PEAMA segue realizando sonhos e promovendo inclusão através de esporte
Conecte-se conosco

Jundiaí

PEAMA segue realizando sonhos e promovendo inclusão através de esporte

O objetivo principal democratizar o acesso às atividades esportivas, e assim incluir pessoas com deficiência, utilizando o esporte como ferramenta

Publicado

em

Atualizado há

Equipe de professores do PEAMA estão sempre auxiliando os alunos
Equipe de professores do PEAMA estão sempre auxiliando os alunos. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Idealizado e implantado em 1996, o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), tem como objetivo principal democratizar o acesso às atividades esportivas, e assim incluir pessoas com deficiência, utilizando o esporte como ferramenta. Pode parecer algo comum, mas, para os alunos, o simples fato de subir em uma bicicleta significa a realização de um sonho distante.

Foi assim com a aluna Jéssica do Nascimento, de 28 anos, com deficiência visual e auditiva desde pequena. “Foi aos 9 anos de idade que comecei a sentir as dificuldades por não enxergar direito, quando batia em algo ou caía por não saber onde estava pisando, mas só fui assumir minha deficiência para o mundo aos 25 anos”, comenta. “Conheci o PEAMA através de alguns amigos e antes disso não fazia ideia que um deficiente visual poderia sequer subir em uma bicicleta. Só o fato de conseguir ficar em cima da bicicleta estática, no começo, já foi uma vitória pra mim”, relata.

Jéssica frequenta as aulas do PEAMA há pouco mais de dois anos e hoje não se vê mais sem a prática do esporte. “A minha relação com o ciclismo foi de amor à primeira vista. Sinto uma gratidão muito grande, tanto pelos professores quanto pelos meus colegas. Hoje eles fazem parte da minha família”, diz. “Achei que praticar qualquer tipo de esporte não fosse para mim, mas eu estava errada. Tudo ficou mais fácil depois que aceitei minha condição. Quando estou pedalando me sinto livre e muito feliz”, completa.

Jéssica pedala acompanhada do professor Petros no Parque da Cidade
Jéssica pedala acompanhada do professor Petros no Parque da Cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O PEAMA atende não somente a jovens que possuem deficiência desde cedo, mas também aqueles que passaram a ter algum tipo de limitação ao longo da vida. É o caso do senhor Mário Silva Canos Jr., que era professor de inglês e sofreu um AVC, mas encontrou no ciclismo, na natação e no caiaque, uma maneira de voltar a sorrir.

“Conheci o PEAMA e iniciei as atividades há pouco mais de um ano. Aqui, me senti acolhido e todas as pessoas foram muito receptivas comigo, tanto os professores quanto os demais alunos. Sempre gostei de pedalar e, agora, consigo praticar esportes novamente, além de ter um ótimo relacionamento com todos”, comenta.

Seu Mário chegou a ficar sem andar após sair do hospital, mas nunca desistiu de retomar os movimentos e a atividade física. “Cheguei a pensar que nunca mais fosse voltar a andar ou a pedalar. Mas aqui, além de me recuperar, aprendi a nadar e a andar de caiaque. As aulas me dão ânimo durante a semana e os espaços que temos em Jundiaí, como o Parque da Cidade, são fantásticos, assim como os professores”, completa.

Inclusão

Para a pessoa com deficiência o esporte vai muito além do bem estar físico e mental, funciona muito mais como uma forma de inclusão social e de realização pessoal.

“Entendo que o esporte para a pessoa com deficiência acaba sendo uma grande ferramenta de inclusão, pois a partir do momento que ela se percebe na condição de participar de um esporte, tanto a pessoa quanto a sociedade entende que ela também é capaz de muitas outras coisas”, comenta César Munir, diretor do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas há seis anos.

Seu Mário pedala duas vezes por semana no Parque da Cidade
Seu Mário pedala duas vezes por semana no Parque da Cidade. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“O esporte acaba sendo uma porta de entrada para que a pessoa com deficiência volte à sociedade e faz com que ela entenda que pode a seguir com a sua vida, seja trabalhando, estudando ou se relacionando. Além da importância do esporte para a saúde e o bem-estar, ele serve também como uma forma de inclusão social e de superação de dificuldades”, finaliza.

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo

Jundiaí

Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí

O projeto, que começa em 2024, fortalecerá a economia de Jundiaí e promoverá o desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Por

Reunião entre prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado com o presidente da Henkel no Brasil, anunciando instalação do centro de inovação
O projeto inclui modernas instalações e um bosque nativo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A multinacional alemã Henkel escolheu Jundiaí para sediar seu maior Centro de Inovação do mundo, um projeto grandioso que impulsionará o desenvolvimento da região e fortalecerá a parceria entre a empresa e o município. O novo centro, com previsão de início das obras no segundo trimestre de 2024 e conclusão até o final de 2025, será um ecossistema colaborativo dedicado…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia campanha 80 Mil em Prêmios

Descubra como suas compras podem render grandes recompensas com a ACE Jundiaí este ano

Publicado

em

Por

Foto da fachada da ACE Jundiaí
(Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Para celebrar o Dia das Mães, e outras datas importantes para o varejo ao longo de 2024, a Associação Comercial Empresarial (ACE) iniciará neste mês de maio a “Campanha 80 Mil em Prêmios”, que distribuirá cupons para as pessoas que consumirem em lojas associadas participantes. Assim como foi em 2023, o valor dos vales-compras é de R$ 500, R$ 1…

Continuar lendo
Publicidade