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Jundiaí

Escola de Jundiaí é finalista no concurso estadual ‘Vozes Pela Igualdade de Gênero’

O concurso foi idealizado para fazer valer o texto da Lei Maria da Penha, que inclui o combate à violência contra a mulher no currículo escolar.

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(Foto: Divulgação/Diego Honorio)

A Escola Estadual Cecília Rolemberg Porto Guelli, de Jundiaí, é finalista do concurso estadual “Vozes Pela Igualdade de Gênero”. Desenvolvido pelo Ministério Público do estado de São Paulo, o projeto tem parceria com a Secretaria de Educação do estado.

Criado em 2016, o concurso foi idealizado para fazer valer o texto da Lei Maria da Penha, que inclui o combate à violência contra a mulher no currículo escolar. Professores trabalham a temática na grade escolar e promotores de Justiça fazem visitas às escolas.

Este ano, alunos da Escola, sob a orientação do professor Diego Honorio da Silva, colocaram Jundiaí na final do concurso. Diego auxiliou os alunos no processo de criação da música e gravação/edição do videoclipe.

(Foto: Divulgação/Diego Honorio)

Nos vários encontros que tiveram para definir o tema abordado na canção, definiu-se que abordariam a desigualdade social no Brasil após a pandemia do coronavírus, e também os sentimentos dos alunos em relação a saúde mental da população.

Para o professor Diego, a temática escolhida para o concurso é extremamente necessária que seja abordado nas escolas.

“A conscientização sobre a igualdade de gênero é uma problemática da sociedade e a ignorância deve ser descontruída através da educação.“

A aluna Raissa Godoy, de 16 anos, uma das representantes da escola no concurso, conta que quando o projeto foi proposto aos alunos eles aceitaram prontamente e que ficou muito feliz quando ficaram entre os 10 selecionado pela Secretária de Educação do estado.

“Agora é votar muito e, no dia 6 de fevereiro de 2023, torcer para o nome da escola ser anunciado como o vencedora na cerimonia.“

Sobre a canção

A música foi escrita pelo aluno André Lemos, matriculado na terceira série do ensino médio. A letra da música fala sobre uma sociedade pós pandemia e, principalmente, faz uma comparação com a obra “Capitães da Areia” de Jorge amado, nos aspectos da falta de oportunidades para os jovens, sobre a infância perdida no semáforo, como no trecho

São mais que Capitães de Areia (assim como eu), porque se pegam em uma caneta (assim como eu), e na escola escrevem sua história, brilham mais que a nação e sua bandeira inteira”.

Alunos matriculados na educação pública do estado de São Paulo, pertencentes ao ensino fundamental II e ensino médio, podem votar através do site da Secretaria Escolar Digital (SED). 

Para votar, CLIQUE AQUI

Ouça a música:

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