Paulista recusa atração LGBT e evento no Jayme Cintra é cancelado
Conecte-se conosco

Jundiaí

Paulista recusa atração LGBT e evento no Jayme Cintra é cancelado

Rúcula Festival de Artes seria nos dias 23 e 24 de novembro, mas foi cancelado após o Paulista de Jundiaí alegar que o evento “levanta bandeiras”

Publicado

em

Atualizado há

Paulista de Jundiaí recusa atração LGBT e evento no Jayme Cintra é cancelado
Fachada do Estádio Doutor Jayme Cintra, onde ocorreria o evento (Foto: Reprodução/Google/Mike Rafatá)

O evento Rúcula Festival de Artes, que ocorreria nos dias 23 e 24 de novembro, no Estádio Doutor Jayme Cintra, foi cancelado. De acordo com a organização do evento, o motivo foi uma atração LGBT que causou “desconforto” na diretoria do clube.

Em nota oficial, o Paulista Futebol Clube alegou que fez solicitação aos organizadores do evento para que “não houvesse nenhum tipo de exibição que levantasse bandeiras” por “limitação existente no estatuto” do clube.

A organização do evento disse também, em nota, que o desconforto por parte do Paulista foi em relação a uma das atrações, “de orientação LGBT, condicionando a cessão do estádio, firmada em contrato, à retirada dos artistas em questão do festival”. 

A atração que causou o atrito entre a organização e o Paulista foi a intervenção artística que seria feita pelo “Baile das Gayrotas”. Para a organização, o evento tem “uma preocupação com a representatividade”.

“Reiteramos que esse festival preza de forma absoluta e inquestionável pela pluralidade e multiplicidade, discordando dessa postura. Assim, em respeito aos artistas, público e demais envolvidos, o Rúcula se nega a acatar esta interferência em nossa curadoria, ainda que isso custe-nos a não cessão do uso do estádio”, continuou a nota da organização.

O evento, em formato de festival, estava programado para ter mais de 30 atrações, incluindo bandas, DJs, perfomances de teatro e circo, projeções ao vivo, feira criativa, exposição de fotos, exibição de filmes e food trucks.

Para os que compraram os ingressos, a organização informa que os reembolsos serão feitos via plataforma Sympla. Para quem adquiriu em um dos pontos de venda, basta ir até o local para resgatar o valor integral. Já os que compraram no Bar do Haules, poderão resgatar a partir do dia 25 de novembro.

Notas oficiais

Confira a nota na íntegra divulgada pela organização do evento: 

“O Rúcula – Festival de Artes não mais acontecerá no Estádio Dr. Jayme Cintra. A organização do evento, em respeito à confiança depositada por seu público, artistas e fornecedores, esclarece:

Após a divulgação da programação do evento, o Paulista Futebol Clube manifestou desconforto com relação a uma de nossas atrações, de orientação LGBT, condicionando a cessão do estádio, firmada em contrato, à retirada dos artistas em questão do festival.

O fato de o evento contar com aproximadamente trinta atrações, de diferentes gêneros, linguagens, estilos musicais e raças, significa para o Rúcula uma preocupação com a representatividade. O clube alega, no entanto, que o festival “levanta bandeiras”.

Reiteramos que esse festival preza de forma absoluta e inquestionável pela pluralidade e multiplicidade, discordando dessa postura. Assim, em respeito aos artistas, público e demais envolvidos, o Rúcula se nega a acatar esta interferência em nossa curadoria, ainda que isso custe-nos a não cessão do uso do estádio.

Faremos um festival ainda mais bonito, mais plural e mais divertido. Mais informações em breve.

O evento dos dias 23 e 24 de novembro, porém, está cancelado. Contamos com o apoio de todos aqueles que compreendem a importância de uma sociedade mais tolerante e plural. Cultura e arte servem para semear estes valores”. 

Confira a nota na íntegra divulgada pelo Paulista Futebol Clube:

“O Paulista Futebol Clube vem a público para esclarecer sobre alguns pontos. Na primeira reunião realizada com os representantes e idealizadores do evento ora em pauta, fora solicitado que não houvesse nenhum tipo de exibição que levantasse bandeiras, quer elas fossem no âmbitos religiosos, políticos, raças e gêneros, isso tudo em função de uma limitação existente no estatuto social na qual não é permitido tal manifestação.

E essa solicitação foi acatada em reunião. Porém, para a nossa surpresa, a organização do evento decidiu quebrar o acordo – que foi feito em reunião, com várias pessoas presentes, violando assim, a única solicitação feita pelo clube.

