Segunda Audiência Pública sobre o Trem Intercidades é realizada em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Segunda Audiência Pública sobre o Trem Intercidades é realizada em Jundiaí

O objetivo da audiência foi tratar sobre o pedido de licença prévia e apresentar a análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

Publicado

em

Atualizado há

População pôde acompanhar a audiência pública de forma presencial ou virtualmente. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Foi realizada na Escola Estadual Dr. Antenor Sorares Gandra, no Centro de Jundiaí, a segunda (de três) audiências públicas (Campinas/Jundiaí/São Paulo), para tratar da implantação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte e da Segregação Noroeste do Transporte de Cargas. A audiência foi mediada por membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA).

O objetivo da audiência foi tratar sobre o pedido de licença prévia e apresentar para a sociedade a análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Atualmente, o processo de licenciamento está em fase de análise da viabilidade socioambiental do empreendimento que é avaliado pela CETESB. A previsão é que esta etapa vá até o fim do primeiro semestre.

Com os dados apresentados pelo estudo EIA/RIMA, o geógrafo responsável apresentou à população o Empreendimento, Diagnóstico Ambiental e a Avaliação Ambiental do Projeto. “Hoje estamos aqui para explicar os potenciais impactos ambientais que podem ocorrer com a implantação do empreendimento e como preveni-los e, até mesmo, compensá-los”, afirma Marcos Rocha, Geógrafo da JGP, Consultoria Ambiental, empresa responsável pelo Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento.

Segundo Augusto Almudim, Secretário de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado de São Paulo, os benefícios desses projetos são impactar positivamente a vida da população da Região Metropolitana e das cidades que a cercam. “Serão 430 quilômetros de vias férreas executadas, fomentando a mobilidade sobre trilhos. Serão 255 mil passageiros transportados por dia no TIC Eixo Norte, além da integração entre as cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas”.

Fazem parte do projeto; Trem Intercidades – (TIC) Serviço Expresso de Transporte Ferroviário de Passageiros, ligando São Paulo (Barra Funda) a Jundiaí e Campinas. Trem Intermetropolitano (TIM), que passará por cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Além da já existente Linha 7 – Rubi, que terá sua estrutura totalmente renovada, mantendo o trajeto entre a Estação da Barra Funda (São Paulo) e Jundiaí.

Geógrafo Marcos Rocha, explica sobre os estudos EIA/RIMA, para os participantes da audiência. Foto: Prefeitura de Jundiaí

“O objetivo da implantação da via exclusiva é eliminar esse gargalo que existe hoje em dia, com ganho para o transporte de passageiros e o transporte de cargas”, explica Ricardo Uchôa, Gerente Geral Programa Segregações, da MRS. Com a implantação da via ferroviária da Segregação Noroeste, o escoamento de cargas será feito de forma exclusiva do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) até o Porto de Santos. A primeira fase da obra consiste na instalação da via férrea até Campo Limpo Paulista.

“O projeto visa a eficiência no transporte de cargas e passageiros. Os novos serviços ampliarão a acessibilidade regional do município, o fomento à economia e a criação de novos empregos”, disse Sinésio Scarabello Filho, Gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que entregou ao CONSEMA um ofício com os 17 pontos de interferências do projeto com a infraestrutura municipal, de mobilidade, inclusive da fauna, e de drenagem e ressaltou a necessidade de previsão das respectivas soluções no orçamento das obras. Depois da apresentação do projeto, a tribuna foi aberta à população para questionar e tirar dúvidas sobre a implantação do empreendimento.

Também participaram da audiência parlamentares de diversos municípios, representantes das Unidades de Mobilidade e Transporte (UGMT), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Cultura (UGC) e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) da Prefeitura de Jundiaí, além de representantes da DAE. A próxima audiência pública está marcada esta quinta (15), às 17h, no CEU PERA-MARMELO, Teatro Plínio Marcos Machado, localizado na Rua Pêra-Marmelo, 226 – Jardim Santa Lucrécia – Pirituba, São Paulo.

