Grendacc celebra mês de conscientização do câncer infantojuvenil com mais de 80% de curas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Grendacc celebra mês de conscientização do câncer infantojuvenil com mais de 80% de curas

Com diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam em até 80%.

Publicado

em

Atualizado há

Setembro Dourado no Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Setembro Dourado é o mês de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil e destaca a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em até 80% as chances de cura. E no Hospital da Criança do Grendacc o índice de cura é superior a 80%, por isso a instituição tem muito o que celebrar. Prova disso foi o sino da vitória de Marcela Morija Soares, de 14 anos, que venceu um Sarcoma Fusocelular Renal. A paciente toco o sino, que simboliza o final do tratamento efetivo contra o câncer, no dia 31 de agosto. Ela descobriu a doença em agosto de 2021, passou por cirurgia de ressecção da massa, quimioterapia, radioterapia, e enfrentou tudo com muita força.

(Foto: Divulgação/Grendacc)

Este foi o sétimo sino da vitória deste ano no Grendacc. Os outros pacientes que venceram o câncer e atualmente estão em acompanhamento são:

  • 11 de fevereiro – Benício Moura Landiva Espogino, 2 anos e 10 meses (Tumor de Wilmes Bilateral);
  • 24 de abril – João Lucas de Paula, 4 anos (Leucemia Mieloide Aguda);
  • 13 de maio – Giovanna de Oliveira Passos, 6 anos (Leucemia Linfoide Aguda);
  • 28 de junho – Pedro Martins Simões Santos, 12 anos (Linfoma de Hodgkin);
  • 15 de julho – Dawene Kellen Baima Costa, 27 anos (Osteossarcoma);
  • 17 de agosto – Valentina Lopes Ferreira, 5 anos (Leucemia Linfoide Aguda).
(Foto: Divulgação/Grendacc)

Durante todo o mês de setembro, o Grendacc fará publicações alertando sobre a atenção que pais e responsáveis devem ter com os sinais e sintomas, ação fundamental para o diagnóstico precoce, que aliado ao tratamento realizado em centros especializados, como o Hospital da Criança, aumentam as chances de cura.

1º Simpósio Setembro Dourado

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí, o Grendacc fará o 1º Simpósio Setembro Dourado, no dia 13 de setembro, na Escola de Gestão Pública de Jundiaí. A ação tem como tema “O câncer infantil do ponto de vista multidisciplinar” e será voltada para os profissionais da área da saúde municipais, como pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários da saúde, entre outros.

A primeira palestra do evento será feita pela oncologista pediátrica do Hospital da Criança do Grendacc, Arianne Casarim, que irá destacar os sinais, sintomas e o tratamento contra o câncer. “Vamos enfatizar a importância do diagnóstico precoce. Falar sobre o câncer infantil é falar sobre o tempo. Nossas taxas de cura são maiores para os casos diagnosticados mais precocemente. Nesse mês, reforçaremos a importância e atenção dos pais e cuidadores”, afirma. A atuação do fisioterapeuta, da nutrição, do serviço social, o papel da enfermagem e os cuidados paliativos e a importância da espiritualidade também serão abordados durante o simpósio.

No Brasil, o câncer é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de casos novos de câncer infantojuvenil para o triênio 2020-2022 é de 8.460.

Atualmente 18 pacientes estão em tratamento efetivo no Grendacc e outros 74 estão em acompanhamento. Segundo a médica Arianne Casarim, na instituição temos um maior número de casos de leucemia e linfoma, compatível com os dados e estatísticas do Brasil e do mundo.

Mais ações do Setembro Dourado

Para celebrar o mês, o Bazar Permanente da instituição está com uma grande liquidação de ternos (por R$ 50,00) e blazers (por R$ 35,00) masculinos e de vestidos de festa femininos. Além de lindos acessórios e peças em amarelo e dourado. Lembrando que 100% do valor arrecadado com as vendas é revertido para o Hospital da Criança.

Outra ação está sendo feita em parceria com o salão de cabeleireiros Studio Ellegance. Todas as terças e quartas, 100% do valor obtido com os cortes de cabelo infantis será revertido para o Grendacc. Para participar, basta agendar um horário pelos telefones (11) 4805-4724 e (11) 96408-9190.

Em suas redes sociais (Instagram e Facebook), o Grendacc conta a história de vários pacientes que estão em tratamento ou já se curaram e informa sobre os tipos de câncer mais comuns na infância e adolescência.

“Orientação Nutricional e Preventiva de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT’s)”

Atualmente o Hospital da Criança do Grendacc está captando recursos para dois projetos que foram aprovados pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente). Um deles é o de “Orientação Nutricional e Preventiva de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT’s)”. No qual, por meio da promoção da educação para a alimentação saudável de crianças e adolescentes, busca reduzir danos e proteger a vida pela intervenção e ações planejadas frente aos fatores de risco do adoecimento. (link https://docs.google.com/presentation/d/1jeDi-RlrHAQyqdcKTKp5ptGFUH2uPxaq/edit?usp=sharing&ouid=106058643060322039927&rtpof=true&sd=true).

