Connect with us

Jundiaí

Mês do Patrimônio: Jundiaí promove encontro de cidades para debater preservação da história

O evento teve como objetivo debater e trocar experiências sobre a preservação da história dos municípios.

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promoveu, nesta quinta-feira (03), o “1º Encontro de Cidades: O Patrimônio Cultural Local”. O evento aconteceu no Espaço Expressa, faz parte das atividades do Mês do Patrimônio Histórico de Jundiaí e teve como objetivo debater e trocar experiências sobre a preservação da história dos municípios.

A mesa redonda para o debate foi composta pelo Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, pelo Diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco, além da Secretária Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico da Prefeitura de Itu, Sabrina Souli, e da Secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Bragança Paulista, Vanessa Nogueira.

“Iniciar o Mês do Patrimônio Histórico com uma discussão sobre os principais desafios da preservação da história e das memórias dos municípios é algo enriquecedor. A troca de experiências é fundamental para que a gente reflita e avance com essas questões em conjunto com a população”, comenta Peroni.

“Os processos formativos fazem parte da temática escolhida para o evento deste ano. Sendo assim, as ações visam fomentar boas discussões e dar oportunidades para todos avaliarem os patrimônios culturais da região em suas várias dimensões”, ressalta Elizeu.

Compartilhamento de ideias

Alguns dos assuntos abordados foram o papel dos conselhos municipais de cultura e o orçamento disponível nas cidades para o desenvolvimento de ações culturais exequíveis. Como exemplo, Marcelo Peroni reforçou os investimentos realizados no Espaço Expressa, com o intuito de ressignificar o local, trazer mais arte e estimular a ocupação do espaço por parte das pessoas.

“Estamos próximos a Jundiaí e avalio o compartilhamento de ideias como fundamental para que a gente possa evoluir como região e despertar o sentimento de pertencimento da sociedade civil aos patrimônios regionais”, avalia Sabrina. “A troca de experiências enriquece a região como um todo. Temos diversos elementos históricos em comum com Jundiaí e o trabalho em conjunto mantém as memórias das cidades vivas”, completa Vanessa.

Confira a programação completa do Mês do Patrimônio clicando aqui.

Jundiaí

Café Coletivo no Medeiros mostra a força da comunidade e aponta prioridades para o futuro do bairro

Encontro no Medeiros reúne moradores para debater prioridades do bairro e reforça a importância da participação nas políticas públicas.

Published

on

O bairro Medeiros recebeu neste domingo (27), uma edição do Café Coletivo, iniciativa do Coletivo Vetor Oeste, que há 12 anos atua fortalecendo a participação popular e promovendo o diálogo direto com a comunidade. O evento é reconhecido por ser um espaço democrático onde os moradores apresentam suas demandas e ajudam a construir soluções para o bairro. Durante o encontro,…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Programa ‘Quem Ama, Cuida’ conclui serviços de zeladoria e conservação em bairros da região Norte

Programa realizou ações como poda de árvores, operação tapa-buracos e limpeza de bocas de lobo em mais de 20 bairros da Região Norte.

Published

on

O programa “Quem Ama, Cuida” concluiu, na última semana, uma série de serviços de zeladoria e conservação urbana em diversos bairros da Região Norte de Jundiaí. Coordenadas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), as ações têm como foco promover mais qualidade de vida e segurança para a população. Serviços de zeladoria reforçam qualidade de vida Entre…

Continue Reading
Pular para o conteúdo