A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, apresentou, na quarta-feira (31), o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, que norteia a preparação do Orçamento Municipal e define metas e prioridades para o próximo ano. A apresentação foi on-line, em função da pandemia e dividida em duas partes.
No primeiro momento, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, detalhou o cenário macroeconômico, da pandemia e os principais indicadores de expectativa de crescimento do Brasil e de Jundiaí, que devem ser levados em conta na elaboração do Orçamento para 2022. “Essa etapa é fundamental para calibrar o processo de planejamento que fazemos todos os anos”, explicou Parimoschi.
Já na segunda parte, o diretor do Departamento de Orçamento, Luiz Fernando Boscolo, apresentou as projeções para esse Orçamento. A estimativa da Receita deve crescer de acordo com a inflação do período, de 4,6% para o ano que vem, chegando a R$ 2,6 bilhões. Desse total, a previsão de gasto total com pessoal é de 45,84%. “Os planejamentos só podem ser realizados mediante uma boa estimativa de Receita”, aponta o diretor.
No final da audiência, a população que acompanhava teve a oportunidade de questionar alguns pontos e gestores municipais explicaram todas as dúvidas pendentes. Diversas perguntas foram direcionadas às áreas de Saúde, Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Esporte, entre outras.
O projeto de Lei da LDO será entregue até 15 de abril na Câmara Municipal e vai ser avaliado e discutido em nova audiência pública e ao final votado pelos parlamentares antes do recesso do meio do ano.
Para conferir as informações apresentadas, basta acessar o Portal da Transparência da Prefeitura de Jundiaí.
Realidade da cidade
Parimoschi lembrou ainda que a construção da LDO é realista e, neste momento de investimentos contra a pandemia da Covid-19, um tanto conservadora. Durante a apresentação, o gestor compartilhou dados do Brasil, como números do PIB (Produto Interno Bruto), do desemprego, da inflação e de pesquisas que apontam o pessimismo das pessoas em relação ao momento atual. Sobre a cidade de Jundiaí, os números apresentados indicaram que, mesmo com a pandemia, a cidade segue em crescimento econômico.
Sobre os gastos com a pandemia, o gestor reforçou a abertura de leitos no Hospital São Vicente, que teve um crescimento de mais de 200% apenas no mês de março, para que ninguém fique sem atendimento. E também citou projetos para reaquecer a economia, ao lado de parceiros como o Sebrae, caso do Jundiaí Empreendedora.
De 2020 para 2021, a cidade teve aumento na abertura de empresas nos setores do Comércio, da Indústria e dos Serviços, chegando ao crescimento de 15,8%. Em comparação com 2019, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) teve aumento de 23% em encaminhamento de pessoas para vagas de emprego, em um total de 1.473 no ano passado. No Banco do Povo, a procura por crédito também subiu, com mais 167% em 2020.
A audiência foi transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Jundiaí e da TVTEC e alcançou 5,5 mil pessoas e 6,7 mil visualizações.