SAMU de Jundiaí completa 16 anos com mais de 260 mil atendimentos
Conecte-se conosco

Jundiaí

SAMU de Jundiaí completa 16 anos com mais de 260 mil atendimentos

O SAMU atua 24 horas por dia, sete dias por semana, e desde que iniciou suas atividades, nunca parou.

Publicado

em

Atualizado há

Socorristas: habilidade para socorrer e dirigir as unidades móveis
Leandro e o enfermeiro Luis: depois de ser socorrido, amizade já dura cinco anos (Foto: Reprodução/SAMU Jundiaí)

Nesta sexta-feira (27), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jundiaí completa 16 anos, com 263 mil atendimentos realizados ao longo de sua história. O serviço foi criado em 2005 na cidade, e hoje é um dos principais responsáveis pela qualidade da assistência em saúde prestada aos pacientes de Jundiaí.

Com um atendimento eficiente, as perguntas certas, por profissionais capacitados, agilidade, empatia e transporte correto, milhares de vidas foram salvas pelo SAMU Jundiaí. O médico Mario Jorge Kodama, que coordena o SAMU desde 2013, reforça uma das conquistas do serviço, a troca das viaturas de atendimento, o que possibilita o trabalho mais seguro e de qualidade.

“Também foi possível a informatização do Centro de Controle Operacional (CCO) e, desde o início, temos desenvolvido um trabalho de aproximação com todos nossos parceiros, como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. Para o futuro, queremos conquistar uma nova base, com espaço maior, mais confortável, que nos permitirá desenvolver um trabalho ainda melhor”, relata Kodama.

Ocorrências

Atualmente, o SAMU de Jundiaí conta com cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). “Nosso histórico demonstra que 80% dos atendimentos são relacionados a situações clínicas, ou seja, suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, dor no peito, mal súbito e falta de ar“, relata o coordenador. “Geralmente essas ocorrências envolvem pessoas a partir dos 60 anos”, completa.

Além disso, o serviço também atende demandas pediátricas, ginecológicas e obstétricas, psiquiátricas, traumas, acidentes de trânsito e outros. Com isso, somando 20% das ocorrências da cidade. A base do SAMU fica na Av. Antônio Frederico Ozanan e no mesmo local funciona a base do SAEC (Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos).

Equipe

O SAMU de Jundiaí é composto por uma equipe especializada, com:

  • 30 médicos;
  • 7 enfermeiros;
  • 26 técnicos de enfermagem;
  • 29 motoristas/socorristas;
  • 1 coordenador médico;
  • 1 coordenador de enfermagem e Centro de Controle Operacional (CCO);
  • 1 coordenador de frota;
  • 1 coordenador administrativo;
  • 1 assistente administrativo;
  • 10 Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM);
  • E 7 Rádio Operadores (RO).

O atendimento começa com o recebimento da ligação para o 192. O primeiro contato é com o TARM. Em seguida, os profissionais fazem a regulação médica, com algumas perguntas para definir qual o grau de urgência da solicitação e definir qual a conduta (irá ser encaminhada uma ambulância e qual o seu tipo, USB ou USA, ou até mesmo resolver a demanda por telefone por meio de acolhimento e orientação).

Por fim é feito o despacho da ambulância adequada, pela equipe de rádio operadores.

Rádio Operador é responsável por acionar a unidade móvel destinada a cada ocorrência (Foto: Reprodução/SAMU Jundiaí)

Pandemia

Dr. Kodama já dedicou onze anos ao SAMU, e nove deles na coordenação. Ele revela que o momento mais desafiador que vivenciou foi o início da pandemia da Covid-19.

“Já estamos acostumados a lidar com a instabilidade diária, tudo está tranquilo e de repente, um acidente mobiliza toda a equipe. No entanto, com a pandemia, o SAMU teve que se reinventar. Em pouco tempo tivemos que adequar nossa frota, treinar todos os colaboradores em protocolos de atendimento e segurança de operação, pensar na higienização das viaturas e educar a população sobre os riscos desnecessários de ir para o hospital. Tem sido um grande desafio, que nos tem propiciado muito aprendizado”, relata.

Dr. Mário Jorge Kodama, coordenador do SAMU desde 2013 (Foto: Divulgação/SAMU Jundiaí)

Gratidão

O sentimento de quem já foi atendido pelos serviços do SAMU é de gratidão, como afirma Marlene Ap. Buda de Godoy (67), mãe de Leandro Ferreira de Godoy (35).

Há cinco anos, o SAMU foi acionado para socorrer Leandro, portador de deficiência auditiva associada a distúrbios de comportamento, durante uma crise. “Naquele momento eu me senti muito mal em ver meu filho precisando ser socorrido em uma ambulância e levado para o hospital”, relembra emocionada.

“Porém, depois disso, a nossa vida mudou. O Leandro criou um vínculo muito forte com toda a equipe do SAMU. Recebe carinho e atenção de todos, até ganhou um uniforme”, conta Marlene.

“Hoje, quando ele entra em crise, está agitado ou não quer tomar a medicação, basta eu ir com ele até o SAMU e tudo se resolve, já não precisamos mais ir ao hospital. Isso não tem preço, meu sentimento é de imensa gratidão. Até o aniversário, Leandro faz questão de comemorar no SAMU”, relata.

Marlene, Leandro e o enfermeiro Luis (Foto: Divulgação/SAMU Jundiaí)

Começo de uma amizade

Leandro tem a ajuda de um tutor do SAMU, o enfermeiro Luis Carlos dos Santos, que atua na corporação há 16 anos. “Ele (Leandro) se tornou um amigo. Sempre que ele pode, vem ao SAMU. Eu inicio minhas atividades fazendo a conferência dos itens na viatura e ele sempre me acompanha, fica ao meu lado e eu oriento ele pra dar o ok nos itens. Isso tira um pouco o estresse dele e ele se sente bem”, conta o Luis.

Leandro e o enfermeiro Luis: depois de ser socorrido, amizade já dura cinco anos (Foto: Reprodução/SAMU Jundiaí)

O SAMU funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e desde que iniciou suas atividades, em 2005, nunca parou. Isso representa 5.840 dias de trabalho e 140.160 horas de dedicação ao atendimento pré-hospitalar móvel de urgência.

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo

Jundiaí

Feira Jundipan apresenta novidades do setor de panificação e café

Evento acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí estará presente na Jundipan – Feira de Panificação, Café, Gastronomia e Negócios, que acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva. Na sexta, o horário é das 14h às 21h, e no sábado, das 9h às 21h. A Associação Comercial estará com um estande para divulgar as soluções que oferece…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: UBSs Jardim do Lago e Tamoio ficam abertas no sábado (11) para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas leves e moderados podem se dirigir aos equipamentos

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) manterá dois equipamentos de Atenção Básica abertos neste sábado (11) para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE e Prefeitura de Jundiaí recebem executivos do Banco Fonplata em busca de investimentos

Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para a cidade

Publicado

em

Por

Na Prefeitura, eles participaram de uma reunião com os gestores Jones Martins e dr. Gustavo Maryssael. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Executivos do Banco de Desenvolvimento Fonplata participaram nesta segunda (6) e terça-feira (7) de reuniões com a diretoria da DAE e da Prefeitura de Jundiaí e de visitas técnicas a unidades da empresa. Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para Jundiaí. A DAE…

Continuar lendo
Publicidade