Produção de frutas vermelhas cresce em Jundiaí com agroecologia e comércio
Conecte-se conosco

Jundiaí

Produção de frutas vermelhas cresce em Jundiaí com agroecologia e comércio

Culturas nativas da América do Norte têm encontrado na cidade um espaço importante para o aumento da produção

Publicado

em

Atualizado há

Produção de frutas vermelhas cresce em Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Também conhecidas como “berries”, as frutas vermelhas, que são culturas originalmente nativas da América do Norte, têm encontrado em Jundiaí um espaço importante para o aumento da produção. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, essas espécies significam uma oportunidade de diversificação de culturas na região. As produções na cidade são acompanhadas pela Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Prefeitura de Jundiaí, através de diversos programas de fomento ao agricultor.

Eva Vilma Manchini de Campos começou a plantação de framboesa, mirtilo, amora e morangos há pouco mais de um ano em caixas com manejo controlado. A produção, que se iniciou experimentalmente em pneus, agora ocupa uma estufa da propriedade no Rio Acima. Nos próximos meses, outras duas estufas também estarão produzindo. “Sempre fui apaixonada por frutas vermelhas. Além das propriedades medicinais e também pela cor e sabor. Como estou com um projeto de agroecologia, quero trazer as crianças para o sítio e fazer práticas pedagógicas e de convívio na natureza”, disse. A produção tem aproximadamente 300 pés. Ela também comercializa geleias.

Como a produção de “berries” ainda é muito nova na cidade, os dados do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA) para a cultura de frutas vermelhas na cidade apresentam apenas a produção de morango, com 21 propriedades, totalizando 16,2 hectares. “As tecnologias do cultivo de morango também se encaixam na produção das outras frutas vermelhas. E também são frutas que o produtor consegue manejar em espaços menores e com a família”, disse o engenheiro agrônomo da UGAAT, Sérgio Pompermaier.

Plantação de framboesa, mirtilo, amora e morangos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Janaina Michelin, do bairro Bom Jardim, também é um exemplo da nova produção na cidade. Nunca tendo produzido em escala comercial, escolheu justamente as berries, em especial o mirtilo, para começar a pequena plantação com 20 pés em substrato. “Tem um tempo que estava nesse impasse de produzir. Como minha área é pequena, fui pesquisar o que daria pra fazer, e me interessei pelos frutos vermelhos. Com a planta no substrato, a gente consegue controlar controlar o pH da terra, o que favorece o plantio”, disse.

“Dada a relevância que a produção das frutas vermelhas voltou a ganhar em Jundiaí, principalmente com o morango, estamos planejando um evento do Cultivo Protegido, no dia 29 de novembro, e que será voltado para a produção dessas culturas. O objetivo é orientar os agricultores e levar importantes orientações e trocas de experiências”, disse a diretora de Agronegócio de Jundiaí, Isabel Harder.

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), do Governo do Estado, também atua em parceria com a Prefeitura para promover assistência técnica que abrange as etapas da cadeia produtiva das frutas vermelhas. “A demanda por essas frutas é crescente, pois são frutas ricas em nutrientes, e que têm uma demanda enorme por restaurantes, padarias e confeitarias. Além do turismo rural, pois são muito usadas também em ações com visitantes”, lembrou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade