Plano de Bairro do Novo Horizonte apresenta projetos para a região em Audiência Pública
Conecte-se conosco

Jundiaí

Plano de Bairro do Novo Horizonte apresenta projetos para a região em Audiência Pública

O trabalho teve como objetivo tornar o bairro amigável à primeira infância, com escuta ativa que incluiu crianças e cuidadores, e teve a participação da sociedade civil organizada local

Publicado

em

Atualizado há

Plano de Bairro do Novo Horizonte será apreciado pelos vereadores
Plano de Bairro do Novo Horizonte será apreciado pelos vereadores. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mais árvores nas ruas, áreas de lazer, espaço para capacitação dos jovens entre outros desejos dos moradores da região do Novo Horizonte fazem parte das ações previstas no Plano de Bairro, que teve audiência pública na manhã desta sexta-feira (12), com transmissão da TV Câmara.

O próximo passo do projeto é ser discutido e votado pelos vereadores. O trabalho teve como objetivo tornar o bairro amigável à primeira infância, com escuta ativa que incluiu crianças e cuidadores, e teve a participação da sociedade civil organizada local.

A apresentação foi feita pelo gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello e a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini. “O plano foi elaborado entre os anos 2020 e 2021, com a participação da comunidade. Das 100 propostas feitas pelos moradores, 70 foram acolhidas e já estão previstas no plano. Todas foram respondidas e justificadas”, comenta a diretora.

Entre as necessidades indicadas pela comunidade e que já estão sendo realizadas – não somente naquela região como em toda a cidade – são os programas Horta Urbana e Pé de Árvore. O primeiro concede áreas públicas para a população cultivar hortaliças, frutas e legumes, para o sustento e geração de renda, e o segundo já promoveu a arborização de algumas ruas e prevê o plantio de mais 1,5 mil árvores  –.aumentando 20% a arborização local.

Ao todo, estão previstos no Plano Plurianual 2021-2025 (PPA) R$ 26 milhões em investimentos para a região, como a reforma e construção de escolas, centro esportivo e ciclovia, pista de caminhada e calçada na avenida José Benassi.

Audiência remota tratou do Plano de Bairro do Jardim Novo Horizonte
Audiência remota tratou do Plano de Bairro do Jardim Novo Horizonte. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“São 31 ações previstas, divididas em quatro eixos (Potencializar a proteção ambiental e o uso do solo, Melhorar as condições de mobilidade, Ampliar o uso dos espaços públicos e Qualificar os equipamentos de uso comunitário). O Plano de Bairro é uma ferramenta construída com e para a sociedade que possibilita a participação da população e das organizações para a melhoria do local”, detalhou o gestor.

O plano pode ser acessado no site da prefeitura.

Jundiaí

Saiba como ajudar: entidades de Jundiaí recebem doações para famílias no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No cenário atual, em que o Rio Grande do Sul enfrenta as devastadoras consequências de alagamentos, entidades e grupos de Jundiaí têm se empenhado em arrecadar doações para auxiliar as vítimas dessa tragédia. As instituições, públicas e privadas, estão recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, itens de higiene pessoal, ração para cães e gatos, além de contribuições em dinheiro.…

Continuar lendo

Jundiaí

Bispo da Diocese de Jundiaí recebe equipe da Assistência Social para alinhamento de trabalhos

Dom Arnaldo e o Vigário-Geral, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da UGADS, Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi

Publicado

em

Por

Bispo Diocesano recebe equipe da Assistência Social para alinhamento dos trabalhos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (7), o Bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e o Vigário-Geral da Diocese, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi, para apresentação dos projetos e ações que envolvem a Diocese e a…

Continuar lendo

Jundiaí

6ª Conferência Municipal da Cidade de Jundiaí está em fase preparatória da Comissão Organizadora

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, evento acontece em junho

Publicado

em

Por

Tema será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Marcada para o dia 22 de junho de 2024, sábado, no Espaço Expressa, a 6ª Conferência Municipal da Cidade está na fase de convite aos setores públicos e sociedade civil organizada para composição da Comissão Organizadora, buscando a representatividade preconizada na Portaria MCID n° 175/2024. A sociedade civil está sendo convidada pelo Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), desde segunda-feira (6), e por meio de entidades representativas.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jumpbarbecue solidário: casa faz campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do RS

Campanha acontece entre os dias 9 e 12 de maio; com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha uma cerveja long neck

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Jumpbarbecue promove uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para auxiliar as vítimas dos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de campanha, os participantes terão a oportunidade de contribuir com a causa doando 2 kg de alimentos não perecíveis. Em troca…

Continuar lendo

Jundiaí

Contribuintes de Jundiaí podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais

Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o limite é de 1%

Publicado

em

Por

Destinação de parte do Imposto de Renda visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jundiaienses que desejam ajudar no desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais dessas instituições. Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o…

Continuar lendo
Publicidade