Jundiaiense é finalista no concurso nacional de implantes cocleares
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaiense é finalista no concurso nacional de implantes cocleares

A pequena Isadora chegou na final do concurso com desenhos de animais

Publicado

em

Atualizado há

Implante auditivo
Isadora é uma das finalistas do concurso (Foto: Arquivo Pessoal/Neide Gomes)

A pequena Isadora, de 10 anos, está participando do concurso nacional ‘Arte na Orelha’ da Cochlear, empresa responsável pelos implantes auditivos Cocleares, para escolher o melhor desenho que estampará o implante.

Isadora nasceu surda e fez o implante coclear após 1 ano e cinco meses, no dia 13 de outubro de 2010, no Hospital das Clínicas, em São Paulo. A mãe de Isadora, Neide Gomes, de 38 anos, contou ao Tribuna de Jundiaí que ficou sabendo do concurso pelo e-mail.

“Quando soube do concurso, pensei: ‘A Isadora ama desenhar, faz uso do implante e da marca Cochlear, vou colocar ela neste concurso”, afirma.

Isadora que participa do Projeto ArTeiros da Ateal, onde recebe aula de desenho uma vez por semana. Neide conta que informou a professora do curso, Giovanna Cardin, que abraçou a ideia e todos assistidos do projeto participaram.

Após encaminhar os desenhos, Neide recebeu a resposta: Isadora era uma das finalistas.

O desenho que receber mais curtidas terá a arte utilizada como inspiração por um artista e será exposta na EarParade SP 2019, na frente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista.

Além disso, os finalistas participarão de um encontro de usuários do implante coclear.

Arte de Isadora

O concurso pedia que o participante desenhasse o que a orelha significava pra você. Neide conta que Isadora sempre amou animais e ama ouvir eles.

“A professora pediu para que Isadora desenhasse o que a deixava mais feliz, como ela ama ouvir os animais, ela encheu a orelha de bichinhos”, detalha a mãe.

Jundiaiense é finalista no concurso nacional de implantes cocleares (Foto: Arquivo Pessoal/Neide Gomes)

Neide disse à equipe do Tribuna de Jundiaí, que só de ver a filha como uma das finalistas isso já é uma realização e mostra que ela pode ser tudo o que quiser ser.

“Estou muito feliz em ver o potencial dela! Estou orgulhosa em ver que toda correria, com terapias particulares e na Ateal, foram os melhores investimentos que ela poderia ter”, afirma.

Clique aqui para votar no desenho de Isadora.

Nascimento e adaptação

Isadora nasceu de parto normal, no Hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, ao fazer o teste de audição, foi constatado que ela não ouvia. Neide conta que não levou a sério o diagnóstico e refez outro exame mais específico que comprovou a surdez.

“Na época não acreditava no resultado do exame, tinha aquela intuição de mãe, assim, fomos à Faculdade de Medicina, que nos encaminhou até a Ateal”, explica.

Neide conta que a equipe da Ateal foi receptiva e fizeram mais exames, que confirmaram surdez profunda neurossensorial bilateral. “Fiquei triste com a notícia e tive vários questionamentos”, recorda.

Mas, os questionamentos duraram pouco tempo, pois a Ateal explico que Isadora faria uso do AASI (aparelho auditivo convencional), e quando completasse um ano ela seria uma candidata do implante coclear.

Depois do período de espera, Isadora realizou a cirurgia, teve um pós-cirúrgico rápido e ativação do aparelho foi feita 45 dias depois.

Como ela ficou 1 ano e 5 meses sem escutar foi feito aos poucos o mapeamento para ela se acostumar com os sons. “No começo ela não queria muito colocar o aparelho, mas hoje ela não vive sem”, diz.

Hoje, Isadora faz terapias de reabilitação com fonoaudióloga e psicopedagoga, além de aulas de balé, no projeto Curumim do Sesc.

“Sou feliz em ter uma filha surda, pois ela me mostrou um mundo que eu não conhecia, o mundo dos sons, ela me mostra que devo dar valor até ao som de uma colher caindo no chão, ela me mostra que posso enfrentar tudo sempre com um sorriso no rosto e pensamento positivo”, finaliza.

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para teste de DNA gratuito em Jundiaí

O serviço é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

As inscrições estão abertas entre 07 de maio e 22 de julho (Foto: Canva)

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), abre inscrições para testes de DNA gratuitos. O objetivo da iniciativa é auxiliar na investigação de laços de parentesco entre supostos pais e filhos, garantindo acesso à justiça e à resolução de dúvidas para famílias de baixa…

Continuar lendo

Jundiaí

Bairros de Jundiaí terão paralisação no abastecimento de água neste sábado (11)

A DAE Jundiaí realizará uma interligação de rede no Jardim do Lago, o que impactará o serviço de distribuição de água em bairros da região. Confira.

Publicado

em

Por

Reservatório do Jardim do Lago, Jundiaí
O trecho em frente ao reservatório será interditado para o serviço, das 6h às 19h. Confira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (11), a DAE Jundiaí realiza uma interligação de rede na avenida Professora Leonita Faber Ladeira. A obra acontece em função do novo reservatório do Jardim do Lago. Assim, a empresa interditará o trecho em frente ao reservatório para o serviço, das 6h às 19h. Durante este período, os bairros Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Jardim Santa Gertrudes, Vila Progresso,…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo
Publicidade