Manifestação pacífica no Carrefour de Jundiaí pede o fim do racismo
Conecte-se conosco

Jundiaí

Manifestação pacífica no Carrefour de Jundiaí pede o fim do racismo

Os manifestantes assinaram e entregaram uma Carta Aberta reivindicando e exigindo tópicos de responsabilidade da empresa. 

Publicado

em

Atualizado há

Manifestantes em movimentação antirracista no Carrefour de Jundiaí
Fotos: @aninhax_photos

Neste domingo (22), jundiaienses foram até o supermercado da rede Carrefour da cidade em uma manifestação pacífica. Os manifestantes foram acompanhados pela Polícia Militar e pediam o fim do racismo.

O Manifesto Antirracista foi até o supermercado protestar e mostrar indignação pelo assassinato de João Alberto Silveira Freitas. O homem negro foi espancado até a morte por dois seguranças brancos em uma das redes do Carrefour, em Porto Alegre, na quinta-feira (19).

De acordo com os manifestantes, a gerência do supermercado de Jundiaí fechou as portas enquanto o grupo esteve presente. Mas, antes do fechamento, o gerente da loja chegou a assinar uma Carta Aberta escrita pelos manifestantes.

Durante uma conversa entre dos grupos da cidade, a ação foi organizada entre a rede de amigos. Dessa forma, a ideia da carta aberta veio de B.A, um dos manifestantes e idealizadores da ação.

“Recebi diversos textos de diversas organizações do movimento social negro nacional, foi justamente a partir da leitura dos textos e conversas com diversas lideranças nacional, que a carta com as propostas foram se construindo”, conta.

Assim, B.A contou sobre a iniciativa, que foi acatada pelas entidades, movimentos e coletivos que se uniram para construir o texto e assinar a carta.

“Todas e todos entenderam que temos que continuar nesse dialogo com o supermercado francês, e que a Carta Aberta é esse mecanismo para o dialogo e as mudanças de postura, práticas, ações e construção de Políticas de combate e enfrentamento ao racismo e da promoção de igualdade racial dentro da Luta Antirracista que o supermercado francês terá que ter daqui pra frente .”

Manifestantes no Carrefour de Jundiaí

Manifestantes no Carrefour de Jundiaí – Foto: @aninhax_photos

Carta Aberta

Na carta, os manifestantes mostraram repúdio pela atitude violenta dos seguranças do supermercado. Além disso, deixaram claro a indignação contra este e outros casos de violência e racismo envolvendo a empresa.

A carta reivindica e exige 13 tópicos de responsabilidade da empresa.

Entre eles, estão:

  • A tipificação do crime cometido pelos seguranças como Crime de Ódio, Crime de Racismo, além do Crime Doloso, seguido de morte;
  • Treinamento antirracista e contratação de funcionários negros de todas as empresas terceirizadas de segurança. Além disso, pedem que as empresas apresentem o certificado do treinamento;
  • Que 30% dos cargos, de média e alta direção de todas as unidades do Carrefour, sejam ocupados por negros/as até o dia 21 de março de 2021, dia internacional de luta contra o racismo; e que tenham o mesmo salário que os funcionários brancos dos mesmos cargos;
  • Que a família da vítima seja indenizada com justiça e compromisso, em um acordo, sem esperar o acionamento da justiça;
  • Ainda, que a empresa invista 10% do lucro anual em Instituições de combate ao Racismo. Este tópico é seguido de uma lista de pessoas negras assassinadas no Brasil.

Confira aqui a carta aberta na íntegra e os movimentos e pessoas que a assinaram.

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí aguarda doses da Pfizer para seguir com campanha de vacinação

Prefeitura informa que os equipamentos de saúde estão desabastecidos da Bivalente; estoques da Pfizer Baby e Pediátrica estão normalizados

Publicado

em

Por

vacinacao_pfizer-baby
Estoques da Pfizer Baby e da Pfizer Pediátrica estão normalizados. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) aguarda o envio das doses da vacina Bivalente contra a Covid-19 para a cidade, a fim de iniciar a vacinação na população que atende aos critérios. Atualmente, os estoques de Pfizer Bivalente nos centros de saúde estão esgotados. Em um comunicado emitido no dia 17 de abril, o Ministério…

Continuar lendo
Publicidade