O programa Patrulha Agrícola já é sucesso entre os pequenos produtores rurais de Jundiaí, que agora contam com maquinário de grande porte a preço mais acessível. O programa começou em dezembro de 2021, há cerca de sete meses. Desde então, já executou 10 hectares em serviços e contabilizou 180 horas trabalhadas.
Assim, através do Patrulha Agrícola, os produtores podem contratar o serviço com preço abaixo do praticado no mercado. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o objetivo do Patrulha é subsidiar o investimento, uma política pública oferecida pela gestão municipal.
“O Patrulha Agrícola é um programa que foi muito esperado pelo produtor rural de Jundiaí. Com o lançamento dele no ano passado, agora podemos atender principalmente o pequeno agricultor, que não dispõe de variedade de maquinários”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.
Serviço aprovado pelo pequenos produtores de Jundiaí
No bairro Medeiros, Maria Teresa Staheli tem uma produção de ervas medicinais, aromáticas e temperos orgânicos. A agricultora utilizou os serviços do programa para a renovação da terra para adubação verde em uma nova área de canteiros que está iniciando.
“O Patrulha Agrícola é maravilhoso. Antes de ter o programa eu precisava contratar o serviço particular. Mas sempre encontrei dificuldade para conseguir fornecedores, sem contar que o investimento era muito mais alto. Com o programa eu paguei em torno de 30% do que no particular. Essa economia gerada será investida na própria produção. Será uma ajuda primordial, pois por ser uma nova área, leva-se tempo para que seja lucrativa”, comentou a produtora.
Foto: Prefeitura de Jundiaí
Valor abaixo do mercado
A patrulha agrícola mecanizada é o conjunto de equipamentos agrícolas destinados exclusivamente à execução de serviços nas propriedades rurais efetivamente produtivas de Jundiaí. O objetivo do programa, oferecido para todos os produtores rurais de Jundiaí, é promover a conservação do solo, plantio e manejo de culturas, correção de acidez e fertilidade. Ao verificar a necessidade do uso de equipamentos agrícolas, o interessado deve entrar em contato com o Departamento de Agronegócio da UGAAT.
“Nossa equipe técnica agenda um horário para ir até o local e analisar os serviços e maquinários necessários. É cobrado um valor de R$ 61 hora/máquina, valor bem abaixo do mercado. Mas em casos de situações de vulnerabilidade, o subsídio pode chegar a 100%”, explica a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.
Os interessados deverão fazer a inscrição das propriedades rurais no Departamento de Agronegócio da UGAAT, no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9 às 17 horas. Em caso de dúvidas os produtores podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581/8872/8692. A propriedade deve estar inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí e possuir o Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de apresentar alguns documentos complementares.
Para estimular as compras nas principais datas do varejo e fortalecer o comércio de Jundiaí, a Associação Comercial Empresarial (ACE) lançou a campanha Compra Premiada, que vai distribuir R$ 50 mil em vales-compras ao longo de 2025. O primeiro sorteio será realizado no dia 14 de maio, em celebração ao Dia das Mães, por meio da Loteria Federal. Como participar…
Com o objetivo de tornar o Dia das Mães ainda mais especial — e solidário —, o Lar Nossa Senhora das Graças, em Jundiaí (SP), realiza a ação beneficente 'Dia das Mães no Lar', com a venda de pratos e sobremesas artesanais sob encomenda. Toda a renda obtida será destinada à manutenção da instituição e ao cuidado dos assistidos. As…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade