São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul
Connect with us

Brasil

São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Equipes de SP chegam ao RS para auxiliar vítimas de temporais, com ações de resgate e suporte logístico em andamento.

Published

on

Atualizado há

O Águia 33 e o Águia 24 vão decolar neste sábado, junto com dez policiais, incluindo pilotos, tripulantes, mecânicos e um enfermeiro. (Foto: Governo de SP)

Mais de 290 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de São Paulo

Dois novos helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Águia 33 e 24, decolaram na manhã deste sábado (4) do Aeroporto Campo de Marte com destino ao Rio Grande do Sul. As aeronaves, que se juntam ao Águia 12 já presente no local desde quarta-feira (1°), auxiliarão nos trabalhos de resgate e salvamento das vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado.

Missão sem data para terminar

“A missão não tem data para acabar”, afirmou o coronel Ronaldo Barreto, comandante da aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. “A cada 7 dias as equipes vão se revezando para o auxílio continuar com a máxima eficiência”, completou.

Capacidades das aeronaves

O primeiro helicóptero, modelo Airbus H135, é utilizado em serviços de transporte aeromédico e tem capacidade para transportar até sete pessoas. Já a segunda aeronave, modelo Airbus AS350 B3, é destinada a salvamento e está equipada com um guincho elétrico.

Equipes de São Paulo em ação

Além dos helicópteros, equipes da Polícia Militar de São Paulo, com agentes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação, também estão atuando no Rio Grande do Sul. Os profissionais, que já socorreram 297 pessoas até a manhã deste sábado, auxiliam na localização e socorro médico de vítimas soterradas, no salvamento de pessoas ilhadas e na busca de desaparecidos.

No total, São Paulo já enviou:

  • 55 policiais
  • 2 cães farejadores
  • 8 viaturas
  • 7 embarcações
  • 1 avião King Air (para transporte de equipes)

Defesa Civil e Fundo Social também se mobilizam

A Defesa Civil de São Paulo enviou seis agentes e um geólogo ao estado gaúcho para auxiliar nas ações de resgate e oferecer suporte técnico às autoridades locais. O órgão também está ajudando na construção de um centro logístico de ajuda humanitária regional na cidade de Estrela, no Vale do Taquarí.

Já o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil do Estado iniciam neste domingo (5) uma campanha humanitária para arrecadar água potável, itens de higiene e limpeza para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. As doações podem ser entregues no depósito do FUSSP, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré na Capital, a partir das 8h deste domingo.

Transporte das doações

As doações serão transportadas por meio aéreo pelas companhias aéreas Gol e Azul, devido aos bloqueios nas estradas.

Brasil

Netflix deixa de funcionar em 60 modelos de TVs antigas no próximo mês

Segundo a empresa, a decisão visa oferecer uma melhor experiência aos usuários em dispositivos mais modernos

Published

on

Pessoa acessando Netflix na TV
Serão apenas em TVs antigas, incluindo modelos da Sony de 2014 e Apple TVs. Foto: Canva

A partir de 24 de julho, a Netflix deixará de funcionar em mais de 60 modelos de smart TVs antigas, incluindo modelos da Sony de 2014 e Apple TVs de segunda e terceira geração. Segundo a empresa, a decisão visa oferecer uma melhor experiência aos usuários em dispositivos mais modernos, com maior capacidade de processamento e recursos avançados. Em 2019,…

Continue Reading

Brasil

Marcha da Maconha em São Paulo protesta contra prisões e violência policial

Movimento critica a PEC 45, que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga

Published

on

Manifestantes na Marcha da Maconha, segurando cartaz pedindo a legalização desta droga
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No último domingo (16), manifestantes foram às ruas de São Paulo para a Marcha da Maconha, protestando contra a PEC 45, que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga. Além disso, também apareceram alguns cartazes contra o PL 1904/24, que equipara o aborto a homicídio após 22 semanas de gestação. Marcha da Maconha protesta contra violência…

Continue Reading

Brasil

Mulher passa em 1º lugar no curso da PM entre mais de mil soldados

Formatura aconteceu nesta sexta-feira (14) e contou com autoridades como o governador e o secretário da segurança

Published

on

Policial feminina sendo cumprimentada por oficial durante cerimônia, destacando que Mulher passa em 1º lugar no curso da PM.
Soldado Letícia de Brito é congratulada por autoridades após ser a primeira colocada entre mais de mil formandos no curso da PM. Foto: Francisco Cepeda/Governo do Estado de SP

Em uma profissão historicamente dominada por homens, a soldado PM Letícia de Brito conquistou uma vitória significativa: passar em 1º lugar no curso da PM, superando mais de 1,1 mil soldados formados nesta sexta-feira (14). A cerimônia de formatura, que aconteceu na Escola Superior de Soldados, em Pirituba, zona norte de São Paulo, contou com a presença de autoridades como…

Continue Reading

Brasil

Mitos sobre comunicação em apps de relacionamentos e bate-papos por vídeo: o que é verdade e o que é falso?

Published

on

Foto: Freepik

Não se pode negar que hoje o namoro online se tornou uma parte importante da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Eles ajudam a expandir o círculo social, procurar pessoas interessantes e pessoas com ideias semelhantes, fazer amizades e até encontrar o verdadeiro amor. Tudo isso é incrível! Mas, ao mesmo tempo, existem muitos mitos sobre o…

Continue Reading

Brasil

Nova lei em SP regulamenta venda de cães e gatos e proíbe exposição em vitrines

O projeto ainda define maio como o “Mês da Saúde Animal” no calendário do estado de São Paulo. Saiba mais.

Published

on

Três filhotes de cachorro brancos atrás de grades
A proposta é de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Foto: Canva)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na última quarta-feira (12), um projeto de lei que regulamenta a venda de cães e gatos em todo o estado. Assim, a proposta, de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue para sanção do próprio. Medidas para garantir o bem-estar animal A proposta estabelece diversas medidas para garantir o…

Continue Reading