Apesar de o fluxo de passageiros no sistema de transporte público de Jundiaí ser equivalente a 50% do movimento anterior à pandemia no Novo Coronavírus, a frota de ônibus passa, a partir da próxima terça-feira (3), a circular com quase a totalidade da frota disponível antes da pandemia. A ampliação é derivada de reorganização em diversas linhas objetivando a maior oferta não somente em horários de pico como intermediários, de acordo com as demandas de cada região.
De acordo com a Prefeitura, não será primeira readequação realizada. Os processos são permanentes, conforme o avanço nas fases do Plano São Paulo de Retomada Econômica, bem como a partir da demanda identificada e avaliada diariamente.
Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de Jundiaí (UGMT), Silvestre Ribeiro, nas próximas semanas, além das 33 linhas reorganizadas, outras sete linhas serão readequadas. “Jundiaí adota a adequação permanente desde o início da pandemia, quando houve queda brusca no movimento. Diariamente os técnicos avaliam e desenvolvem as melhores ofertas de acordo com o número de passageiros do trecho. Com a readequação implementada a partir de terça-feira, retomaremos cerca de 70% da operacionalização da frota, com 50% dos usuários” ressalta.
Readequação das linha
Atualmente na fase Verde, ou quarta etapa, a movimentação de passageiros da cidade é de 55 mil pessoas, equivalente a 50% da movimentação anterior à pandemia, com 5 mil partidas diárias e 151 carros em circulação. Com a readequação de 33 linhas na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, a oferta de viagens será de 6 mil partidas por dia, com um total de 170 ônibus em operação nos horários de pico e cerca de 4,5 mil passageiros. Antes da pandemia eram feitas, em média, 9 mil partidas e em horário de pico circulavam 274 ônibus para atender a 11 mil usuários, inclusive com os turnos escolares.
As modificações atendem não somente horários de pico como os horários intermediários. As alterações podem ser consultadas no site do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) (https://situ.jundiai.sp.gov.br), ou por aplicativos de mobilidade disponíveis gratuitamente para smartphones Android ou OS. A atualização dos horários é automática e possibilita a consulta dos itinerários.
Confira abaixo as linhas que serão modificadas:
552 – Terminal Colônia – Cidade Nova
553 – Terminal Colônia – Ivoturucaia
554 – Terminal Colônia – Jd. do Lírio / Jd. das Carpas / Jd. Roma
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503 – Terminal Vila Arens – Jd. Parque Cidade Jardim 1
504 – Terminal Vila Arens – Jd. Santa Gertrudes
507 – Terminal Vila Arens – Jardim do Lago
514 – Terminal Vila Arens – Vila Nambi
704 – Terminal Vila Arens – Jardim Tarumã
712 – Terminal Vila Arens – Jd. Guanabara – via Terminal Central
713 – Terminal Vila Arens – Rua do Retiro
912 – Terminal Vila Arens – Rua do Retiro – via Terminal Central (nova 713)
913 – Terminal Vila Arens – Terminal Central
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582 – Terminal Rami – Paiol Velho
583 – Terminal Rami – Resid. Anchieta – via Boa Vista
584 – Terminal Rami – Terra Nova
587 – Terminal Rami – Santa Marta
981 – Terminal Rami – Terminal Vila Arens
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523 – Terminal Central – Jardim Paulista
527 – Terminal Central – Jd. Guanabara – via Vila Alvorada
720 – Terminal Central – Jd. São Camilo – via Jd. Tarumã
721 – Terminal Central – Terminal Vila Arens – via Bonfiglioli
738 – Terminal Central – Jd. Santa Gertrudes – via Terminal Rami
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562 – Terminal Cecap – Morada das Vinhas
564 – Terminal Cecap – Bom Jardim – via Traviú
566 – Terminal Cecap – Jardim Adélia
962 – Terminal Cecap – Terminal Central via Terminal Hortolândia
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540 – Terminal Eloy Chaves – Pq. Resid. Almerinda Chaves
541 – Terminal Eloy Chaves – Medeiros
543 – Terminal Eloy Chaves – Resid. Fazenda Grande – via Resid. Cravos
544 – Terminal Eloy Chaves – Pq. Resid. Jundiaí 1
546 – Terminal Eloy Chaves – Portal do Medeiros via Ermida
547 – Terminal Eloy Chaves – Jardim Ermida
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579 – Terminal Hortolândia – Jd. Novo Horizonte