Jundiaí tem 7 casos suspeitos de febre maculosa
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí tem 7 casos suspeitos de febre maculosa

Dois dos casos suspeitos estiveram em evento em Campinas na área de provável infecção. Saiba mais.

Publicado

em

Atualizado há

carrapato-estrela

Nesta quinta-feira (15), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, a partir da Vigilância Epidemiológica (VE), informa que a cidade registrou sete notificações de casos suspeitos para a febre maculosa. De acordo com a VE,a princípio não há casos confirmados nem pacientes internados com suspeita da doença.

Dois destes casos suspeitos estiveram em evento em Campinas na área de provável infecção e os demais relataram ter frequentado áreas verdes no Município e em outras cidades.

O exame para a confirmação desses casos compreende duas amostras de sangue, com intervalo de 14 dias entre elas. Assim que emitido o resultado, havendo a confirmação de casos, a Prefeitura manterá o princípio da transparência na divulgação das informações.

Onde buscar atendimento

Os sintomas da febre maculosa são febre e dor no corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo. Caso apresente os sintomas, procure o atendimento médico imediatamente, informando que esteve em áreas verdes, independente de ter identificado carrapato ou picada no corpo. O período de incubação é de 2 a 14 dias. Portanto, a população deve considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.

As pessoas com suspeita devem procurar os serviços municipais de saúde: Pronto Atendimento (PAs) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) e Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100), que funcionam das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h), PA Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), PA Central (rua João Lopes, 78, Praça Dom Pedro II), além da UPA Vetor Oeste (avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155), com atendimento 24h.

Prevenção

A Prefeitura também ressalta que realiza, de maneira permanente, trabalho de orientação e esclarecimento sobre febre maculosa, visto que a bactéria causadora da doença é endêmica no Estado de São Paulo.

No período de inverno e seca há maior risco de parasitismo, em decorrência da maior presença das formas imaturas desses artrópodes. Dessa forma, intensifica-se o manejo em áreas públicas onde há circulação de animais hospedeiros de carrapatos (capivaras, bois e cavalos).

Como ação preventiva, os espaços púbicos recebem placas de alerta sobre a ocorrência de carrapatos, exigindo a maior atenção da população. Além disso, periodicamente, a equipe Vigilância em Saúde Ambiental acompanha o nível de infestação por carrapatos nessas áreas.

A fim dar visibilidade às informações de interesse público, a comunicação da Prefeitura também lança ainda nesta semana material de divulgação com foco nas ações preventivas.

Jundiaí

Alunos de escola estadual em Jundiaí enviam cartas de apoio ao Rio Grande do Sul

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra escreveram cartinhas em solidariedade às vítimas das enchentes

Publicado

em

Recados reforçam a corrente de solidariedade do povo jundiaiense. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A superação de momentos de dificuldade torna-se mais fácil com a união das pessoas e a formação de uma grande corrente do bem. Em um exemplo inspirador, cerca de 40 alunos da Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra, em Jundiaí, escreveram cartinhas com palavras de apoio e solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa surgiu…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí terá semana com dias de sol e máxima de 30°C; confira a previsão do tempo

Publicado

em

Dia de sol

A nova semana em Jundiaí começa com expectativas de clima quente. De acordo com o Climatempo, a cidade terá sol todos os dias e possíveis chuvas no fim da semana. As temperaturas devem oscilar entre máximas de 29°C e mínimas um pouco mais frescas, de 17°C. Confira a previsão do tempo para os próximos dias: Segunda-feira (20) - Dia de…

Continuar lendo

Jundiaí

Maio Laranja: campanha de combate ao abuso e exploração infantil é realizada em Jundiaí

A ação “Faça Bonito” foi realizada na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene

Publicado

em

Alunos foram orientados em todas as salas de aula da escola. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última sexta-feira (17), a Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS) promoveu a campanha do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) “Faça Bonito” na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene. A iniciativa faz parte do Maio Laranja e tem como objetivo conscientizar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual…

Continuar lendo

Jundiaí

Roque, assistente de palco de Silvio Santos, é internado em hospital de Jundiaí

Ícone do SBT passa por raio-x e aguarda ressonância para confirmar diagnóstico e tratamento.

Publicado

em

O assistente de palco foi levado ao Hospital Santa Elisa, onde passou por exames e aguardará ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. (Foto: Reprodução/Instagram)

Roque, o icônico assistente de palco de Silvio Santos no SBT, de 87 anos, foi internado no último sábado, 19 de maio. O incidente ocorreu após Roque passar mal durante um almoço em família, sendo prontamente levado ao Hospital Santa Elisa, em Jundiaí. Exames de raio-X realizados no hospital revelaram um "pequeno sangramento no crânio frontal". Para aprofundar o diagnóstico…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo
Publicidade