Connect with us

Jundiaí

Miguel Haddad: Castração de animais, um ato de amor

Emenda estadual destinada por Miguel Haddad vai permitir a castração de mais de 1.800 cães e gatos em Jundiaí

Published

on

Atualizado há

Castração de animais em Jundiaí
Foto: Arquivo Pessoal

Levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em países de média e baixa renda, como o Brasil, constatou que a proliferação de cães e gatos – na proporção de 15 filhotes de cães e 45 de gatos para cada bebê nascido – é, hoje, uma questão de saúde pública. A OMS estima que em nosso país existam cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados.

Por essa razão, a castração de animais – sejam eles os abandonados ou os domésticos – é um ato de amor e responsabilidade, pois evita o sofrimento e a reprodução indesejada, além do cuidado com a saúde pública.

Segundo o professor Oduvaldo Marques Pereira Júnior, coordenador do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o crescimento da população de animais de rua – que não recebem vacinas ou contam com tutores – concorre para a disseminação exponencial de enfermidades como a raiva, uma doença crônica e que leva animais e humanos à morte.

Há pouco mais de uma década, preocupado com essa questão, eu era prefeito de Jundiaí quando criei a Cobema (Coordenadoria do Bem-estar Animal), voltada para a promoção da guarda responsável e o bem-estar dos animais domésticos, bem como a diminuição do abandono e dos maus-tratos, inclusive de animais silvestres, via ações e medidas educativas. 

A Cobema, hoje denominada Debea (Departamento do Bem-estar Animal), oferece atendimento clínico veterinário gratuito, exclusivamente para a população de baixa renda, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 12h, com distribuição de senha para atendimento de até oito animais por dia. Informações podem ser obtidas no telefone (11) 4582-2649.

Mutirão em Jundiaí

Dando continuidade a esse trabalho, recentemente consegui, junto ao Governo do Estado, uma emenda no valor de R$ 225 mil para a realização de nove mutirões de castração para atender 1.800 cães e gatos em Jundiaí. Compareci ao primeiro mutirão, organizado pela ONG Bicho Legal, no dia 22 de maio, na escola estadual Deolinda Copelli, na Vila Nambi, que atendeu 180 animais. Na sequência faremos mais oito mutirões que em breve terão seus dias e locais divulgados em nossas redes sociais e também pela ONG Bicho Legal.

Jundiaí

Por que o Parque do Corrupira é tão importante para a história de Jundiaí?

Churrasco, trenzinho, piquenique e brincar no foguete; conheça a história e as tradições do Parque do Corrupira

Published

on

Localizado no bairro que leva o mesmo nome, o Parque do Corrupira é muito mais que um ponto de lazer para os moradores de Jundiaí. Sua história está intrinsecamente ligada às origens da cidade, à ocupação rural, às tradições culturais e a uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro. Raízes indígenas e o mito do protetor das florestas O…

Continue Reading

Jundiaí

Feriado prolongado em Jundiaí: confira o que abre e fecha nos dias 1º e 2 de maio

Serviços públicos de Jundiaí têm mudanças no funcionamento no feriado do Dia do Trabalhador.

Published

on

Com o feriado do Dia do Trabalhador nesta quinta-feira (1º) e a emenda na sexta-feira (2), diversos serviços públicos de Jundiaí terão alterações no funcionamento. Os setores administrativos do município não terão expediente em ambos os dias, retomando normalmente na segunda-feira (5). A medida atinge o Paço Municipal, Unidades de Gestão externas, Procon, Fundo Social de Solidariedade (Funss), Fumas e…

Continue Reading
Pular para o conteúdo