Jundiaí lidera ranking da CPFL de colisões contra postes em 2022
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí lidera ranking da CPFL de colisões contra postes em 2022

CPFL Piratininga registra 207 colisões contra postes na região de Jundiaí entre janeiro e abril deste ano

Publicado

em

Atualizado há

Troca da postes em Jundiaí é a maior da Região

Os casos de colisão de veículos contra postes continuam altos na região de Jundiaí. Um levantamento da CPFL Piratininga, que compreende nove cidades da região, mostrou que foram 207 colisões entre janeiro e abril deste ano e chama atenção para o assunto, principalmente durante o mês da campanha de conscientização no trânsito – Maio Amarelo. O número é 19,6% maior que os 173 casos registrados no mesmo período do ano passado, indicando que as ocorrências continuam em um patamar elevado.

Em Jundiaí, por exemplo, foi registrado crescimento de 77% na comparação do primeiro quadrimestre de 2021, quando foram 48 colisões, com o mesmo período de 2022, que teve 85 ocorrências. Itu, Itupeva e Vinhedo também tiveram elevação no mesmo período.

“A elevação dos casos de colisões contra postes foi verificada em várias cidades nos primeiros quatro meses deste ano. Isso nos preocupa e reforça a necessidade de trabalharmos o assunto de maneira preventiva e buscando a conscientização dos motoristas. Durante o Maio Amarelo, a CPFL Energia chama ainda mais a atenção para este tema, que é uma questão de segurança essencial”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor.

As colisões registradas entre janeiro e abril de 2022, na região de Jundiaí, resultaram em ocorrências de interrupção no fornecimento de energia que demandaram serviços da companhia. Isso inclui, basicamente, a substituição de poste, reconstrução de rede de distribuição e restabelecimento da energia. Dependendo da gravidade do acidente, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção.

Conheça o ranking de casos de colisões contra postes nas cidades da Região de Jundiaí atendidas pela CPFL Piratininga:

Guardião da Vida. Considerando o impacto do assunto para a população, seja na segurança do trânsito, seja na qualidade do fornecimento de energia, a CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, incentiva a discussão sobre o tema, a fim de promover uma reflexão sobre as atitudes no trânsito que poderiam ser evitadas, reduzindo acidentes e salvando vidas.

Como parte do apoio ao movimento Maio Amarelo, a campanha Guardião da Vida promove ações que visam estimular a comunidade a adotar atitudes mais seguras como parte responsável pela vida de outras pessoas. Isso inclui palestras realizadas em escolas, associações de bairro, sindicatos de classe e empresas.

Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes contra postes podem amargar prejuízos financeiros. Nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este deve arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. A substituição de um poste pode variar, dependendo do modelo, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.

Essa diferença leva em consideração os equipamentos instalados tanto pela distribuidora de energia como pelas empresas que ocupam a estrutura. Por exemplo, um poste com iluminação pública simples tem menor valor que aquele que sustenta um transformador de energia e equipamentos de telecomunicação. Confira, a seguir, dez dicas da campanha Guardião da Vida para tornar o trânsito um ambiente mais seguro:

  • Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
  • Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
  • Quando estiver dirigindo, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto;
  • Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
  • Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
  • Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
  • Em caso de manobras, sinalize para os pedestres e os demais motoristas;
  • Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;
  • Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;

Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da empresa.

Jundiaí

Jundiaí recebe encontro estadual de secretários de finanças

Publicado

em

Por

Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15)
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), em parceria com a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), promove, na terça-feira (30), o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças, no auditório da Universidade Anchieta. O evento está previsto para começar às 9h e terá palestras e debates sobre temas atuais na…

Continuar lendo

Jundiaí

Talento de Jundiaí: Ninah Sampaio brilha em primeiro clipe autoral

A jovem cantora de 18 anos lançou recentemente sua primeira música autoral “Minha Bad”, e agora é a vez do videoclipe

Publicado

em

A jovem cantora em sua participação no programa America's Got Talent. Foto: Arquivo Pessoal

A trajetória de uma estrela nem sempre segue um caminho previsível. Para Ninah Sampaio, jovem cantora de apenas 18 anos, sua carreira no mundo da música começou de certa forma tarde, mas seu talento e determinação a levaram a conquistar grandes feitos em pouco tempo, e hoje ela está lançando seu primeiro clipe de uma música autoral. Natural de Jundiaí,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí confirma mais duas mortes por dengue

Os óbitos foram de uma mulher de 58 anos e um homem de 80 anos, ambos com comorbidades. Saiba mais.

Publicado

em

Por

mosquito da dengue
Neste momento, a cidade ainda aguarda resultado de quatro mortes suspeitas pela doença (Foto: Canva)

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Jundiaí confirmou mais duas mortes por dengue no município. Agora, a cidade tem o total de cinco óbitos causados pela doença neste ano. As últimas vítimas registradas são: Mulher de 58 anos, com comorbidades, residente na Vila Helena. O óbito foi registrado no dia 30 de março. Homem de 80 anos, com comorbidades, residente…

Continuar lendo

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí recebe nova edição da Feira de Adoção de Animais neste sábado (27)

O evento terá cães e gatos adultos, castrados, vermifugados, vacinados e microchipados, além de filhotes. Confira.

Publicado

em

Por

O Maxi Shopping fica na Av. Antônio Frederico Ozanam, nº 6000, em Jundiaí (Foto: Divulgação/Focinho Feliz)

Neste sábado (27), das 11h às 15h, o Maxi Shopping Jundiaí recebe mais uma edição da Feira de Adoção de Animais, do Instituto Focinho Feliz. A feira terá cães e gatos adultos – castrados, vermifugados, vacinados e microchipados – e filhotes esperando por uma família. Como adotar um pet na Feira de Adoção? Para adotar é necessário levar RG, CPF e comprovante…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia obras de modernização da rede de água do Jardim Petrópolis e Jardim Bela Vista

A ação integra um contrato que prevê a substituição de 21,6 quilômetros de redes de água em toda a cidade

Publicado

em

Por

No Jardim Petrópolis, nove ruas receberão obras. Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí dá início, a partir da próxima segunda-feira (29), às obras de modernização e remanejamento da rede de água nas ruas do Jardim Bela Vista e do Jardim Petrópolis. A ação integra um contrato que prevê a substituição de 21,6 quilômetros de redes de água em toda a cidade, com diâmetros que variam de 50 a 150 mm,…

Continuar lendo
Publicidade