Mais uma família diz "sim" à doação de órgãos no Hospital São Vicente
Connect with us

Jundiaí

Mais uma família diz “sim” à doação de órgãos no Hospital São Vicente

Esta é a terceira captação do mês de dezembro realizada no Hospital, totalizando 10 doadores neste ano

Published

on

Atualizado há

Mais uma vez, captação no HSV reúne multiprofissionais para salvar vidas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

“Se as famílias entendessem que apesar do luto e da tragédia de perder um familiar, a vida de outras pessoas podem ser salvas, não teríamos um índice tão alto de recusa familiar na hora de optar pela doação, o que hoje, no Brasil, corresponde a 40% dos casos”, desabafa o médico cirurgião cardiovascular e especialista em transplante, Dr. Ronaldo Honorato Barros dos Santos.

Dr. Barros integra a equipe do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e participou nesta quinta, dia 22, da terceira captação de órgãos do mês de dezembro realizada no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV).

Desta vez a generosidade veio da família de um homem de 40 anos, cujo coração, pulmões, rins, fígado e córneas serão doados para a esperança de outras vidas.

“O maior índice de potenciais doadores está na faixa etária dos 18 aos 34 anos, vítimas da violência urbana e acidentes de trânsito. Porém, como são jovens, dificilmente a família chega a tocar no assunto de doação, afinal, nenhuma família gosta de falar de morte. Mas para salvar vidas é preciso discutir abertamente sobre o assunto, assim as famílias estarão convictas da escolha que estão fazendo”, diz o médico. “Hoje, em nosso país, metade das crianças que estão na fila aguardando um órgão, morrem na fila do transplante”, lamenta.

Com mais de 22 anos de dedicação à área, Dr. Barros comemora um tímido avanço em comparação ao ano passado. “Com esta captação chegamos à 59 transplantes de coração neste ano, em 2021 foram 54”, diz. “Mas neste momento, só no InCor, temos 18 pacientes internados em estado extremamente grave, a espera de um coração. A pessoa que receberá este coração doado aqui hoje, está em nossa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há seis meses. A família que doa pratica um ato de amor genuíno ao próximo”, define.

Dr. Barros, do InCor, ressalta a importância da conversa em família. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com a doação realizada nesta quinta, a Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) do Hospital São Vicente chega ao total de 10 doadores no ano, sendo que 45 pacientes tiveram morte encefálica confirmada, o que é quesito para a doação. Dos 45 pacientes, sete não concretizaram a doação por recusa familiar e outros 28 por contraindicação ou ausência de responsável legal. Em 2021, foram 44 pacientes com morte encefálica e 15 doações concretizadas, 14 famílias recusaram a doação e 29 tiveram contraindicação. Em números de órgãos, 2022 chega a 51 órgãos doados no São Vicente, frente a 85 do ano anterior.

Quem vive o momento da captação de órgão sabe que é necessário o empenho de uma grande rede para que cada órgão chegue intacto ao paciente receptor, obedecendo o tempo de isquemia, que é o tempo que o órgão resiste entre a captação e transplante – e em boas condições.

O enfermeiro Vinícius Nascibem, que trabalha no HSV há 16 anos, descreve a complexidade do processo. “São várias equipes atuando ao mesmo tempo, o que é diferente das demais cirurgias”, explica. “Nós somos responsáveis por dar toda a assistência técnica a esses profissionais e sabemos da importância desta ajuda mútua, estamos sempre prontos para ajudar e que tudo possa dar certo, é uma chance importante para a vida do paciente que aguarda pelo transplante”, resume ele sobre a corrida vital.

A doação é realizada a partir da confirmação da morte encefálica, validada por uma série de exames e com o consentimento da família. Para que isso ocorra, há uma equipe multidisciplinar que atua no Hospital São Vicente. São psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, equipes médicas e de enfermagem, dentre outros profissionais.

Jundiaí

Jundiaí é premiada pela OPAS com ação da Clínica da Família Hortolândia

A entrega do prêmio está marcada para o próximo dia 17.

Published

on

Médica de Jundiaí durante apresentação.
O trabalho foi apresentado pela Dra. Tatiane, médica do serviço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí (SP) foi reconhecido com o terceiro lugar no Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A entrega do prêmio está marcada para o próximo dia 17. O projeto premiado, intitulado “O Sucesso da Transdisciplinaridade e na Redução…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí finaliza o ano com Reunião de Monitoramento dos projetos prioritários

A Reunião de Monitoramento foi liderada pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e pelo gestor adjunto de Governo, João Anhesini.

Published

on

Reunião de Monitoramento
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na terça-feira (10), ocorreu a última Reunião de Monitoramento de 2024, reunindo gestores e diretores municipais na Sala de Situação do Paço Municipal. O evento teve como objetivo principal atualizar o andamento dos projetos prioritários para a população. A liderança do encontro ficou a cargo de José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças, e de João Anhesini, gestor adjunto…

Continue Reading

Jundiaí

Papai Noel da ACE Jundiaí leva a magia do Natal aos bairros; confira a programação

Ação passará pela Ponte São João, Vila Arens, Vila Hortolândia e Eloy Chaves.

Published

on

Imagem do Papai Noel surdo ao lado da presidente da ACE Jundiaí, Leandra Maia Diniz, promovendo inclusão no Natal Luz 2024.
Na última semana, a ACE Jundiaí levou inclusão com Papai Noel que se comunicava em Libras (Foto: Divulgação,ACE Jundiaí)

Neste sábado (14), a Associação Comercial Empresarial - ACE Jundiaí inicia uma ação especial nos bairros da cidade: a aparição do Papai Noel nos centros comerciais da cidade. A primeira delas será na Ponte São João, das 10h às 12h. Ainda no dia 14 de dezembro, o Papai Noel seguirá para a Vila Arens, permanecendo no bairro das 13h às…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content