O segredo da felicidade: 2019 comprova teoria de Harvard
Connect with us

Jundiaí

O segredo da felicidade: 2019 comprova teoria de Harvard

Relembre algumas das histórias que reproduzem o segredo da felicidade, comprovado por estudo da Universidade de Harvard

Published

on

Montagem com seis histórias de 2019

Por 76 anos, a Universidade de Harvard estuda o comportamento humano tentando entender as motivações e reações emocionais, psicológicas e físicas das experiências que acontecem a um indivíduo durante sua vida. No quarto estudo divulgado por uma das maiores instituições de ensino do mundo, a resposta para a pergunta que habitou a maioria das mentes humanas pelo menos uma vez durante a vida: o que é ser feliz?

A conclusão? Nenhuma receita milagrosa, nenhum “passo a passo” engenhoso. A simplicidade do resultado do estudo mostra que a felicidade mora ao lado.

“Há muitas conclusões deste estudo”, disse o diretor do estudo e psiquiatra americano Robert Waldinger à BBC. “Mas o fundamental, que ouvimos uma vez ou outra, é que o importante para nos mantermos felizes e saudáveis ao longo da vida, é a qualidade dos nossos relacionamentos”.

A pesquisa avaliou questionários respondidos pelos participantes e também exames e registros médicos, prova de que a felicidade também está relacionada à qualidade de vida e saúde.

Conexão

Nenhuma história se escreve sozinha: Allice e Vitor, de Várzea Paulista, provaram isso em 2019.

Em setembro, Allice, de 5 anos, deu uma lição de inclusão social – mesmo sem saber. Ela fez um desenho de sua família e nele, colocou o amigo Vítor, de 4, que tem paralisia cerebral.

Andrea Fazan, mãe do garoto, diz que o filho tem muitos amigos, mas nada como essa amizade. “Quando eles nos convidaram para ir até a casa da família para brincar foi uma verdadeira surpresa. Ninguém nunca nos convidou para uma festa de aniversário”, disse.

A relação dos dois emociona. Allice adapta as brincadeiras para que Vitor possa participar; ele acompanha a amiga com os olhos e grita quando a felicidade é incontrolável. Vitor também faz da amizade, motivação. Nas sessões de fisioterapia, o desenho tem um lugar guardado e serve de combustível para a conclusão dos exercícios.

Allice leva Vitor para passear de cadeira de rodas

Allice e Vitor são melhores amigos. (Foto: Arquivo pessoal)

Atenção ao outro

Robert Waldinger reforça que a conexão e qualidade das relações também não se anula quando o assunto é o mercado de trabalho. “Não se trata de passar mais tempo no trabalho, mas de prestar mais atenção no outro, para se conectar mais com as pessoas, em vez de dar como certo que o outro estará sempre ali”, explica.

Patrícia Toledo, profissional de estética de Jarinu, não leu a pesquisa de Harvard. Mas soube disso quando, atentamente, olhou com mais carinho a mulheres vítimas de câncer e decidiu, através de seu trabalho, levar mais autoconfiança, autoestima e empoderamento a elas. 

Patrícia e cliente Zuleika em salão de beleza

Patrícia se dedica ao projeto há dois anos. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Ela abre o salão em que trabalha nos dias de folga e gratuitamente reconstrói aréolas e reproduz sobrancelhas através da técnica de micropigmentação, uma espécie de tatuagem.

“Eu faço o que eu amo. É muito bom ver a cliente levantar da maca com os olhos brilhando e se sentindo uma outra mulher. Parece que a vida está de volta”.

Apoio

Às vezes, essa união vem do apoio: das palavras de incentivo, dos pequenos esforços do dia a dia, de um abraço.

A história de Luis Gustavo Loschi, de 22 anos, contada em janeiro de 2019, mostra isso. Em poucos dias, o ex-soldado do Exército Brasileiro perdeu os movimentos dos braços e pernas, acometido pela Síndrome de Guillain Barré. Antes ativo, ele passou a viver seus dias em uma cadeira de rodas.

“Meu pai teve que largar o emprego para ajudar a minha mãe a me carregar. Para ir ao médico eu precisava dos meus pais, pois não conseguia chegar até o carro sozinho e ainda precisei deles para todas as tarefas diárias, desde higiene até ser alimentado”, explica.

