Projeto inaugura loja colaborativa para empreendedores afro-brasileiros de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Projeto inaugura loja colaborativa para empreendedores afro-brasileiros de Jundiaí

O projeto Bese Saka fica no Oficina 814, na Vila Virgínia, um bureau de negócios, especializado em potencializar, auxiliar e fomentar relacionamentos.

Publicado

em

Atualizado há

Projeto inaugura loja colaborativa para empreendedores afro-brasileiros de Jundiaí
O objetivo é integrar a cultura, arte e o capital humano, além de promover a geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável (Foto: Divulgação/Projeto Bese Saka)

Com o intuito de alavancar a economia criativa na Região de Jundiaí, o projeto Bese Saka inaugurou a primeira Loja Colaborativa de produtos afro. A loja fica no Oficina 814, um bureau de negócios, especializado em potencializar, auxiliar e fomentar relacionamentos. A ação contempla inúmeros profissionais de toda área de atuação da cidade, que já desenvolvem trabalhos nos setores de moda e artesanato.

O projeto integra a cultura, arte e o capital humano, além de promover a geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável, pilares da economia criativa. O Bese Saka surgiu através da necessidade de divulgar e comercializar a arte de empreendedores da cultura afro.

“União entre a comunidade preta e a captação de renda são os objetivos do Bese Saka, a fim de dar visibilidade ao afroempreendedorismo da nossa região,” comenta Maiara Davilin, uma das colaboradoras do programa.

A Oficina 814 fica na Rua do Retiro, 814, na Vila Virgínia, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Produtos

Com estampas afros, cercadas de cores alegres, vibrantes e várias formas geométricas, que reafirmam um forte laço com a cultura africana, servem como exemplo de persistência, empoderamento e igualdade de gênero.

Um exemplo disto são as bonecas que a terapeuta ocupacional e uma das expositoras, Kate Regina da Silva produz. “Em relação ao trabalho com bonecas, é um estímulo precoce das crianças em relação à diversidade cultural. É fato que precisamos reconstruir a nossa história na sociedade a partir dessas ações afirmativas desde a infância”, reforça.

Projeto inaugura loja colaborativa para empreendedores afro-brasileiros de Jundiaí
Foto: Divulgação/Projeto Bese Saka

Empreendedorismo

“A iniciativa, o espaço e a divulgação são importantes para que os expositores possam aprender a cuidar do seu negócio. Aqueles que precisam de ajuda em alguma etapa relacionada ao financeiro, terão este suporte no projeto”, afirma Elisângela Alves, administradora e educadora financeira, e uma das voluntárias do Bese Saka.

Jundiaí

Saiba como ajudar: entidades de Jundiaí recebem doações para famílias no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No cenário atual, em que o Rio Grande do Sul enfrenta as devastadoras consequências de alagamentos, entidades e grupos de Jundiaí têm se empenhado em arrecadar doações para auxiliar as vítimas dessa tragédia. As instituições, públicas e privadas, estão recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, itens de higiene pessoal, ração para cães e gatos, além de contribuições em dinheiro.…

Continuar lendo

Jundiaí

Bispo da Diocese de Jundiaí recebe equipe da Assistência Social para alinhamento de trabalhos

Dom Arnaldo e o Vigário-Geral, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da UGADS, Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi

Publicado

em

Por

Bispo Diocesano recebe equipe da Assistência Social para alinhamento dos trabalhos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (7), o Bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e o Vigário-Geral da Diocese, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi, para apresentação dos projetos e ações que envolvem a Diocese e a…

Continuar lendo

Jundiaí

6ª Conferência Municipal da Cidade de Jundiaí está em fase preparatória da Comissão Organizadora

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, evento acontece em junho

Publicado

em

Por

Tema será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Marcada para o dia 22 de junho de 2024, sábado, no Espaço Expressa, a 6ª Conferência Municipal da Cidade está na fase de convite aos setores públicos e sociedade civil organizada para composição da Comissão Organizadora, buscando a representatividade preconizada na Portaria MCID n° 175/2024. A sociedade civil está sendo convidada pelo Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), desde segunda-feira (6), e por meio de entidades representativas.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jumpbarbecue solidário: casa faz campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do RS

Campanha acontece entre os dias 9 e 12 de maio; com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha uma cerveja long neck

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Jumpbarbecue promove uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para auxiliar as vítimas dos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de campanha, os participantes terão a oportunidade de contribuir com a causa doando 2 kg de alimentos não perecíveis. Em troca…

Continuar lendo

Jundiaí

Contribuintes de Jundiaí podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais

Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o limite é de 1%

Publicado

em

Por

Destinação de parte do Imposto de Renda visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jundiaienses que desejam ajudar no desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais dessas instituições. Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o…

Continuar lendo
Publicidade