Miguel Haddad: Castração de animais, um ato de amor
Conecte-se conosco

Jundiaí

Miguel Haddad: Castração de animais, um ato de amor

Emenda estadual destinada por Miguel Haddad vai permitir a castração de mais de 1.800 cães e gatos em Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Castração de animais em Jundiaí
Recurso que Miguel Haddad conseguiu vai permitir a castração de mais de 1.800 animais. O primeiro, muito concorrido, foi realizado na escola estadual Deolinda Copelli, na Vila Nambi. (Foto: Arquivo Pessoal)

Levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em países de média e baixa renda, como o Brasil, constatou que a proliferação de cães e gatos – na proporção de 15 filhotes de cães e 45 de gatos para cada bebê nascido – é, hoje, uma questão de saúde pública. A OMS estima que em nosso país existam cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados.

Por essa razão, a castração de animais – sejam eles os abandonados ou os domésticos – é um ato de amor e responsabilidade, pois evita o sofrimento e a reprodução indesejada, além do cuidado com a saúde pública.

Segundo o professor Oduvaldo Marques Pereira Júnior, coordenador do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o crescimento da população de animais de rua – que não recebem vacinas ou contam com tutores – concorre para a disseminação exponencial de enfermidades como a raiva, uma doença crônica e que leva animais e humanos à morte.

Há pouco mais de uma década, preocupado com essa questão, eu era prefeito de Jundiaí quando criei a Cobema (Coordenadoria do Bem-estar Animal), voltada para a promoção da guarda responsável e o bem-estar dos animais domésticos, bem como a diminuição do abandono e dos maus-tratos, inclusive de animais silvestres, via ações e medidas educativas. 

A Cobema, hoje denominada Debea (Departamento do Bem-estar Animal), oferece atendimento clínico veterinário gratuito, exclusivamente para a população de baixa renda, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 12h, com distribuição de senha para atendimento de até oito animais por dia. Informações podem ser obtidas no telefone (11) 4582-2649.

Mutirão em Jundiaí

Dando continuidade a esse trabalho, recentemente consegui, junto ao Governo do Estado, uma emenda no valor de R$ 225 mil para a realização de nove mutirões de castração para atender 1.800 cães e gatos em Jundiaí. Compareci ao primeiro mutirão, organizado pela ONG Bicho Legal, no dia 22 de maio, na escola estadual Deolinda Copelli, na Vila Nambi, que atendeu 180 animais. Na sequência faremos mais oito mutirões que em breve terão seus dias e locais divulgados em nossas redes sociais e também pela ONG Bicho Legal.

Jundiaí

Parque da Cidade: caminhada de encerramento das comemorações de aniversário reúne mais de 1000 pessoas

Publicado

em

Por

Caminhada Parque da Cidade em Jundiaí
Dia ensolarado contribuiu pra deixar a caminhada ainda mais animada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã ensolarada foi palco de evento que celebrou duas décadas do espaço verde Em um domingo radiante, o Parque da Cidade recebeu mais de 1000 pessoas para uma caminhada especial, marcando o encerramento das comemorações dos seus 20 anos de existência. Idealizada pela DAE Jundiaí e realizada pela Davelo Corridas, a iniciativa contou com o apoio dos patrocinadores Mila Moto,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo
Publicidade