Prefeitura de Jundiaí desenvolve ‘asfalto ecológico’ para melhorar estradas rurais
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí desenvolve ‘asfalto ecológico’ para melhorar estradas rurais

O asfalto ecológico será utilizado para qualificar cerca de 33 quilômetros de estradas rurais

Publicado

em

Foto de operários em obras
Massa asfáltica tem durabilidade de 10 anos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí iniciou o projeto “Caminhos Sustentáveis”, etapa do programa Mais Asfalto, criado pela gestão com objetivo de priorizar investimentos de infraestrutura urbana para recuperação de vias, asfaltamento e manutenções nas ruas e avenidas da cidade.

O projeto é voltado à melhoria das estradas rurais. A Alameda Dom Pedro, no bairro Terra Nova, é a primeira via a receber asfalto ecológico, feito com materiais reaproveitados da própria via não pavimentada. Nesta sexta-feira (22), a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) concluiu mais uma etapa do serviço na Alameda.

“Esse projeto que integra o Mais Asfalto, além de mais economia, oferece qualidade ao pavimento. Estamos projetando uma durabilidade de 10 anos deste asfalto”, destaca o gestor da UGISP, Adilson Rosa.

Inicialmente, a previsão é a utilização do asfalto ecológico para qualificar cerca de 33 quilômetros de vias rurais do município. A economia projetada aos cofres públicos é de cerca de R$ 3 milhões ao ano. A Prefeitura de Jundiaí ainda economizará com a quantidade bem menor de serviços de suas equipes de manutenção, principalmente em épocas de maior incidência de chuva.

Tecnologia

O gestor explica que para a produção do material, é empregado um equipamento móvel chamado recicladora. Trata-se de uma espécie de trator construído especificamente para o serviço, dotado de um cilindro rotativo com dentes de corte. O equipamento executa mecanicamente o corte, a mistura e a homogeneização do material existente na estrada.

À matéria-prima do asfalto rural, ainda são adicionados durante este processo agentes estabilizadores como cimento ou espuma de asfalto. Dependendo do tipo de solo de cada estrada, podem ser acrescentados ainda agregados reciclados produzidos pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí (Geresol), resultando em uma base de excelente capacidade de suporte.

“Para concluir, o revestimento final é feito com asfalto-borracha, que é o resultado de mistura de borrachas moídas de pneus inservíveis com piche. Vamos reciclar, somente nesta primeira etapa, em torno de 10,5 mil pneus, material que é poluente. Com essa nova técnica, as estradas rurais – por onde passam constantemente ônibus escolares e do transporte coletivo, e caminhões escoando a produção de alimentos – terão uma substancial melhoria em sua trafegabilidade. Além disso, não haverá mais poeira, que causa transtornos aos moradores”, completa o gestor.

Jundiaí

Jundiaí: Funss suspende temporariamente recepção de doação de roupas para o RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que, neste momento, a demanda mais urgente é de doações de itens como água, fraldas, ração animal, entre outros.

Publicado

em

Ponto de coleta em Jundiaí repleto de doações de roupas e mantimentos destinados às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) informa que a recepção de doações de peças de vestuário para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul será interrompida temporariamente a partir de sexta-feira (24). A medida visa otimizar o processo de organização e carregamento dos donativos, em virtude do grande volume de itens recebidos até agora. Desde o…

Continuar lendo

Jundiaí

CIESP Jundiaí celebra o Dia da Indústria

Instituição trouxe uma palestra com o tema “Sucessão: família, propriedade e negócio”

Publicado

em

Por

Palestrantes em um evento do CIESP Jundiaí, discutindo temas empresariais.
Foto: Tribuna de Jundiaí

Em comemoração ao Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, o CIESP Jundiaí promoveu uma palestra com o tema "Sucessão: família, propriedade e negócio". A apresentação ficou a cargo de Bruna Tokunaga Dias, sócia da Cambridge Family Enterprise Group, acompanhada de Aurelio Formoso Junior, consultor sênior da empresa. O evento reuniu diretoria, conselheiros e empresários para uma noite de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Policiais ensinam segurança no trânsito com teatro de fantoches para crianças

Alunos aprendem sobre os cuidados como pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de forma divertida. Saiba mais.

Publicado

em

Crianças de Jundiaí assistem a teatro de fantoches sobre segurança no trânsito em evento educativo com policiais.
A ação da campanha Maio Amarelo aconteceu em uma EMEB do bairro Jardim Esplanada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPtran) realizaram uma ação especial em uma EMEB no Jardim Esplanada, em Jundiaí. Assim, cerca de 390 alunos, de 4 a 10 anos, assistiram…

Continuar lendo

Jundiaí

Bolsonaro virá à Jundiaí para incentivar doações para o Rio Grande do Sul

Bolsonaro estará em local de coleta de donativos (provavelmente o Fundo Social de Solidariedade), das 10h às 19h.

Publicado

em

Jair-Bolsonaro
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro estará em Jundiaí no dia 30 de maio (próxima quinta-feira), para incentivar doações ao Rio Grande do Sul. De acordo com publicação no X, Bolsonaro estará em Jundiaí, provavelmente no Fundo Social de Solidariedade, das 10h às 19h. No post, ele sugere que a população ajude com “colchão, lençol, cobertor, toalha, roupa de frio, tênis,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia campanha contra paralisia infantil nesta segunda (27)

A campanha quer atualizar a carteira vacinal de crianças menores de 5 anos e aplicar dose adicional da Pólio oral na população de 1 a 4 anos.

Publicado

em

Criança recebendo vacina oral contra a poliomielite, conhecida como vacina contra paralisia infantil, em ambiente de saúde
Até abril, a cobertura vacinal da cidade estava em 74,98% (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Jundiaí intensifica a imunização contra a Poliomielite em campanha contra a paralisia infantil. A campanha tem como objetivo atualizar a carteira vacinal de crianças menores de 5 anos e aplicar uma dose adicional da Pólio oral (gotinha) na população de 1 a 4 anos. A vacina estará disponível em todas as Unidades…

Continuar lendo
Publicidade