Resgate de animais feridos aumenta 135% na Associação Mata Ciliar em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Resgate de animais feridos aumenta 135% na Associação Mata Ciliar em Jundiaí

O número de animais resgatados passou de 2.646, em 2019, para 6.214, em 2021. Os animais são vítimas do descaso com o meio ambiente.

Publicado

em

Atualizado há

lobo-guará-recuperado-Mata-Ciliar-compressed
Muitos animais ficam órfãos e vulneráveis aos descasos com o meio ambiente. Foto: Arquivo Pessoal.

A Associação Mata Ciliar registrou o aumento, entre os anos de 2019 e 2021, de 153% no número de resgates a animais feridos na região de Jundiaí. A Mata Ciliar desenvolve ações que prezam a conservação da biodiversidade regional.

A instituição acolhe, desde os grandes felinos, até os pequenos pássaros, vítimas do desmatamento de remanescentes naturais para a implementação de imobiliárias e estruturas logísticas na região. Segundo apurado pelo g1, em 2019, cerca de 2.646 animais foram resgatados, em 2020 foram 4.684, e em 2021, 6.214.

“Esse fator faz com que os animais silvestres sejam expulsos de seus habitats, aumentando o risco de sofrerem acidentes dentro das cidades”, explica o  coordenador de comunicação da Mata Ciliar, Samuel Nunes, ao g1.

Lobo-guará-Mata-Ciliar
Lobo-Guará é resgatado pela instituição. Foto: Arquivo Pessoal

A maior parte dos animais que chegam na Mata Ciliar são vítimas de tráfico, atropelamento, eletrocussão, ataque de cão, queimada, caça ou perderam os pais e ficaram órfãos.

Segundo Samuel, o animal é resgatado e encaminhado para um primeiro atendimento com um médico veterinário. O médico avalia a situação do animal para que ele recebe o tratamento específico. “Quando os casos são mais graves, é necessário permanecer por um tempo maior em tratamento, e, após se recuperarem, eles ainda passam pela reabilitação.”

Para Samuel, o aumento dos resgates têm relação com os diversos problemas e descasos ambientais. “Isso não é só um problema de questão ambiental, impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, já que, com menos matas em pé, a consequência é a diminuição da qualidade do ar, a redução da quantidade de água, o empobrecimento do solo, a extinção de polinizações, entre outros fatores que são essenciais para a nossa sobrevivência”, afirma.

onças-da-amazônia-Mata-Ciliar
Filhotes de onças vieram da Amazônia. Foto: Arquivo Pessoal

Jundiaí

Jundiaí recebe encontro estadual de secretários de finanças

Publicado

em

Por

Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15)
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), em parceria com a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), promove, na terça-feira (30), o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças, no auditório da Universidade Anchieta. O evento está previsto para começar às 9h e terá palestras e debates sobre temas atuais na…

Continuar lendo

Jundiaí

Talento de Jundiaí: Ninah Sampaio brilha em primeiro clipe autoral

A jovem cantora de 18 anos lançou recentemente sua primeira música autoral “Minha Bad”, e agora é a vez do videoclipe

Publicado

em

A jovem cantora em sua participação no programa America's Got Talent. Foto: Arquivo Pessoal

A trajetória de uma estrela nem sempre segue um caminho previsível. Para Ninah Sampaio, jovem cantora de apenas 18 anos, sua carreira no mundo da música começou de certa forma tarde, mas seu talento e determinação a levaram a conquistar grandes feitos em pouco tempo, e hoje ela está lançando seu primeiro clipe de uma música autoral. Natural de Jundiaí,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí confirma mais duas mortes por dengue

Os óbitos foram de uma mulher de 58 anos e um homem de 80 anos, ambos com comorbidades. Saiba mais.

Publicado

em

Por

mosquito da dengue
Neste momento, a cidade ainda aguarda resultado de quatro mortes suspeitas pela doença (Foto: Canva)

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Jundiaí confirmou mais duas mortes por dengue no município. Agora, a cidade tem o total de cinco óbitos causados pela doença neste ano. As últimas vítimas registradas são: Mulher de 58 anos, com comorbidades, residente na Vila Helena. O óbito foi registrado no dia 30 de março. Homem de 80 anos, com comorbidades, residente…

Continuar lendo

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí recebe nova edição da Feira de Adoção de Animais neste sábado (27)

O evento terá cães e gatos adultos, castrados, vermifugados, vacinados e microchipados, além de filhotes. Confira.

Publicado

em

Por

O Maxi Shopping fica na Av. Antônio Frederico Ozanam, nº 6000, em Jundiaí (Foto: Divulgação/Focinho Feliz)

Neste sábado (27), das 11h às 15h, o Maxi Shopping Jundiaí recebe mais uma edição da Feira de Adoção de Animais, do Instituto Focinho Feliz. A feira terá cães e gatos adultos – castrados, vermifugados, vacinados e microchipados – e filhotes esperando por uma família. Como adotar um pet na Feira de Adoção? Para adotar é necessário levar RG, CPF e comprovante…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia obras de modernização da rede de água do Jardim Petrópolis e Jardim Bela Vista

A ação integra um contrato que prevê a substituição de 21,6 quilômetros de redes de água em toda a cidade

Publicado

em

Por

No Jardim Petrópolis, nove ruas receberão obras. Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí dá início, a partir da próxima segunda-feira (29), às obras de modernização e remanejamento da rede de água nas ruas do Jardim Bela Vista e do Jardim Petrópolis. A ação integra um contrato que prevê a substituição de 21,6 quilômetros de redes de água em toda a cidade, com diâmetros que variam de 50 a 150 mm,…

Continuar lendo
Publicidade