SAMU de Jundiaí realizou 3000 atendimentos a mais em 2021 na comparação com 2020
Connect with us

Jundiaí

SAMU de Jundiaí realizou 3000 atendimentos a mais em 2021 na comparação com 2020

E no que depender deste início de ano, 2022 deve registrar o maior índice anual de atendimentos da história do serviço

Published

on

Atualizado há

Médico coordenador do SAMU, Dr. Mário Jorge Kodama
Médico coordenador do SAMU, Dr. Mário Jorge Kodama. (Foto: Divulgação)

Em 2021 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jundiaí atendeu 19.415 chamados, média de 1.618 ao mês, o que equivale a 54 atendimentos diários. O número de atendimentos é 19% superior ao ano anterior, em 2020, cujo total de chamados foi de 16.411, que representa média de 1.367 atendimentos mensais e 45,5 ao dia. E no que depender deste início de ano, 2022 deve registrar o maior índice anual de atendimentos da história do serviço, que em agosto completou 16 anos, pois só em janeiro foram 1.905 chamados.

Segundo o médico coordenador do SAMU, Dr. Mário Jorge Kodama, o número de atendimentos do serviço tem crescido ano a ano, o que muda é o perfil dos pacientes “Em 2020, com o início da pandemia covid-19, passamos a receber um número maior de chamados de pacientes com síndromes gripais. Em muitos casos, a recomendação era de isolamento, sem necessidade de ir a um hospital. Também atendemos muitos casos de pacientes graves, que necessitaram de internação”, relembra. “Além disso, ouve um aumento de casos relacionados a problemas psicológicos, como crises de depressão, ansiedade e outros decorrentes do isolamento, do medo e das próprias incertezas sobre a pandemia”, explica.

No ano passado, com o início da vacinação e retomada de alguns serviços, a movimentação voltou às ruas. “Casos de acidentes de trânsito, brigas, afogamento e outros relacionados ao ambiente externo – fora de casa – voltaram a configurar entre os mais frequentes no nosso serviço, como antes da pandemia”, diz. O resultado foi 3.003 atendimentos a mais que o ano anterior.

Já neste começo de ano veio a fusão de ambas situações. Com a nova variante da covid-19, a ômicron, um grande número de pessoas foi contaminada, sendo o serviço o principal acionado para a assistência. Em paralelo, acidentes de trânsito, acidentes domésticos, vítimas de arma branca e arma de fogo, mal súbito e outras ocorrências não deram trégua, elevando a média para 63, 5 atendimentos diários.

Para prestar assistência a todas essas pessoas, o SAMU conta com seis ambulâncias, sendo cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). O Ministério da Saúde preconiza uma UBS para cada 100 – 150 mil habitantes e uma USA para cada 400 – 450 mil habitantes. Juntas, as ambulâncias do SAMU percorrem em torno de 23 mil quilômetros por mês. A equipe é formada por 115 profissionais e o serviço funciona 24 horas por dia.

“Os dias têm sido intensos para nossas equipes, pois existem ocorrências que são rápidas, incluindo o recebimento da ligação, deslocamento da unidade móvel, assistência e remoção, e que não ultrapassam o tempo de uma hora. Por outro lado, em situações mais graves, o tempo de atendimento pode ser elevado a até 3 horas ou mais, tendo inclusive que ser acionado o suporte do Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos”, diz.

A população pode auxiliar. “Ao acionar o serviço é importante passar informações precisas, sobre localização e estado do paciente, isso permitirá que seja enviado ao local o suporte móvel mais apropriado para a ocorrência, garantindo assim a eficiência. Outra ajuda importante, é não passar trotes ao serviço, pois enquanto um profissional está perdendo o tempo com este tipo de atendimento, uma vida pode estar sendo pedida”, finaliza o coordenador.

Jundiaí

Semana terá temperaturas que podem chegar a 35°C; confira a previsão do tempo em Jundiaí

De acordo com o Climatempo, a cidade terá dias de sol com nuvens, mas não chove. Confira a previsão do tempo em Jundiaí para essa semana.

Published

on

previsão do tempo em Jundiaí é de sol, sem chuva
Foto: Canva

O inverno está acabando e a previsão do tempo em Jundiaí é de uma semana de calor, com temperatura máxima que pode atingir 35°C. De acordo com o Climatempo, a cidade terá dias de sol com nuvens, mas não chove. Confira a previsão do tempo em Jundiaí para essa semana: Segunda-feira (9) - Sol o dia todo com algumas nuvens…

Continue Reading

Jundiaí

Satélites registram 45 focos de queimada por dia na região de Jundiaí

O Programa Queimadas estima que mais de 113 mil km² de vegetação tenham sido destruídos entre janeiro e julho de 2024 em todo o Brasil.

Published

on

Queimadas
Foto: Canva

Satélites capturaram 1.363 frentes de fogo em áreas de vegetação em agosto deste ano, conforme divulgado pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A região de Jundiaí e Sorocaba contabilizou uma média de 45 focos de queimada por dia, com o mês registrando quase dois incêndios por hora. Desde janeiro, foram identificados 3.658 focos de incêndio em…

Continue Reading

Jundiaí

Fisioterapeuta de Jundiaí conquista novos horizontes através da música sertaneja; conheça Rayssa Silva

Com o lançamento de sua música sertaneja, a cantora combina o cuidado e a empatia que desenvolveu na fisioterapia com a emoção e a paixão da música.

Published

on

Fisioterapeuta de Jundiaí conquista novos horizontes através da música sertaneja
Foto: Arquivo Pessoal

Natural de Jundiaí, Rayssa já se destaca na área da fisioterapia e agora se prepara para brilhar em um novo palco: o da música sertaneja. "Eu amo a fisioterapia porque amo pessoas, mas a música provoca emoções de uma maneira única," afirma Rayssa, que sempre encontrou na música uma forma de expressar seus sentimentos mais profundos. Desde pequena, ela sempre…

Continue Reading

Jundiaí

Fisioterapia devolve a vida de jundiaiense que sofria de síndrome rara

Após perder todos os movimentos, Luis Gustavo renasceu com a força de vontade e inúmeras sessões de fisioterapia

Published

on

Fisioterapia transformou a vida de Luis Gustavo.
Luis em sessões de fisioterapia e, hoje, praticando uma de suas atividades favoritas (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje, 8 de setembro, é o Dia Mundial da Fisioterapia e para celebrar esta data tão importante vamos contar a história do jundiaiense Luis Gustavo Loschi, de 28 anos, que em 2017 foi diagnosticado com PDIC (Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica), uma condição rara, e viu sua vida transformar num piscar de olhos.  A condição que afeta os nervos do corpo…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí adota modelo colhe e pague para produção rural

Proposta tem atraído turistas de todos os cantos para viver a experiência

Published

on

Em Jundiaí, o visitante pode colher sua própria goiaba nas plantações.
Produtor Almir Michelin, do Sítio Santana, mostra como é feita a colheira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No município de Jundiaí, em São Paulo, ser o protagonista da colheita tem sido um diferencial para o visitante que faz questão de ter novas experiências saudáveis. E assim tem sido, quando se deparam com propriedades rurais com o sistema ‘colhe e pague’.  A nova proposta tem atraído turistas de todos os cantos. Eles são equipados com cesta, tesoura ou…

Continue Reading
Advertisement