Sesc Jundiaí participa da Semana Mundial do Brincar 2024; confira a programação
Connect with us

Acontece

Sesc Jundiaí participa da Semana Mundial do Brincar 2024; confira a programação

Com diversas de atividades que incluem espetáculos, vivências, oficinas, contação de histórias e shows, evento busca promover uma convivência lúdica entre adultos e criança

Published

on

Atualizado há

Em 'Xirê Brincante', as crianças vão brincar circulando pelas culturas negra. Foto: Divulgação

De 25 de maio a 2 de junho, o Sesc São Paulo participa da Semana Mundial do Brincar, uma iniciativa promovida pela Aliança pela Infância. Com o objetivo de reforçar a importância da brincadeira no universo infantil, o evento ocorre em 36 unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo, oferecendo uma ampla programação composta por mais de 150 atividades gratuitas.

Sob o tema “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar”, a programação deste ano convida o público a participar de uma série de atividades que destacam a potência da roda como símbolo de convivência, compartilhamento e cultura. Desde cantigas de roda até rodas de capoeira, brincadeiras de roda, rodas de samba e rodas de conversa, as atividades buscam reconectar os participantes com saberes ancestrais e valorizar manifestações da cultura popular, especialmente as de origem indígena e afrorreferenciadas.

Rosana Abrunhosa, técnica em infâncias e juventudes da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, destaca a importância da roda como elemento inspirador da programação deste ano. Segundo ela, “a roda é muito mais do que um símbolo geométrico; é um modo de se comunicar, de ser e estar no mundo, assim como o brincar é para bebês e crianças”.

Com uma variedade de atividades que incluem espetáculos, vivências, oficinas, contação de histórias e shows, o evento busca promover uma convivência lúdica entre adultos e crianças.

Programação do Sesc Jundiaí

Vivências

GEODÉSICAS PARA BRINCAR
Com Parque de Bambu

Inspirados no tema da “roda”, trazem o domo geodésico onde as crianças vão poder brincar em meio a imagens projetadas de planetas, satélites naturais e estrelas.

De 25/5 a 2/6, terça a domingo, 10h às 12h e 14h às 18h
Praça | Para crianças de 3 a 12 anos, acompanhados de um adulto de referência

XIRÊ BRINCANTE: AFRICANIDADES E BRASILIDADES EM RODA
Com Cia. Caruru

“Xirê” é uma palavra em Yorubá que significa “roda” e simboliza a união e a diversão em grupo. Nessa atividade, as crianças vão brincar circulando pelas culturas negras, e descobrindo brincadeiras de roda do Brasil e do continente africano.

De 26/5 a 2/6, terça a domingo, 10h30 às 12h e 15h às 17h
Praça | Para menores de 6 anos, acompanhados de um adulto de referência

RODA DE ACONCHEGO
Com Carol Ladeira

Uma roda com músicas que estimulam momentos de brincadeiras entre bebês e seus adultos.

Dia 29, quarta, 10h30 às 11h30
Espaço de Brincar

Dia 31. Sexta, 10h30 às 11h30 e 14h às 15h
Sala Múltiplo Uso 2
10 duplas | Entrega de senhas no local, 30 minutos antes
Para bebês até 24 meses, acompanhados de um adulto de referência

Oficinas

VEM PRA RODA!
Com Carol Ladeira

Nesta atividade que abraça crianças, jovens, adultos e idosos, os participantes vão brincar a partir de manifestações populares como o coco, samba de roda e ijexá.

Dias 30 e 31, quinta e sexta, 16h às 17h15
Praça | Para maiores de 3 anos, acompanhados de um adulto de referência

BRINQUEDOS DE VOAR
Com Natália Vasconcelos

A partir da produção de brinquedos de voar como barangandão, serpentes, piabas e aviãozinho, os participantes vão compartilhar saberes das culturas tradicionais.

Dia 26, domingo, 16h às 17h30
Sala Múltiplo Uso 5
10 duplas | Entrega de senhas no local, 30 minutos antes
Para crianças de 3 a 6 anos, acompanhados de um adulto de referência

BRINQUEDOS DE MOVIMENTAR
Com Natália Vasconcelos

Roda para compartilhar saberes da Cultura Tradicional da Infância, passados de geração em geração, a partir da produção de brinquedos de puxar, empurrar, embalar e rodar, como são o pião, o corrupio, a piorra, a boneca e boneco.

Dia 2/6, domingo, 16h às 17h30
Sala Múltiplo Uso 5
10 duplas | Entrega de senhas no local, 30 minutos antes
Para maiores de 3 anos, acompanhados de um adulto de referência

Bate-papo

A RODA, A CRIANÇA E O BRINCAR
Com Lucilene Silva

Conversa sobre a qualidade, a diversidade e a beleza do repertório das brincadeiras em roda, que nos remetem à infância e fazem parte da nossa cultura popular.

