Rede de saúde de Jundiaí está estruturada para casos de Monkeypox
Connect with us

Jundiaí

Rede de saúde de Jundiaí está estruturada para casos de Monkeypox

Os atendimentos para casos suspeitos de Monkeypox estão concentrados nos Pronto Atendimentos e na Clínica da Família Novo Horizonte.

Published

on

Atualizado há

imagem-exame-monkeypox-jundiai
A Monkeypox é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a fim de se preparar seguindo o exemplo da Covid-19, capacitou a rede e definiu a operação para o atendimento de pacientes com suspeita de Monkeypox, ou varíola dos macacos. O segundo caso no município foi confirmado recentemente a partir de um exame recebido na última terça-feira (26).

Na cidade, o atendimento para os casos suspeitos está concentrado nos Pronto Atendimento (PAs) e na Clínica da Família Novo Horizonte. Os equipamentos contam com insumos para a coleta de exames para análise laboratorial.

Após o atendimento ao paciente, a Vigilância Epidemiológica (VE) é notificada e passa a fazer o acompanhamento do paciente além de efetuar a investigação epidemiológica junto das pessoas que tiveram contato com ele.

“Mesmo não sendo uma doença de transmissão tão fácil, rapidamente instituímos os protocolos para o atendimento e passamos a realizar análises diárias do cenário, a fim de conter a proliferação da doença. A rede hospitalar está igualmente preparada, havendo necessidade. Mantendo o princípio da transparência, também informamos a população sobre os casos no município”, destaca o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A Monkeypox é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus tem chance de entrar no corpo por contato com lesões da pele, contato próximo e íntimo e pelas mucosas. 

São considerados suspeitos pessoas de qualquer idade que apresentem início súbito de erupção cutânea aguda, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, incluindo a região genital.

Outros sintomas incluem febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, no último sábado (23), que a doença é uma emergência de saúde pública, de caráter global.

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí começa Liquidação ’96 horas de Máxima Loucura’ essa semana

Os quatro dias com promoções imperdíveis em diversas lojas do empreendimento começam nesta quarta-feira (15). Saiba mais.

Published

on

Maxi Shopping Jundiaí
Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

A aguardada Liquidação "96 horas de Máxima Loucura" do Maxi Shopping Jundiaí começa nesta quarta-feira (15) e seguem até domingo (19), oferecendo oportunidades realmente vantajosas em diversas lojas. A campanha promete descontos e preços bastante atrativos em uma variedade de produtos, além de facilidades de pagamento. Os clientes podem se antecipar e conferir algumas das promoções através da redes sociais do…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Coral Divino em Canto abre inscrições para novos integrantes; participe!

As inscrições estarão abertas até o dia 25 de janeiro; os ensaios acontecem nas quintas-feiras, das 19h30 às 22h, no Colégio Divino Salvador.

Published

on

Coral Divino em Canto
Foto: Divulgação

O Coral Divino em Canto, projeto musical mantido pelo Colégio Divino Salvador, em Jundiaí, está com inscrições abertas para novos integrantes. Desde sua criação, em 1998, o coral tem sido uma referência na cena musical local, oferecendo aos participantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades vocais em um ambiente acolhedor e dinâmico. As inscrições para novos integrantes estão abertas até…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí anuncia mais vagas em creches para 2025; confira

“Nosso desejo é atender com o máximo de qualidade possível as importantes demandas no município”, disse a secretária de Educação, Priscila Costa.

Published

on

Alunos pequenos almoçando em sala de creche, mostrando a ampliação de vagas nas creches de Jundiaí com reformas e novas obras
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí anunciou detalhes sobre o processo de matrícula para creches no município em 2025. As Escolas Municipais de Educação Infantil e Instituições contratadas pela gestão atendem crianças de 4 meses a 3 anos de idade, em período integral ou parcial, conforme a disponibilidade e organização das Unidades Escolares. Planejamento para ampliação de vagas De acordo com a…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo