Na cidade, há o mapeamento onde existe uma maior infestação de escorpiões, em outras áreas colocamos armadilhas para identificar a concentração. Já em alguns pontos, são feitas as retiradas mecânicas, enquanto o controle químico acontece em casos específicos que tecnicamente contam com uma indicação”, destaca Ozahata.

O munícipe que tiver dúvidas ou desejar que profissionais façam uma avaliação diagnóstica no imóvel, a solicitação pode ser registrada no 156.

Aedes aegypti

O trabalho de controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela em Jundiaí, é realizado durante o ano inteiro e intensificado principalmente nos períodos de altas temperaturas e chuva. Já a “Operação Verão”, visa alertar a população neste período.

“Neste período, as altas temperaturas e chuvas proporcionam criadouros do mosquito e a transmissão aumenta. A sociedade já sabe quais são os cuidados e as medidas de cautela. Com a permanência das pessoas em casa, em virtude da pandemia do Coronavírus, elas devem aproveitar o momento fazer a vistoria nos imóveis, caixas d’água, calhas e outros locais onde pode existir acúmulo de sujeira que formam o bolsão de água e a reprodução do mosquito”, comenta Ozahata.

O Programa Municipal de Vigilância do Vetor Transmissor das Arboviroses em Jundiaí realiza atividades ao longo do ano, como a pesquisa de Pontos Estratégicos cadastrados, onde há grande número de criadouros de mosquito e as vistorias são feitas a cada 20 dias; controle em Imóveis Especiais com grande trânsito de pessoas ou agrupamento, visitas domiciliares por meio dos agentes comunitários de saúde, busca ativa dos assintomáticos, investigação epidemiológica das notificações suspeitas, controle químico pontual e o levantamento do Índice do Breteau, realizado duas vezes ao ano, que avalia na cidade a concentração do mosquito por bairros e isso traz indicadores para ações preventivas e de combate.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade