Jundiaí tem 'boa gestão', com melhor índice de gestão fiscal em 7 anos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí tem ‘boa gestão’, com melhor índice de gestão fiscal em 7 anos

Em 2016, a cidade chegou a um índice muito baixo, que deixou Jundiaí em um quadro considerado “preocupante”.

Publicado

em

Atualizado há

Vista aérea de Jundiaí. (Foto: Divulgação/@lleandrosj)
A nota é do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) (Foto: Divulgação/@lleandrosj)

O Índice Firjan concedeu à Jundiaí a nota 0,7420 em gestão fiscal, elevando o status da cidade para “boa gestão”. Além disso, esse é o melhor índice de Jundiaí desde 2013 no IFGF. As notas variam entre zero e um, assim, quando mais próximo de um, melhor a gestão fiscal do município.

Os dados atuais são referentes ao ano 2020 e analisam o desempenho da cidade em quatro indicadores: autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, em todos os indicadores, a cidade manteve a nota anterior ou evoluiu.

  • No indicador de autonomia, Jundiaí mantém, desde 2013, o nível de “excelência”, com nota 1 no Índice Firjan;
  • Em gastos com pessoal, em 2016, a cidade estava com nota 0,78. No ano passado, a nota alcançou 0,93;
  • Já no indicador de liquidez, que verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no exercício seguinte, Jundiaí chega pela primeira vez ao status de “boa gestão” desde 2013, com a nota de 0,60.

A boa nota geral é uma superação comparada ao índice de 2016, quando Jundiaí chegou à nota 0,4877, classificando o status de gestão fiscal da cidade como “preocupante”.

Mudanças e inovação

De acordo com o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, Jundiaí implantou em 2017, uma nova gestão, inovadora e baseada em plataformas de gestão e intersetorialidade do planejamento.

“Esse modelo se revelou assertivo perante uma população que quer resultados, cobra seus gestores e não está acostumada com serviços que não sejam de excelência. Como a administração pública é baseada em evidências, esses indicadores atestam a qualidade da nossa gestão”, destaca Parimoschi.

“Desde que implantamos um novo modelo de gestão, em 2017, nosso município tem conquistado bons índices nos mais diferentes rankings e pesquisas, o que mostra que estamos no caminho certo, crescendo de modo sustentável, investindo em inovação, sendo uma cidade atrativa para empresas se instalarem, sem perder a qualidade de vida para quem vive aqui”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.

No total, foram avaliados 5.239 municípios que, na média, atingiram 0,5456 no índice. “Mas este, claro, não é o caso de Jundiaí, que projeta  recursos de R$ 13 bilhões para financiar seus programas e projetos nos próximos quatro anos, como consta em nosso PPA (Plano Plurianual) 2022-2025“, defende Parimoschi.

Outros bons índices

Em julho, Jundiaí foi eleita a cidade do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte, a partir da 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM).

Ainda em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan, subindo três posições em comparação ao ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo

Jundiaí

Feira Jundipan apresenta novidades do setor de panificação e café

Evento acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí estará presente na Jundipan – Feira de Panificação, Café, Gastronomia e Negócios, que acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva. Na sexta, o horário é das 14h às 21h, e no sábado, das 9h às 21h. A Associação Comercial estará com um estande para divulgar as soluções que oferece…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: UBSs Jardim do Lago e Tamoio ficam abertas no sábado (11) para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas leves e moderados podem se dirigir aos equipamentos

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) manterá dois equipamentos de Atenção Básica abertos neste sábado (11) para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE e Prefeitura de Jundiaí recebem executivos do Banco Fonplata em busca de investimentos

Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para a cidade

Publicado

em

Por

Na Prefeitura, eles participaram de uma reunião com os gestores Jones Martins e dr. Gustavo Maryssael. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Executivos do Banco de Desenvolvimento Fonplata participaram nesta segunda (6) e terça-feira (7) de reuniões com a diretoria da DAE e da Prefeitura de Jundiaí e de visitas técnicas a unidades da empresa. Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para Jundiaí. A DAE…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: bairro Santa Gertrudes recebe ação de nebulização veicular contra dengue

A ação acontece entre quarta (8) e sexta-feira (10) e complementa o trabalho de vistoria em imóveis para a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Publicado

em

Por

A região acumula 451 casos de dengue dos 10.524 registrados na cidade. Saiba mais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), intensifica as ações de combate à dengue no município. Entre os dias 8 e 10 de maio, será realizada nebulização veicular no Jardim Santa Gertrudes, somando-se aos esforços já em andamento para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A nebulização veicular complementa o trabalho de vistoria em…

Continuar lendo
Publicidade