Operação Chuvas de Verão une diferentes órgãos e segue até fim de março com foco na segurança
Conecte-se conosco

Jundiaí

Operação Chuvas de Verão une diferentes órgãos e segue até fim de março com foco na segurança

Seu objetivo é atuar em casos de emergência decorrentes das chuvas típicas desta estação do ano

Publicado

em

Atualizado há

A Prefeitura de Jundiaí, com coordenação de sua Defesa Civil, realiza, desde 1º de Dezembro, a Operação Chuvas de Verão. Seu objetivo é atuar em casos de emergência decorrentes das chuvas típicas desta estação do ano (como enchentes e alagamentos), além de executar planos de ação e trabalhos preventivos. A operação segue até 31 de março (podendo ser prorrogada se as condições meteorológicas exigirem).

A Força Tarefa da Operação Chuvas de Verão é composta por todas as Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí e de outros órgãos, como a Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) e a DAE.

“Trabalhamos sempre de forma preventiva, em busca do melhor, mas temos de estar sempre vigilantes e preparados para enfrentar toda e qualquer adversidade”, declara o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, à frente da Unidade à qual a Defesa Civil é ligada. “A Operação Chuvas de Verão, instituída pelo prefeito Luiz Fernando Machado através de um decreto, vai ao encontro do trabalho em plataformas de gestão, ou seja, de forma que todos os órgãos atuem juntos para a solução de problemas comuns.”

Ainda que o período da operação compreenda quatro meses, os trabalhos são realizados o ano todo para se preparar para o período de chuvas. É o caso, por exemplo, do desassoreamento de rios e córregos feito pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, ou de obras que visam melhorar o sistema de água e esgoto, conduzidas pela DAE.

“Tudo isso caminha lado a lado, para que haja mais escoamento da água da chuva e, por consequência, para diminuirmos a possibilidade de alagamentos e mitigarmos o problema de grandes volumes pluviométricos”, explica o assessor especial da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano. “No entanto, é preciso manter o monitoramento o tempo todo, sobretudo em áreas que, sabemos, são mais suscetíveis a problemas como desmoronamentos e enchentes. A comunicação é sempre nossa aliada.” Gimenez declara que, no caso de a chuva ocorrer em tempos mais espaçados, a chance de problemas é menor. “O que preocupa é a grande quantidade de água em um curto período de tempo.”

Índices
A Defesa Civil faz o acompanhamento diário da intensidade das chuvas. Até 80 milímetros em 72 horas, a cidade encontra-se em estado de observação; caso ultrapasse esse índice, o município entra em estado de atenção, o que inclui a vistoria em campo, em áreas anteriormente verificadas como mais vulneráveis. 

“Estudos apontam que o solo de Jundiaí suporta um encharcamento de até 80 milímetros em 72 horas, sem causar potencial de riscos e com possibilidade de absorção dessa água pelo solo. Esses dados e acompanhamentos ajudam a nortear nosso trabalho”, diz Gimenez. “Isso não significa que não fazemos monitoramento quando chove menos. Estamos constantemente colhendo informações e buscando nos precaver cada vez mais, utilizando todos esses dados e conhecimentos observados para planejar e programar ações de prevenção nas épocas de pouca chuva, para sempre estarmos preparados para a época de muita chuva.”

Contato
Em caso de problemas, a população deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil de Jundiaí através dos telefones 199 ou 4586-0666. Em situações de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas, as pessoas devem evitar sair de casa e desligar aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua deve procurar abrigo em locais seguros.

Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo

Jundiaí

Feira Jundipan apresenta novidades do setor de panificação e café

Evento acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí estará presente na Jundipan – Feira de Panificação, Café, Gastronomia e Negócios, que acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva. Na sexta, o horário é das 14h às 21h, e no sábado, das 9h às 21h. A Associação Comercial estará com um estande para divulgar as soluções que oferece…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: UBSs Jardim do Lago e Tamoio ficam abertas no sábado (11) para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas leves e moderados podem se dirigir aos equipamentos

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) manterá dois equipamentos de Atenção Básica abertos neste sábado (11) para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE e Prefeitura de Jundiaí recebem executivos do Banco Fonplata em busca de investimentos

Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para a cidade

Publicado

em

Por

Na Prefeitura, eles participaram de uma reunião com os gestores Jones Martins e dr. Gustavo Maryssael. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Executivos do Banco de Desenvolvimento Fonplata participaram nesta segunda (6) e terça-feira (7) de reuniões com a diretoria da DAE e da Prefeitura de Jundiaí e de visitas técnicas a unidades da empresa. Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para Jundiaí. A DAE…

Continuar lendo
Publicidade