Saúde e Educação são prioridades no orçamento de 2022 em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Saúde e Educação são prioridades no orçamento de 2022 em Jundiaí

Prefeitura prevê recursos para o pós-COVID-19

Publicado

em

Atualizado há

jundiaí
(Foto: divulgação)

Em audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Jundiaí, de maneira virtual, com a participação de representantes da Prefeitura e do legislativo jundiaiense, na manhã de quarta-feira (26), foi apresentado o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que antecede a elaboração do orçamento de 2022. As projeções levam em consideração a realidade econômica do país, fortemente afetada pela pandemia, e a realidade social do município, para que a estimativa da receita e a distribuição dos recursos em cada uma das políticas públicas sejam bem calibradas.

Os investimentos em Saúde e Educação seguem sendo as prioridades estruturais da gestão municipal, que projeta um orçamento de R$ 2,6 bi em 2022 para cidade. “Jundiaí projeta o orçamento em bases conservadoras neste momento, de maneira sólida, para evitar sobressaltos e sustos no futuro. A austeridade e o planejamento norteiam a administração do nosso município, que tem arcado com a maior fatia dos investimentos necessários para o custeio de áreas como a Saúde e Assistência Social, demandadas de maneira suplementar desde o ano passado com a pandemia do Novo Coronavírus, além de todas as obrigações com as demais políticas públicas”, explicou o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, lembrando que as transferências realizadas no ano passado pelo Governo Federal para o custeio dos gastos adicionais decorrentes da COVID-19 não foram projetados no Orçamento da União para o ano de 2021, o que afeta a todos os municípios do país.

Entre os projetos citados pelos gestores municipais da Promoção e Saúde (UGPS), Tiago Teixeira e Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, estão em andamento obras em 16 Novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), projeto do Centro Médico de Diagnóstico (Vila Progresso), Clínicas da Família e Unidade Pré-Hospitalar (Ponte São João e Hortolândia), reforma no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), além de implantação de prontuário eletrônico, telemedicina e outras iniciativas inteligentes de uso de tecnologia para a ampliação do atendimento à população. Já na Educação, 25 Escolas Inovadoras, Distrito do Conhecimento, inclusão de aulas de Espanhol e Francês para as crianças da rede pública municipal e um laboratório ‘maker’ fazem parte das ações da pasta para os mais de 37 mil estudantes contemplados.

Além dessas duas áreas, Jundiaí conta com R$ 30 milhões, captados junto ao BNDES, exclusivo para investimentos nos próximos três anos em ações de melhoria da segurança da cidade. Outra área que terá destaque no planejamento orçamentário dos próximos anos será a política de primeira infância e da criança na cidade, em razão dos compromissos assumidos pelo prefeito Luiz Fernando Machado com organizações mundiais que estimulam investimentos nessas áreas.

Jundiaí

Saiba como ajudar: entidades de Jundiaí recebem doações para famílias no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No cenário atual, em que o Rio Grande do Sul enfrenta as devastadoras consequências de alagamentos, entidades e grupos de Jundiaí têm se empenhado em arrecadar doações para auxiliar as vítimas dessa tragédia. As instituições, públicas e privadas, estão recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, itens de higiene pessoal, ração para cães e gatos, além de contribuições em dinheiro.…

Continuar lendo

Jundiaí

Bispo da Diocese de Jundiaí recebe equipe da Assistência Social para alinhamento de trabalhos

Dom Arnaldo e o Vigário-Geral, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da UGADS, Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi

Publicado

em

Por

Bispo Diocesano recebe equipe da Assistência Social para alinhamento dos trabalhos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (7), o Bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e o Vigário-Geral da Diocese, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi, para apresentação dos projetos e ações que envolvem a Diocese e a…

Continuar lendo

Jundiaí

6ª Conferência Municipal da Cidade de Jundiaí está em fase preparatória da Comissão Organizadora

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, evento acontece em junho

Publicado

em

Por

Tema será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Marcada para o dia 22 de junho de 2024, sábado, no Espaço Expressa, a 6ª Conferência Municipal da Cidade está na fase de convite aos setores públicos e sociedade civil organizada para composição da Comissão Organizadora, buscando a representatividade preconizada na Portaria MCID n° 175/2024. A sociedade civil está sendo convidada pelo Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), desde segunda-feira (6), e por meio de entidades representativas.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jumpbarbecue solidário: casa faz campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do RS

Campanha acontece entre os dias 9 e 12 de maio; com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha uma cerveja long neck

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Jumpbarbecue promove uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para auxiliar as vítimas dos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de campanha, os participantes terão a oportunidade de contribuir com a causa doando 2 kg de alimentos não perecíveis. Em troca…

Continuar lendo

Jundiaí

Contribuintes de Jundiaí podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais

Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o limite é de 1%

Publicado

em

Por

Destinação de parte do Imposto de Renda visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jundiaienses que desejam ajudar no desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais dessas instituições. Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o…

Continuar lendo
Publicidade