Prefeitura de Jundiaí impede construção de loteamento irregular no Ivoturucaia
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí impede construção de loteamento irregular no Ivoturucaia

Os supostos proprietários não possuíam qualquer permissão e nem tinham apresentado projeto para a construção

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A continuidade de obras em um loteamento irregular no bairro Ivoturucaia foi impedido, na última de sexta-feira (01) pela Prefeitura de Jundiaí. Uma casa já estava sendo construída e outros cinco lotes dentro da mesma área já haviam recebido terraplanagem e muros de concreto. Os supostos proprietários não possuíam qualquer permissão e nem tinham apresentado projeto para a construção. A intervenção faz parte de um trabalho preventivo e foi feita pelo Departamento de Assuntos Fundiários, da Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente, com apoio da Guarda Municipal de Jundiaí e da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Além de impedir a proliferação de irregulares, o objetivo é proteger o meio ambiente, já que os loteamentos e construções – como é o caso da área do Ivoturucaia – podem estar em terrenos próximos a mananciais. Por consequência, a Prefeitura alerta a população em geral quanto aos riscos de ser enganada, ao comprar lotes e imóveis sem qualquer tipo de aprovação e documentação legal.

O diretor do Departamento de Assuntos Fundiários, Clovis Pinhata, acompanhou o trabalho e explicou que ele está alinhado ao poder de polícia do Município, em função do que define o inciso III do Artigo 85 da Lei 606/2021 (Código de Obras). “Nossa proposta é evitar que construções irregulares como essa se proliferem no município”, explica Clovis. “No caso desse loteamento, está fora da lei, produto de compra e venda por documentos sem nenhum valor, sem matrícula, e conforme informações adquiridas nas investigações feitas pelos fiscais do município, a pessoa que está realizando a venda dos lotes não está no título de propriedade, muito menos providenciou plantas para aprovação do projeto e não tinha alvará para execução, estando a área em nome de outras quatro pessoas.”

O diretor também explicou que a área não oferece a estrutura mínima para a ocupação, como rede de água, esgoto e drenagem. “Essas terraplanagens acabam indo para um córrego de manancial do município, próximo a esse loteamento irregular, ou seja, a falta de infraestrutura e as construções irregulares acabam prejudicando o meio ambiente e até a captação de água do município. Por isso é preciso agir rápido.”

Um dos lotes já está ocupado por uma família, cuja casa construída no local não foi demolida pela Prefeitura neste ato. Os proprietários da área já pediram a reintegração de posse e a retirada deverá ser feita por meio de liminar judicial.

Jundiaí

Feirão de Calçados e Roupas começa nesta terça (7), com foco no Dia das Mães

Edição especial segue até o dia 11 de maio, com calçados a partir de R$ 30, e peças de vestuário, a partir de R$ 10

Publicado

em

Por

Foto: APAE Jundiaí

Começa nesta terça-feira, dia 7, mais uma edição do Feirão de Calçados e Roupas Novas Beneficente na APAE de Jundiaí. Esta edição especial segue até o dia 11 de maio, sendo uma oportunidade ideal para comprar o presente para o Dia das Mães. O Feirão de Calçados Novos e Roupas Fitness fica aberto nos dias 7, 8, 9 e 10…

Continuar lendo

Jundiaí

Procon de Jundiaí faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’

A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente as mulheres em casos de violência ou assédio

Publicado

em

Por

Ação teve caráter educativo e foi feita em bares e restaurantes da cidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (6), o Procon de Jundiaí, em parceria com a Regional de Campinas, realizou uma ação educativa com donos de bares e restaurantes na cidade, sobre o protocolo “Não se cale”, lançado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente…

Continuar lendo

Jundiaí

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí abre 22 vagas para jovens músicos

Oportunidade é para músicos profissionais com idade entre 18 e 32 anos; inscrições vão até 26 de junho

Publicado

em

Por

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí contrata para a temporada 2024/2025. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Fundação Casa da Cultura e Esportes de Jundiaí recebe a partir desta segunda-feira (6) até o dia 26 de junho as inscrições de músicos interessados em compor o corpo artístico de Música – Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí para a temporada 2024/2025. São oferecidas 22 vagas para músicos profissionais com idade entre 18 e 32 anos, sendo que serão…

Continuar lendo

Jundiaí

Nova atração do Mundo das Crianças ensina sobre a influência das chuvas no relevo do solo

Trata-se de uma maquete hídrica, em que um projetor reflete imagens a partir do formato criado pelas crianças, que manipulam o material

Publicado

em

Por

Foto: DAE Jundiaí

Uma nova experiência interativa está aguardando os pequenos exploradores na Casa da Árvore do Mundo das Crianças, em Jundiaí. A mais recente atração do parque é uma maquete hídrica com a proposta de ensinar as crianças como as chuvas moldam o relevo. O equipamento, uma doação do Consórcio PCJ em parceria com o projeto Olhos da Serra à DAE Jundiaí…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Línguas de Jundiaí está com inscrições abertas para novas turmas

Interessados devem se inscrever até o dia 26 de maio, no site da prefeitura; serão oferecidas aulas de Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Publicado

em

Por

Aulas para os idiomas Inglês, Francês, Italiano e Espanhol são gratuitas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação “Antônio Houaiss” – localizado no Complexo Argos, da Prefeitura de Jundiaí, está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos de Inglês, Francês, Italiano e Espanhol. As inscrições vão até o dia 26 de maio e devem ser feitas pelo site da Prefeitura. Com duração de dois anos, as aulas serão ministradas…

Continuar lendo
Publicidade