Para participar, basta abater o valor da doação do imposto de Renda devido e para tanto é necessário fazer a declaração no formulário completo; acessar o formulário “resumo” no arquivo de sua última Declaração de Ajuste do Imposto de Renda; verificar qual é o valor do Imposto de Renda DEVIDO (atenção: não é imposto a pagar); calcular o valor equivalente a 6% do imposto devido (pessoas físicas) ou 1% (pessoas jurídicas) e escolher o projeto “DCNT’s” , fazendo a sua doação por meio de depósito identificado.

“Atendimento de Crianças e Adolescentes Portadores de Doenças Crônicas”

O outro projeto é o de “Atendimento de Crianças e Adolescentes Portadores de Doenças Crônicas”, que visa proporcionar o atendimento integral e de qualidade aos 200 pacientes SUS (Sistema Único de Saúde), portadores de doenças crônicas, assistidos pelo Grendacc, observando os direitos e garantias de que são titulares as crianças e os adolescentes. A forma de participar é a mesma, por meio de destinação do IR. (link

Em ambos os casos, a pessoa/empresa vai escolher um piso (há opções de tamanhos) com mensagens de incentivo para os pacientes e seus familiares que lutam contra o câncer infantojuvenil, que serão colocados na entrada do Hospital da Criança com o nome do doador gravado junto à frase. Como contrapartida, a pessoa/empresa poderá, entre outras coisas, divulgar essa parceria em plataformas off-line e online; ter sua marca no banner de agradecimento do projeto; nos materiais digitais do projeto; no site do Grendacc e na redes sociais da instituição.

Para mais informações, basta entrar em contato com o setor de Relações Institucionais do Grendacc pelo email [email protected] ; pelo telefone 4815-8440 – ramal 8510; ou pelo WhatsApp (11) 96615-0315.

Jundiaí

Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães

Elas ainda fizeram uma caminhada pelo parque e, na sequência, desfrutaram de um piquenique

Publicado

em

Por

Alunas dos vários complexos esportivos se reuniram para uma manhã de esporte e lazer. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia das Mães foi comemorado de forma especial, e antecipada, por cerca de 900 alunas das turmas de ginástica corporal dos complexos esportivos da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), da Prefeitura de Jundiaí. Os grupos chegaram de ônibus e, rapidamente, tomaram o espaço do Teatro de Arena, no Parque da Cidade, para uma animada troca de…

Continuar lendo

Jundiaí

Treinão Solidário: comunidade de Jundiaí realiza corrida em prol de vítimas do Rio Grande do Sul

Durante o evento, que terá duração de quatro horas, os participantes poderão realizar treinos de corrida e fazer suas doações.

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Em um gesto de união e solidariedade, a comunidade de Jundiaí se mobiliza para auxiliar as vítimas da recente catástrofe no Rio Grande do Sul. No próximo sábado (11) às 7h da manhã, o Vale Azul, no Caxambu, receberá um Treinão Solidário, reunindo equipes de assessorias esportivas e grupos de corrida da cidade. Durante o evento, que terá duração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Banco do Povo oferece condições especiais de crédito para empreendedores de Jundiaí

O financiamento pode ser utilizado para investir na compra de máquinas, equipamentos, matéria-prima, entre outros

Publicado

em

Por

Espaço Jundiaí Empreendedora

O programa Jundiaí Empreendedora, realizado pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com o Banco do Povo Paulista, oferece uma linha de crédito especial para empreendedores que desejam investir em seus negócios, seja na compra de máquinas, equipamentos, matéria-prima ou outros recursos. Essa iniciativa está alinhada às ações da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) para promover…

Continuar lendo

Jundiaí

Hospital Universitário de Jundiaí oferece sessão de fotos para gestantes de alto risco

A maternidade e profissionais de beleza se uniram para proporcionar um momento especial para mulheres grávidas atendidas pelo HU.

Publicado

em

Por

A iniciativa faz parte da comemoração ao Dia das Mães (Foto: Divulgação/HU de Jundiaí)

Cientes das dificuldades que as gestantes de alto risco enfrentam durante as internações hospitalares, a equipe do Hospital Universitário de Jundiaí, em parceria com profissionais de beleza da cidade, preparou uma surpresa especial para celebrar o Dia das Mães. As futuras mamães ganharam um dia de beleza completo, incluindo manicure, maquiagem, sessões de fotos e vídeos profissionais. Para os cabeleireiros…

Continuar lendo

Jundiaí

VISAM reforça orientações de prevenção à dengue em cemitérios

A gerente da Vigilância ressalta que, devido às dimensões e características, os cemitérios propiciam o acúmulo de água e os focos do mosquito

Publicado

em

Por

É fundamental se atentar às orientações para evitar criadouros do mosquito nos cemitérios. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Às vésperas do Dia das Mães, celebrado no domingo (12), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) reforça as orientações para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e, também, das arboviroses chikungunya e zika, nos cemitérios da cidade. A gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva, ressalta…

Continuar lendo
Publicidade