A audiência completa está disponível neste link.

Jundiaí

Hospital São Vicente alerta para golpe e reforça que não solicita pagamentos por telefone

O HSV reforça que todos os serviços são gratuitos pelo SUS e orienta a não realizar depósitos solicitados por supostos representantes.

Publicado

em

Entrada do Novo Hospital São Vicente, em Jundiaí, com estátua de São Vicente de Paulo em destaque e placa ao fundo.
Foto: Divulgação/Hospital São Vicente

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) reforça o alerta sobre golpes que utilizam o nome da instituição para enganar pacientes e seus familiares. O HSV esclarece que atende gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não cobra por nenhum procedimento, exame ou cirurgia. Além disso, o Hospital São Vicente não solicita pagamentos por telefone relacionados a…

Continuar lendo

Jundiaí

Confira o ‘abre-fecha’ de Jundiaí no feriado de Corpus Christi

A prefeitura de Jundiaí divulgou a programação especial e alterações em serviços públicos durante o feriado prolongado.

Publicado

em

Mulher em calçada e ônibus municipal de Jundiaí na rua
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O feriado de Corpus Christi se aproxima e a Prefeitura de Jundiaí divulgou a programação especial e as alterações em serviços públicos durante o período. Confira tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo o feriadão na cidade: Os setores administrativos em geral não terão expediente na quinta (30), retomando o atendimento normal na segunda-feira (03), logo no…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Dia do Desafio tem atividades o dia todo no Bolão nesta quarta (29)

A programação do Dia do Desafio de Jundiaí terá caminhada, aula de ritmos e atletismo com infláveis. Saiba mais.

Publicado

em

Pessoas caminhando durante o Dia do Desafio em Jundiaí
Foto: Divulgação/Procon Jundiaí

O Dia do Desafio celebra sua 30ª edição nesta quarta-feira, 29 de maio, reunindo mais de 3.500 organizações públicas e privadas em 14 países. De acordo com a iniciativa global, idealizada pela Tafisa (The Association For International Sport for All), o objetivo é incentivar a prática regular de exercícios físicos e combater o sedentarismo. Além disso, o Dia do Desafio…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: mais de 160 pessoas participam de capacitação em desengasgo e ressuscitação de crianças

A iniciativa, coordenada pela Liga de Medicina de Emergência da FMJ, teve como objetivo ensinar práticas para que os participantes possam agir em situações de emergência.

Publicado

em

Grupo de participantes em frente à tenda da CCR AutoBAn após capacitação em desengasgo de crianças em Jundiaí.
Quarenta alunos da FMJ foram previamente capacitados para repassar as técnicas de desengasgo e RCP aos participantes (Foto: Faculdade de Medicina de Jundiaí)

No último sábado, 25 de maio, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em parceria com a CCR AutoBAn, o SAMU Jundiaí e o Mundo das Crianças, realizou uma ação educativa para capacitar pais e cuidadores em técnicas de desengasgo e reanimação cardiopulmonar (RCP) em crianças. A iniciativa, coordenada pela Liga de Medicina de Emergência da FMJ, teve como objetivo…

Continuar lendo

Jundiaí

Em Jundiaí, fórum define estratégias para maior participação da juventude na gestão pública

O encontro promovido pelo Governo do Estado de São Paulo reuniu representantes de 15 cidades da região Macro Metropolitana Paulista para um debate sobre o futuro da juventude.

Publicado

em

Palestrante conduz Fórum Regional de Juventude em Jundiaí, abordando políticas públicas e cidadania para jovens.
O objetivo do Fórum Regional da Juventude era discutir a ampliação da participação dos jovens na gestão de políticas públicas nos municípios (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na última segunda-feira (27), Jundiaí recebeu o Fórum Regional da Juventude, um encontro promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Política para a Juventude (CPJ), com o apoio da Assessoria de Políticas para a Juventude da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). Assim, o evento…

Continuar lendo
Publicidade