Connect with us

Jundiaí

Políticas de Jundiaí para a primeira infância são apresentadas em Brasília

As ações foram destacadas nesta terça-feira (20) no encontro “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração”

Published

on

Atualizado há

Gerusa elencou iniciativas exitosas desenvolvidas dentro do programa Cidade das Crianças. Foto: Prefeitura de Jundiaí

As políticas intersetoriais desenvolvidas por Jundiaí, que buscam o desenvolvimento integral da criança, por meio do programa Cidade das Crianças, foram destacadas nesta terça-feira (20) no encontro “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração”, em Brasília, promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Representando a cidade, a articuladora Regional do Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura, participou do painel temático “Experiências Exitosas em Cooperação e Colaboração – Estados e Municípios em ação”, com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Além de representantes do governo federal de áreas como desenvolvimento social, educação, saúde, cultura e direitos humanos, a iniciativa ainda reuniu organizações da sociedade civil para dialogar sobre a importância de políticas públicas para a primeira infância e o papel primordial de articulação e priorização da União para garantia desses direitos.

“Desde 2012, Jundiaí prioriza a infância, entendendo que a oferta de cuidados para o desenvolvimento integral começa na gestação. É importante compartilharmos as experiências exitosas dos municípios brasileiros em colocar a política da primeira infância como potencilizadora do trabalho intersetorial e termos sido convidados coloca a cidade em destaque pelo trabalho na gestão em políticas integradas “, ressalta Gerusa.

Entre as iniciativas da elencadas, estiveram o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), composto por 69 ações previstas para os anos 2022 a 2032, e a plataforma “Alertas Primeira Infância”, que aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, cruzando dados e emitindo alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante. Recentemente, pelo software, a cidade recebeu o Prêmio Inovacidade, promovido pela Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br).

O evento em Brasília foi o último de uma série de quatro encontros de sensibilização sobre o tema. Anteriormente, foram realizados encontros regionais em Recife (PE), São Paulo (SP) e Belém (PA).

Jundiaí

Jundiaí abre inscrições para nova eleição do Conselho de Políticas sobre Drogas

Interessados têm até 23 de junho para se candidatar a uma das vagas destinadas à sociedade civil no COMAD para o biênio 2025-2027.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil, publicou o Edital de Convocação para a eleição dos novos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) para o biênio 2025-2027. As inscrições estão abertas até o dia 23 de junho, e a eleição será realizada no dia 27 de junho, às…

Continue Reading

Jundiaí

Quer aprender salgados de festa ou artesanato sem pagar nada? Veja como garantir sua vaga em Jundiaí

Fundo Social abre inscrições nesta sexta-feira (13) para cursos gratuitos em parceria com a TVTEC; vagas são limitadas e seleção é por ordem de envio do formulário.

Published

on

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí (SP), em parceria com a TVTEC, está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos que acontecem ainda neste mês de junho: o Workshop de Salgados para Festa e a Oficina de Marca Página em Feltro. As atividades têm vagas limitadas e a pré-inscrição será feita exclusivamente via Google Forms, a partir desta…

Continue Reading
Pular para o conteúdo