É importante ressaltar que o Paulista Futebol clube cederia sem ônus o estádio Dr. Jayme Cintra para a organização do evento, ou seja, sem custo para os organizadores.

O Paulista FC é uma instituição esportiva e, mesmo com tantas outras tendo negado receber o evento em nossa cidade, nós abrimos as portas do estádio para a organização, apenas colocando algumas condições, respeitando o nosso estatuto.

Lamentamos o não cumprimento das solicitações, ressaltando que o Paulista Futebol Clube está disposição para todos que queiram realizar eventos, porém desde que se submetam as condições impostas pelo clube. Temos conhecimento das manifestações contrárias a essa decisão, que respeitamos, assim como manifestamos nosso irrestrito apoio a todas as opções culturais e comportamentais, sem exceção. O que é importante ressaltar é que o clube se limita a cumprir com o que está devidamente registrado em seu estatuto. Portanto tudo que aquilo que o contraria não pode ser realizado.

O Paulista Futebol Clube fica a disposição para maiores esclarecimentos, se eximindo de qualquer responsabilidade assumida pela organização do evento”. 

Jundiaí

Assistente virtual da Prefeitura de Jundiaí ganha novas funcionalidades e amplia o atendimento à população

Novas ferramentas incluem Emissão de Guia de Parcelamento/Acordo; Consultas de Débitos do IPTU; Certidão Negativa de Tributos Imobiliários

Publicado

em

Por

Ju passa por constantes atualizações para aprimorar o serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Criada para agilizar a comunicação direta com o cidadão, a 'Ju', assistente virtual da Prefeitura de Jundiaí, ganhou novas funcionalidades, que incluem Emissão de Guia de Parcelamento/Acordo; Consultas de Débitos do IPTU; Certidão Negativa de Tributos Imobiliários. Lançada em janeiro deste ano, a ferramenta atuava apenas no apoio à emissão de parcelas do IPTU, informações sobre IPTU e Taxa de…

Continuar lendo

Jundiaí

Alunos da ETEC Best exploram oportunidades no Espaço Jundiaí Empreendedora

O evento permitiu aos estudantes do curso de Produção Alimentícia interagir com empresas locais do setor, enriquecendo sua formação profissional

Publicado

em

Por

Os alunos conhecerem todos os serviços do Espaço Jundiaí Empreendedora. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e facilitar a inserção dos alunos do curso técnico de Produção Alimentícia da ETEC Best no mercado de trabalho, a Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), promoveu um encontro no Espaço Jundiaí Empreendedora. O evento permitiu aos estudantes interagir diretamente com empresas locais do setor alimentício,…

Continuar lendo

Jundiaí

Programa Nascentes Jundiaí restaura áreas rurais equivalentes a 40 campos de futebol

O principal objetivo é implementar ações de conservação, restauração e recuperação, com foco na Bacia do Rio Jundiaí Mirim

Publicado

em

Por

Técnicos fazem o monitoramento das árvores após o plantio. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Programa Nascentes Jundiaí, iniciativa da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), celebra a restauração de uma área rural equivalente a 40 campos de futebol. O principal objetivo deste programa é implementar ações de conservação, restauração e recuperação para a adequação ambiental de propriedades rurais em todo o município de Jundiaí, com foco especial na Bacia do…

Continuar lendo

Jundiaí

Grendacc realiza Bazar Solidário com artesãos de Jundiaí

O bazar funciona até dia 26, das 9h às 17h, no Espaço Bazar de Marcas da instituição

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Até o dia 26 de abril, das 9h às 17h, acontece o Bazar Solidário do Grendacc, que reúne artesãos e microempreendedores no Espaço Bazar de Marcas. Os expositores irão reverter 15% do total das vendas para a instituição. Esta é mais uma ação do projeto “Grendacc de Braços Abertos”, que visa gerar mais recursos para o Hospital da Criança e…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí abre inscrições para vagas em varejões noturnos

A seleção permitirá o uso de área de sete vagas para comercialização de produtos alimentícios e não alimentícios, não comercializado nos locais.

Publicado

em

Por

Varejão Noturno em Jundiaí
Estão abertas vagas para os varejões noturnos do Eloy Chaves, Argos e Parque do Cerrado (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Abastecimento de Jundiaí abriu inscrições para a seleção de interessados em atuar nos varejões noturnos da cidade. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (26). A seleção permitirá uso de área pública no local correspondente a sete vagas para comercialização de produtos alimentícios e não alimentícios, não comercializado nos locais. Estão abertas vagas para os varejões noturnos…

Continuar lendo
Publicidade