Patrimônio ambiental de Jundiaí, Jardim Botânico completa 16 anos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Patrimônio ambiental de Jundiaí, Jardim Botânico completa 16 anos

De beleza rara, o espaço de 150 mil metros quadrados abriga 147 espécies de plantas (tanto de Mata Atlântica como do Cerrado), algumas delas em extinção, além da presença de animais de diferentes espécies

Publicado

em

Jardim Botânico de Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Jardim Botânico é muito visitado por quem gosta de caminhar em contato com a natureza. (Foto: Divulgação)

O Jardim Botânico de Jundiaí, localizado ao lado do Paço Municipal, completa 16 anos nesta terça-feira (29) e se destaca como um importante patrimônio ambiental do município, mantido pela Prefeitura. De beleza rara, o espaço de 150 mil metros quadrados abriga 147 espécies de plantas (tanto de Mata Atlântica como do Cerrado), algumas delas em extinção – cedro-rosa, jequitibá-rosa e palmito-juçara, entre outras.

A gestão do Jardim Botânico é de responsabilidade do Departamento de Praças, Parques e Jardins, ligado à Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). “O espaço é um orgulho e uma inspiração para a população de Jundiaí, que o utiliza para lazer, e para a Administração da cidade. A partir do Jardim Botânico é que Prefeitura desenvolveu os projetos dos parques do Santa Gertrudes e de outros bairros, cujo conceito é o mesmo: preservar a fauna e flora da Região, oferecendo ainda a opção de entretenimento aos munícipes”, destaca Adilson Rosa, gestor da UGISP.

Segundo Tiago Pinto Pires, engenheiro florestal que trabalha no Jardim Botânico, o local surgiu em 2004 como um parque para a reabilitação da área verde próxima ao Paço. “A denominação de jardim botânico veio após o cumprimento de regras determinadas pelo Ministério do Meio Ambiente, entre elas a composição de uma equipe técnica”, explica.

Jardim Botânico de Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Jardim Botânico tem 147 espécies de plantas de Mata Atlântica e Cerrado, algumas em extinção. (Foto: Divulgação)

Ao lado da bióloga Bruna Gonçalves da Silva e do restante da equipe, o espaço também promove programas de Educação Ambiental, abriga uma coleção de plantas documentadas e faz tanto a produção de mudas como a coleta de sementes. “Nosso Jardim Botânico tem importância fundamental na preservação da flora regional, caracterizando-se ainda como um vetor de conservação e de desenvolvimento sustentável de Jundiaí”, completa o engenheiro florestal.

A exuberante flora do espaço divide atenções com uma “fauna convidada”, ou seja, com a presença de animais de diferentes espécies que buscam abrigo e alimento no Jardim Botânico. Entre os pássaros que podem ser vistos no local, destacam-se os sabiás, garças, gaviões (como o carcará), sanhaço, bem-te-vis e corujas. Há ainda saguis, capivaras, cachorros do mato e lagartos.

A visita e a contemplação da beleza do Jardim Botânico são só algumas formas de utilização do espaço. São comuns as visitas de grupos de alunos que estudam a Educação Ambiental, mas estas visitas devem ser marcadas com antecedência. Por conta da pandemia do Novo Coronavírus, tais atividades foram suspensas.

Jardim Botânico de Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Uma das espécies encontradas no Botânico é o pica pau de cabeça amarela. (Foto: Divulgação)

Espécies

Das 147 espécies existentes no Jardim Botânico, 122 são de Mata Atlântica (com 1.593 unidades e 20 espécies ameaçadas de extinção) e 25 de Cerrado (409 unidades). Destas últimas, três estão ameaçadas.

O local ainda possui uma biblioteca própria especializada, que conta com um acervo que abrange os temas biologia vegetal, guias para identificação de plantas, restauração, agricultura, arborização, conservação, educação ambiental, jardins botânicos, unidades de conservação, educação ambiental, história, arte e periódicos científicos.

Mais informações sobre o Jardim Botânico de Jundiaí podem ser obtidas no site www.jardimbotanico.jundiai.sp.gov.br.

Com informações da assessoria de imprensa.

Jundiaí

Alunos de escola estadual em Jundiaí enviam cartas de apoio ao Rio Grande do Sul

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra escreveram cartinhas em solidariedade às vítimas das enchentes

Publicado

em

Recados reforçam a corrente de solidariedade do povo jundiaiense. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A superação de momentos de dificuldade torna-se mais fácil com a união das pessoas e a formação de uma grande corrente do bem. Em um exemplo inspirador, cerca de 40 alunos da Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra, em Jundiaí, escreveram cartinhas com palavras de apoio e solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa surgiu…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí terá semana com dias de sol e máxima de 30°C; confira a previsão do tempo

Publicado

em

Dia de sol

A nova semana em Jundiaí começa com expectativas de clima quente. De acordo com o Climatempo, a cidade terá sol todos os dias e possíveis chuvas no fim da semana. As temperaturas devem oscilar entre máximas de 29°C e mínimas um pouco mais frescas, de 17°C. Confira a previsão do tempo para os próximos dias: Segunda-feira (20) - Dia de…

Continuar lendo

Jundiaí

Maio Laranja: campanha de combate ao abuso e exploração infantil é realizada em Jundiaí

A ação “Faça Bonito” foi realizada na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene

Publicado

em

Alunos foram orientados em todas as salas de aula da escola. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última sexta-feira (17), a Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS) promoveu a campanha do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) “Faça Bonito” na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene. A iniciativa faz parte do Maio Laranja e tem como objetivo conscientizar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual…

Continuar lendo

Jundiaí

Roque, assistente de palco de Silvio Santos, é internado em hospital de Jundiaí

Ícone do SBT passa por raio-x e aguarda ressonância para confirmar diagnóstico e tratamento.

Publicado

em

O assistente de palco foi levado ao Hospital Santa Elisa, onde passou por exames e aguardará ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. (Foto: Reprodução/Instagram)

Roque, o icônico assistente de palco de Silvio Santos no SBT, de 87 anos, foi internado no último sábado, 19 de maio. O incidente ocorreu após Roque passar mal durante um almoço em família, sendo prontamente levado ao Hospital Santa Elisa, em Jundiaí. Exames de raio-X realizados no hospital revelaram um "pequeno sangramento no crânio frontal". Para aprofundar o diagnóstico…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo