Jundiaí tem mais de 2 mil casos e uma morte suspeita por dengue
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí tem mais de 2 mil casos e uma morte suspeita por dengue

Com aumento de casos de dengue, Prefeitura de Jundiaí convoca a população a agir

Published

on

Atualizado há

Em todas as regiões, equipes atuam para orientar os moradores e eliminar os focos do mosquito (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí volta a alertar para a necessidade de toda a população contribuir no combate à dengue. Os munícipes colaboram com a eliminação de espaços com acúmulo de água que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Hoje, Jundiaí soma 2.033 casos de dengue e, neste momento, registra uma morte suspeita.

O óbito é de uma mulher de 60 anos, com comorbidades, que buscou atendimento para dengue no dia 4 de março. Ela recebeu acompanhamento da equipe de Atenção Básica, com oferta de hidratação intravenosa, hidratação oral e exames laboratoriais. Com a identificação do agravamento do caso, a encaminharam para atendimento hospitalar no dia 8 de março. No entanto, infelizmente, seu caso evoluiu para óbito no dia 9 de março. Dessa forma, a equipe médica coletou e encaminhou amostras para o Instituto Adolfo Lutz para confirmação diagnóstica.

De acordo com o Boletim de Arboviroses de Jundiaí, atualizado nesta quarta-feira (20), do total de casos, 1.744 foram adquiridos na cidade. O bairro Ivoturucaia saltou para 436 ocorrências, enquanto a Vila Ruy Barbosa acumula 102 casos, seguida pelo Jardim Tamoio, com 93, e pelo Jardim do Lago, com 70.

Ações de combate à dengue em Jundiaí

Foto: Prefeitura de Jundiaí

“Ações de vistoria e orientação estão sendo realizadas pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e também pelas crianças das escolas municipais em todas as regiões”, destaca o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

“Os bairros com alta transmissão, por exemplo, além das várias visitas dos agentes, receberam nebulização e coleta de inservíveis. Apesar de todo o trabalho, da força-tarefa para conscientizar a população, os criadouros ainda estão presentes nos imóveis, possibilitando o mosquito nascer”, lamenta o gestor.

Entre os cuidados necessários e urgentes estão: evitar o acúmulo de lixo espalhado pelo quintal; tirar os pratinhos de vasos; manter as tampas dos vasos sanitários fechados; guardar as garrafas com as bocas para baixo e em locais cobertos; lavar os vasilhames de água dos animais com água e sabão duas vezes por semana; tampar e vendar ralos; manter as piscinas limpas e com cloro; fechar caixas d’água; manter pneus em locais cobertos e descartar de maneira correta; e não deixar lonas jogadas para evitar que formem bolsões de água.

Rede de Atendimento

Para dar vazão à necessidade de atendimento imediata, toda a rede de Atenção Básica-Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família — é porta de entrada dos casos leves e moderados. Já as pessoas com mais de 60 anos, que tenham comorbidades ou que apresentem sinais de agravamento da doença, devem buscar atendimento nos Prontos Atendimentos Hortolândia, Ponte São João e Retiro ou na UPA Vetor Oeste.

Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito. Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave, são: dor abdominal intensa; náuseas; vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

A Prefeitura de Jundiaí, desde dezembro, monitora diariamente os dados e atua ampliando estratégias para o combate e enfrentamento da dengue e demais arboviroses.

Jundiaí

Arena Cross em Jundiaí arrecada 6 mil litros de leite e coroa novo campeão

Evento contou com arquibancadas lotadas na arena multiuso da Vila Hortolândia

Published

on

Prefeito Luiz Fernando Machado e vereador Cristiano Lopes na Arena Cross em Jundiaí
Foto: Divulgação

A segunda etapa do Arena Cross, realizada em Jundiaí no último final de semana, foi um grande sucesso, tanto nas pistas quanto na ação social. O evento, que contou com arquibancadas lotadas na arena multiuso da Vila Hortolândia, arrecadou cerca de 6 mil litros de leite para o Fundo Social de Solidariedade da cidade. Ação social marca a noite A…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí celebra o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural em agosto

Desde 2016, evento reúne a comunidade em torno da preservação da memória e da valorização dos bens culturais do município

Published

on

Jundiaí celebra o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural
Espaço Expressa. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Agosto é um mês especial para Jundiaí. Desde 2016, a cidade celebra o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, um evento que reúne a comunidade em torno da preservação da memória e da valorização dos bens culturais do município. Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH),…

Continue Reading

Jundiaí

Campanha de vacinação contra paralisia infantil em Jundiaí chega na última semana

Apesar da importância da imunização para prevenir a doença, a procura pelas doses da vacina, conhecida como “gotinha”, está abaixo do esperado na cidade.

Published

on

Criança recebendo vacinação contra paralisia infantil em Jundiaí
Todas as crianças de um a quatro anos devem receber o reforço da gotinha (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil em Jundiaí se aproxima do fim, com término previsto para o próximo sábado (30). Apesar da importância da imunização para prevenir a doença, que pode causar paralisia irreversível e até o óbito, a procura pelas doses da vacina, conhecida como "gotinha", está abaixo do esperado na cidade. No momento, apenas 32% do…

Continue Reading

Jundiaí

Certificação e informatização: Hospital São Vicente inspira aprimoramentos na Saúde Pública

Representantes de três cidades do estado visitaram o hospital para conhecer de perto as transformações em andamento e já finalizadas na instituição

Published

on

Representantes de três cidades visitam Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) de Jundiaí se destaca como um case de sucesso e referência em efetividade para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Na quinta-feira (20), representantes de três cidades do estado visitaram o hospital para conhecer de perto as transformações em andamento e já finalizadas na instituição. As visitas, realizadas simultaneamente, contaram com…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí recebe novos associados com café de boas-vindas e Rodada de Negócios

A iniciativa serviu como um importante passo para a integração dos novos membros à comunidade empresarial de Jundiaí e para a geração de novas oportunidades de negócios.

Published

on

Evento de Rodada de Negócios da ACE Jundiaí
A presidente da ACE, Leandra Maia Diniz, deu as boas-vindas aos novos associados (Foto: ACE Jundiaí)

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí abriu as portas para seus novos associados em um evento que reuniu café da manhã, boas-vindas e a imperdível Rodada de Negócios. A iniciativa, que contou com a presença de empresas de diversos segmentos, serviu como um importante passo para a integração dos novos membros à comunidade empresarial da cidade e para a…

Continue Reading