À esquerda, Luiz na cadeira de rodas; à direita, em pé e com mais músculos definidos

Jovem de Jundiaí superou síndrome rara que paralisa movimentos do corpo (Foto: Arquivo Pessoal)

Com a ajuda da família e dos amigos, ele não só teve assistência durante o período que perdeu a mobilidade, mas também apoio para dar a volta por cima. Com sessões de fisioterapia e incentivo dos que estavam a sua volta, 2019 foi um ano de superação. Hoje, ele já caminha e dirige. “Sinto que a vitória já chegou!”.

Assim também aconteceu com Juliano Augusto da Costa Rodrigues Peinado.

Com paralisia cerebral, ele contrariou a sentença de vida vegetativa dada pelos médicos no seu nascimento e, aos 22 anos, se formou em Rádio, TV e Internet pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista, no início de 2019.

Ovacionado pelos colegas e prestigiado pelos pais, ele deu alguns passos até um de seus professores que o aguardava com o canudo em mãos.

“Imagine uma família que recebeu um diagnóstico no nascimento do filho de que se ele sobrevivesse, ficaria apenas ligado a aparelhos, vegetando. Então você percebe que por trás de toda a deficiência que te mostravam tinha um ser humano incrível, batalhador, amoroso, divertidíssimo e, acima de tudo, apaixonado pela vida”, disse a mãe.

“Passou um filme em nossa cabeça de todo o seu percurso escolar, de todas as dificuldades, mas também de todos os profissionais e colegas que o acolheram, ajudaram e o incentivaram a seguir em frente”.

Mesmo na solidão

“Não se trata de ser feliz em todos os momentos, porque isso é impossível, e todos nós temos dias, semanas ou anos difíceis”, defendeu o diretor do estudo, Robert Waldinger.

Entre os belos acasos da vida, as exceções. Jessé Estrela, de 23 anos, foi um deles.

A ausência dos pais durante a adolescência e a presença constante das drogas e crime o levaram a ser detido aos 16 anos. Na Fundação Casa, lugar em que passou 8 meses, ele repensou sobre a vida. “Comecei a pensar e refletir quem eu era e quem eu poderia me tornar. Fazendo essa análise, eu procurei ter um foco, de não desistir nas primeiras dificuldades”, relembra.

De volta às ruas, sem saber nem ler e nem escrever, conseguiu um emprego. Como ajudante de mecânico e salário de R$ 600, ele concluiu o Ensino Médio em um curso supletivo e encontrou um lugar para morar. Morando sozinho, Jessé diz que muitas vezes passava fome.

Na solidão, ele percebeu o quanto as relações são importantes. E na esperança de ajudar mais jovens que como ele se perderam ainda na adolescência, hoje, é conselheiro tutelar de Várzea Paulista.

“Eu fiz um tecnológico em Gestão de Políticas Públicas, que me garantiu um estágio na Câmara Municipal. e posteriormente um cargo público. Depois disso fiz um intercâmbio no Peru e as coisas foram acontecendo. Agora também estudo Direito”, disse o conselheiro.

“Pelo fato de ter passado pela Fundação Casa, sempre tive desejo de trabalhar com crianças e adolescentes. Me candidatei e foi um desafio, não pensei nem que seria bem votado. Quero lutar pelos direitos das crianças e do adolescente, especialmente os menores infratores. Eu acredito na recuperação deles, eles podem sair dessa, assim como eu saí”.

Jessé olha para a câmera sorridente

Jessé Estrela visitou Fundação Casa para contar sobre sua história. (Foto: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

Recomeço

“Ano novo, vida nova”. Mais uma oportunidade de fazer diferente.

Elber Junior, de 42 anos, e Elisângela Veronez, de 32 anos, não esperaram pelo dia 1º de janeiro para começarem uma nova vida.

Usuários de drogas e em situação de rua, o casal se conheceu na Casa de Passagem SOS de Jundiaí, que auxilia pessoas em vulnerabilidade a se reestruturarem. Juntos, eles decidiram que era hora de recomeçar.

“É na dificuldade que você cria coragem, é no sofrimento que você cresce. E é sempre legal o recomeço, ninguém quer ficar nessa aí. Quero pensar que é o recomeço, que é a última vez que fico na rua”, explicou Elber.

Com a ajuda da SOS e das pessoas que doaram para a entidade, o casal conseguiu móveis, utensílios e eletrodomésticos usados, a fim de mobiliar sua nova moradia e ter suporte para sua nova vida.

“Agora é começar a sonhar, fazer projetos e planos. Mesmo sabendo da dificuldade, a gente cria esperanças”.

