Rede de Cidade das Crianças é apresentada a universidades brasileiras
Conecte-se conosco

Jundiaí

Rede de Cidade das Crianças é apresentada a universidades brasileiras

A reunião fez parte do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que se estende até o dia 24

Publicado

em

Atualizado há

Francesco Tonucci e Lorena Morachimo explicaram o conceito de Cidade das Crianças a representantes de universidades. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (20), representantes de universidades de todo o Brasil estiveram reunidos com o fundador da Rede Mundial de Cidade das Crianças, Francesco Tonucci, e com a coordenadora das Redes Internacionais de Cidade das Crianças, Lorena Morachimo, no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI). A proposta foi apresentar a Rede às instituições de ensino para que, caso haja interesse, elas possam fazer a adesão.

No encontro, Tonucci e Lorena compartilharam algumas experiências elaboradas pela Rede, em conjunto com a comunidade acadêmica, em diversos países onde atuam. Além disso, a dupla explicou de que forma as instituições de ensino podem colaborar com a elaboração de pesquisas e implementação de projetos nas cidades. A reunião fez parte do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que se estende até o dia 24 de março em Jundiaí.

Para Lorena, as universidades têm um papel fundamental tanto no desenvolvimento de adolescentes e adultos, quanto no das crianças. “O papel das universidades é formar profissionais que tenham um olhar diferenciado para a infância, que possam dar protagonismo, voz e autonomia às crianças”, comentou. “Além disso, as universidades tem a capacidade manter a condução de boas políticas públicas que estão em andamento nas cidades”, completou Tonucci.

“A tecnologia e a pesquisa são elementos norteadores das políticas públicas de Jundiaí. Estamos elaborando diversos estudos capazes de auxiliar no desenvolvimento dos meninos e meninas da nossa cidade”, afirmou a Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

O Gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, também ressaltou a importância da parceria entre a cidade e as universidades. “Com universidades aderindo à Rede, conseguimos mudar a cultura acadêmica, para que elas tenham um olhar voltado às crianças, para deixar a cidade ainda melhor para elas. Afinal, uma cidade boa para as crianças é boa para todas”.

“A adesão à Rede de Cidade das Crianças e a parceria com as universidades são práticas muito benéficas para Jundiaí, pois a pesquisa, a ciência e o trabalho em conjunto são os melhores caminhos para buscarmos avanços significativos na cidade” avaliou o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Para a pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP, e colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Infância e a Educação Infantil da Faculdade de Educação da UFMG, Luciana Maciel Bizzotto, participar de um encontro acadêmico com a participação de Francesco Tonucci é simbólico. “São conversas que inspiram a realização de pesquisas para que, em conjunto, possamos construir uma cidade transformadora e que melhore a experiência de crianças e adultos”, opinou.

Nesta terça-feira (21), a programação do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias segue em Jundiaí, com transmissão virtual das atividades pelo Youtube da Prefeitura

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí e Siemens discutem a ampliação de parcerias na área da inovação

Reunidos no gabinete do prefeito, gestores e executivos discutiram também demandas específicas da empresa

Publicado

em

Por

Encontro com as empresas é uma rotina da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última quarta-feira (15), o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu com executivos da Siemens Energy Brasil em seu gabinete. Durante o encontro, foram exploradas oportunidades de ampliação das colaborações na esfera da tecnologia e inovação. Além disso, foram discutidas demandas específicas da empresa que está localizada no município. "A aproximação com o setor privado é uma dinâmica adotada desde…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta para golpe de de óculos e exames de vista grátis

Descubra como se proteger de fraudes e onde buscar informações seguras sobre saúde ocular

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí alerta que circulam nas redes sociais fotos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com informações sobre a oferta de exames de vista e armações de óculos gratuitas. Isso é um golpe! São páginas que oferecem links, que uma vez clicados podem induzir a pessoa ao fornecimento de dados pessoais e contratação de serviços indevidamente. A orientação…

Continuar lendo
Publicidade