Dia 29, quarta  
Turma 1 – 9h | Turma 2 – 14h
Teatro | 100 lugares

Show

BRINCANTORIAS
Com CantaVento

As famílias são convidadas a mergulhar em cantos de roda e danças populares ao som de ritmos como Moçambique e Samba de Roda, celebrando a riqueza da cultura brasileira em um ambiente festivo.

Dia 1/6, sábado, 17h30 às 18h30
Área de Convivência

O Sesc Jundiaí fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico.

Acontece

Festival da Economia Criativa de Jundiaí celebra talento local

O evento da Prefeitura de Jundiaí e Fundação Escola TVTEC, acontece nos dias 14 e 15 de junho, com programação de arte, cultura, gastronomia e música.

Published

on

Evento ao ar livre, sob uma tenda, com várias pessoas circulando entre barracas de artesanato e produtos locais de Jundiaí.
O Festival da Economia Criativa terá mais de 150 expositores e entrada gratuita (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC promoverão o Festival da Economia Criativa, um evento que reúne arte, cultura, gastronomia e música regional. O festival acontece nos dias 14 e 15 de junho no Complexo Argos, com entrada gratuita e programação para toda a família. Assim, no Festival da Economia Criativa você conhecerá mais de 150 expositores, com…

Continue Reading

Acontece

Jumpbarbecue celebra Dia dos Namorados com jantar especial e música ao vivo

A talentosa cantora Ananda encantará o público com um show acústico ao piano, voz e violão

Published

on

Foto: Divulgação

Neste Dia dos Namorados, o Jumpbarbecue promete uma noite inesquecível para os casais apaixonados com um jantar acompanhado de música ao vivo e ainda a chance de ganhar prêmios incríveis. A noite contará com a presença especial da talentosa cantora Ananda, que encantará o público com um show acústico ao piano, voz e violão, criando um ambiente intimista e romântico.…

Continue Reading

Acontece

Começa a montagem da Festa Julina de Jundiaí 2024

Você já pode comprar os ingressos para os shows na arena da Festa Julina. Saiba mais.

Published

on

Espaço de montagem de palco da Festa Julina de Jundiai, no Parque da Uva
A Festa Julina de Jundiaí 2024 acontecerá entre os dias 19 e 28 de julho (Foto: Divulgação/Festa Julina de Jundiaí)

A montagem da estrutura da Festa Julina de Jundiaí já começou e a expectativa é grande para o evento que acontece de 19 a 28 de julho. De acordo com a programação, o parque abre às sextas-feiras às 17h, sábados e domingos ao meio-dia. Para as crianças, haverá um espaço dedicado e gratuito com diversos brinquedos infláveis. Além disso, um…

Continue Reading

Acontece

Festa Junina Vegana em Jundiaí neste domingo

Desfrute de comidas típicas veganas, atividades para todas as idades e uma roda de conversa sobre empatia neste evento sustentável e divertido.

Published

on

Imagem mostrando alimentos típicos da Festa Junina Vegana: esfiha de carne vegetal e cocada em pedaços, ambos em uma mesa rústica.
Foto: Divulgação

Prepare-se para uma experiência única na Festa Junina Vegana, organizada pelo renomado Festival Come O Quê. Este evento especial, que acontecerá no dia 9 de junho, das 10h às 17h, no Clube São João, em Jundiaí, promete unir a tradição das festas juninas com a proposta vegana e sustentável. Delícias veganas para todos os gostos: A Festa Junina é um…

Continue Reading

Acontece

Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica se apresentam no SESI Jundiaí

A orquestra trará clássicos populares da música erudita, sob a regência de João Carlos Martins. A entrada é franca mediante retirada de ingressos. Garanta o seu.

Published

on

Maestro João Carlos Martins, se apresentando em um concerto, tocando piano. Ao fundo, membros da Bachiana Filarmônica estão tocando instrumentos de corda, como violinos.
A apresentação acontecerá no dia 13 de junho, a partir das 20h no SESI Jundiaí Luiz Latorre (Foto: JCM © Lúcia Haraguchi

Na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, a Bachiana Filarmônica SESI-SP se apresenta no SESI Jundiaí Luiz Latorre, sob a regência do renomado Maestro João Carlos Martins. O concerto para os amantes da música erudita terá entrada franca e ingressos limitados. O concerto marca a celebração dos 80 anos do SENAI Jundiaí e dos 30 anos do Núcleo de Jovens…

Continue Reading
Advertisement