
Neste sábado (7) acontece o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2023, a fim de atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, além das doses contra Covid-19 e Influenza (gripe). Em Jundiaí, haverá aplicação de vacinas em sete pontos espalhados pela cidade.
“Nosso objetivo é alavancar a aplicação de todas as vacinas para esse público e recuperar a cobertura vacinal do Munícipio. Assim, evitamos a volta de doenças que podem deixar sequelas e até matar. Não queremos ver nossas crianças com paralisia infantil, por exemplo. Os imunizantes são seguros e para mudar o atual cenário, precisamos da conscientização das famílias”, enfatiza o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Em seis equipamentos da Atenção Básica, o atendimento será das 9h às 16h30. São eles:
- UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/nº);
- UBS Rami (rua Cica, 1345);
- Nova UBS Santa Gertrudes (rua Alice Guimarães Pelegrini, 780);
- Clínica da Família 2 Almerinda Chaves (rua José Ribeiro Barbosa, 20);
- Clínica da Família Hortolândia (rua Campinas, 58);
- Nova UBS São Camilo (rua Pedro Ravanhani, 298)
Já das 11h às 17h, a vacinação será no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Piso G3 do Maxi Shopping (avenida Antônio Frederico Ozanan, 6000, Vila Rio Branco).
Cenário
Balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que, neste ano, até o momento, apenas a vacina BCG, aplicada na maternidade, atingiu o percentual preconizado pelo Ministério da Saúde, de 95%.
Em 2022, das vacinas para menores de um ano de idade, com exceção da BCG, nenhuma atingiu a cobertura ideal, da mesma forma ocorreu com as imunizações destinadas à maiores de um ano. Apenas na população de 4 anos as coberturas alcançaram a meta, com exceção da vacina varicela que ficou com 83,35%.