À esquerda, caminhão de mudanças com móveis; à direita, Elber e Elisângela posam para foto

Com a ajuda de amigos e parceiros, eles mobiliaram a casa. (Foto: Reprodução/Facebook e Tribuna de Jundiaí)

Felicidade bem ao lado

Olhe atentamente: 2019 foi um ano de partilha.

Família, amigos, companheiros, instituições, colegas de trabalho: em meio aos conflitos, houve quem aplaudisse suas conquistas e o impulsionasse para novos desafios.

Para Waldinger, investir em um relacionamento significa estar presente. Que assim seja! 2020 é, desde agora, um querido e tão esperado presente.

Jundiaí

Sicoob e Apple Pay anunciam parceria

Agora você pode usar seu Sicoobcard para pagamentos rápidos e seguros com o Apple Pay, diretamente do seu dispositivo Apple

Published

on

Sicoob e Apple Pay
Foto: Divulgação

O Sicoob firmou uma parceria com o Apple Pay, a plataforma de pagamentos móveis da Apple. Agora, os portadores dos cartões do Sicoob podem realizar pagamentos por aproximação de forma rápida e segura, usando dispositivos Apple como iPhones e Apple Watches. Com o Apple Pay, é possível efetuar pagamentos nas modalidades de crédito e débito, tanto no Brasil quanto no exterior. O serviço está disponível para todos…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí lança Canecas Girassol exclusivas em apoio às deficiências ocultas

Itens estarão disponíveis para compra na sede da insituição a partir do dia 10 de setembro

Published

on

Mulheres posam com as canecas girassol na APAE Jundiaí.
Suely e Bruna canecas exclusivas por uma boa causa (Foto: Divulgação/APAE Jundiaí)

A APAE de Jundiaí começa a vender as Canecas Girassol que são edição limitada a partir de 10 de setembro. O item faz alusão às deficiências ocultas e foi desenvolvido pela artista plástica Bruna Ferreira. Luciana França, coordenadora de Captação de Recursos, revela que as canecas foram doadas pela empresa Mecolour. "Elas são símbolos poderosos de força, resiliência e alegria.…

Continue Reading

Jundiaí

Via Rio lança coleção Primavera/Verão com Aline Campos e as principais tendências de moda

Escolhida por refletir a essência da marca, Aline Campos protagoniza a campanha que marca a nova identidade visual da Via Rio.

Published

on

Via Rio lança coleção Primavera/Verão com Aline Campos
Foto: Divulgação/Via Rio

A Via Rio, marca da rede Humanitarian, está pronta para a temporada de Primavera/Verão 2024. Com foco nas últimas tendências da moda, a marca apresenta Aline Campos, atriz, modelo e bailarina brasileira, como sua nova embaixadora. Escolhida por refletir a essência da marca, Aline Campos protagoniza a campanha que marca a nova identidade visual da Via Rio. “Assim como a…

Continue Reading

Jundiaí

Jumpbarbecue tem fim de semana agitado com muita música em Jundiaí

A casa, conhecida por sua programação diversificada, preparou uma agenda especial para os próximos dias. Confira.

Published

on

Banda Maskavo se apresenta no Jumpbarbecue em Jundiaí
Foto: Divulgação/Cisco Vasques

O fim de semana promete ser agitado no Jumpbarbecue. A casa, conhecida por sua programação diversificada, preparou uma agenda especial para os próximos dias. Confira a programação. Sexta-feira: rock e nostalgia Na sexta-feira (6), a partir das 18h, a banda Suprasumo celebra seus 18 anos de carreira com uma apresentação especial. A noite será aberta pela banda Auto Reverso, que…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí amplia segurança com 200 novas câmeras de monitoramento nos bairros

Além da capacidade de leitura de placas de veículos, essas novas câmeras oferecem uma visão de 360 graus. Saiba mais.

Published

on

Instalação de câmeras de monitoramento em Jundiaí
Até o momento, 55 novas câmeras já foram instaladas e estão em pleno funcionamento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A cidade de Jundiaí está vivenciando um avanço significativo em seu sistema de segurança pública com a instalação de mais de 200 novas câmeras de monitoramento. Após a conclusão da instalação na região Sul - que abrange bairros como Vila Comercial e Santa Gertrudes - a iniciativa se estende agora para os vetores Oeste e Nordeste, com destaque para os…

Continue Reading
Advertisement