Mãe de Jundiaí salva o próprio filho de 10 meses engasgado com leite materno
Connect with us

Jundiaí

Mãe de Jundiaí salva o próprio filho de 10 meses engasgado com leite materno

Manobra aprendida pela internet salvou a vida do bebê

Published

on

Mãe segurando filho
Mãe de Jundiaí salva o próprio filho de 10 meses engasgado com leite materno (Foto: Reprodução/Imprensa Policial)

Uma comerciante de 39 anos, moradora em Jundiaí, descobriu da maneira mais difícil a importância de toda mãe conhecer a Manobra Heimlich utilizada para desobstruir as vias respiratórias, principalmente de crianças que ainda se alimentam principalmente com leite.

Mãe de primeira viagem, Alessandra Prates Cavalcanti estava na casa da cunhada, na tarde deste domingo (12), quando o filho, de apenas 10 meses, engasgou com leite materno.

“Ele estava nervoso, chorando e por isso fui dar o peito. Só que ele deve ter puxado de uma vez [o leite] e engasgou. Me deu um desespero total”, conta.

Alessandra diz que o pequeno Daniel começou a ficar “roxinho’, já que não conseguia respirar, o que levou todos os que estavam na casa a se desesperar. “Meu marido estava trabalhando. Disse para minha cunhada ficar olhando para ver se o Dani desengasgava. Comecei então a fazer a Manobra de Heimlich, que aprendi em um grupo da internet quando estava grávida”, explica.

Ela contou que virou o filho de bruços, com a cabeça um pouco inclinada para frente, e passou a dar palmadas secas nas costas do menino, conforme manda o procedimento. Pouco tempo depois, para seu alívio, notou que o pequeno Daniel havia volta a respirar.

“Percebi da maneira mais difícil que a técnica funciona. Na hora, fiquei nervosa, tremi, mas sabia que tinha que fazer aquilo”, disse. Ela contou que não pensou em chamar socorro, já que tudo aconteceu muito rápido.
PM

Desde o começo do ano, diversos casos envolvendo criança engasgadas tiveram finais felizes graças à intervenção da Polícia Militar. A corporação ensina o procedimento de Heimlich nas escolas de praças e oficiais, fato que se mostrou extremamente importante na hora de salvar a vida de crianças engasgadas, cujos pais pedem ajuda da PM.

Aprenda passo a passo da “Manobra de Heimlich”:

Via Imprensa Policial 

Jundiaí

Aos 70 anos, jundiaiense redescobre a vida e empreende com propósito

Após vencer a depressão e crises de pânicos, Edite Lofrano começa uma nova jornada de descobertas. Conheça o seu trabalho!

Published

on

Aos 70 anos, Edite participa de sua primeira feira.
Edite participou da Feira da Família Empreendedora no sábado, 7 de dezembro (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Edite Lofrano , de 70 anos, moradora do bairro Agapeama, em Jundiaí (SP), mostra que nunca é tarde para sonhar ou para abrir o seu próprio negócio. No último sábado (7), ela participou de sua primeira feira empreendedora e comemora o sucesso.  Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí conta como foi essa jornada de autodescoberta e de começar a fazer…

Continue Reading

Jundiaí

Evento em Jundiaí promove estratégias para o crescimento empresarial

Encontro destacou ferramentas e orientações para alavancar negócios, com foco especial no modelo de franquias.

Published

on

Evento da Jundiaí Empreendedora.
O encontro gratuito foi uma oportunidade para aqueles que buscam diversificar e expandir suas atividades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Espaço Jundiaí Empreendedora abriu as portas para um evento que reuniu empreendedores de várias áreas que estão em busca de novas oportunidades de crescimento e expansão, o ‘Vitrine de Oportunidades: Da Ideia à Loja!’.  A ação apresentou ferramentas valiosas e orientações essenciais para quem deseja alavancar ou expandir seu negócio, especialmente no modelo de franquias - um dos temas…

Continue Reading

Jundiaí

Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado com avanços em Jundiaí

Oito anos de políticas que impulsionam o desenvolvimento da cidade.

Published

on

Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma das ações apresentadas no Dia Internacional dos Direitos Humanos pela cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma das ações apresentadas no Dia Internacional dos Direitos Humanos pela cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (10), o mundo celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. A data busca destacar a importância da valorização e promoção do tema. Em Jundiaí, a Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), tem desempenhado um papel crucial nesse contexto, com iniciativas…

Continue Reading
Skip to content