VISAM reforça orientações de prevenção à dengue em cemitérios
Conecte-se conosco

Jundiaí

VISAM reforça orientações de prevenção à dengue em cemitérios

A gerente da Vigilância ressalta que, devido às dimensões e características, os cemitérios propiciam o acúmulo de água e os focos do mosquito

Publicado

em

Atualizado há

É fundamental se atentar às orientações para evitar criadouros do mosquito nos cemitérios. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Às vésperas do Dia das Mães, celebrado no domingo (12), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) reforça as orientações para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e, também, das arboviroses chikungunya e zika, nos cemitérios da cidade.

A gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva, ressalta que, devido às suas dimensões e características, os cemitérios propiciam o acúmulo de água e os focos do mosquito.

“Os cemitérios são pontos estratégicos e, permanentemente, recebem ações. Treinamos os funcionários do Nossa Senhora do Desterro e do Montenegro para orientarem as pessoas e procederem com a eliminação dos focos com água parada. Além disso, em razão da epidemia de dengue, há faixas alertando sobre o perigo da doença nos dois equipamentos municipais. Jundiaí segue com muitos casos da doença, sendo fundamental que os visitantes, tanto dos cemitérios públicos como dos privados, se atentem para não deixar objetos que possam servir de criadouro. Se o Aedes não nasce, não temos a doença”, ressalta a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), biomédica Ana Lúcia de Castro Silva. 

Entre as principais orientações estão:

  • Não deixar o papel celofane ao redor ou nos vasos;
  • Não levar pratos de vasos de flores;
  • Furar os vasos com flores artificiais e tomar cuidados com essas flores que podem acumular água entre as pétalas e/ou nas folhas;
  • Verificar se os vasos fixos nos túmulos estão furados, para não acumularem água;
  • Observar se as estruturas dos túmulos podem estar com fissuras que possibilitam que a água fique parada e promover a eliminação dessas fissuras a partir da colocação de cimento, terra ou de rejunte para a saída da água.

Cenário

Último Boletim de Arboviroses aponta que Jundiaí registra 11.825 casos de dengue, com cinco óbitos. Do total de ocorrências, 10.030 são autóctones, 165 importadas e 1.630 estão em investigação para determinação de local de transmissão. A cidade tem um caso confirmado de chikungunya e nenhum de zika.

Desde o dia 1 de abril, o Município está em situação de emergência para dengue, com novas estratégias de enfrentamento articuladas pelo Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à doença. A partir da Sala de Situação da Saúde — montada em dezembro — a situação é monitorada para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Jundiaí

ACE Jundiaí marca presença na 9ª Feira Internacional de Logística

Evento acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h, no Parque da Uva

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí confirmou sua participação na 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 12h às 20h. O evento, que ocorrerá no Parque da Uva, tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 15 milhões em transações e parcerias, em um ambiente…

Continuar lendo

Jundiaí

Protetora quer trazer animais do Rio Grande do Sul para adoção em Jundiaí

Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, Ale foi até o estado sulista para “colocar a mão na massa”.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Alessandra Prandi é Policial Civil e protetora animal muito conhecida de Jundiaí. Depois de uma força-tarefa para arrecadar doações para os animais afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul, essa semana, Ale seguiu uma missão até o estado sulista para “colocar a mão na massa”. Ao Tribuna de Jundiaí, a protetora relatou como está a situação nas cidades que…

Continuar lendo

Jundiaí

Avanços em obras em Jundiaí são monitorados em encontro de gestores

Foram debatidos também os próximos passos dos projetos em curso

Publicado

em

Encontros acontecem mensalmente na Sala de Situação do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta segunda-feira, dia 20, ocorreu mais uma Reunião de Monitoramento, na qual gestores municipais e técnicos se reuniram para discutir o andamento das principais obras e programar as próximas entregas para a população. Sob a liderança dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Jones Martins (Governo e Finanças), acompanhados pelo gestor adjunto de Governo, João Anhesini, e…

Continuar lendo

Jundiaí

Daiso Japan inaugura loja no Maxi Shopping Jundiaí

A inauguração terá degustação de tradicional sopa japonesa, Meet and Greet com cosplayers, brindes exclusivos e mais. Confira.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

A Daiso Japan, rede japonesa de varejo conhecida por seus produtos criativos e preços acessíveis, inaugurará sua nova loja no Maxi Shopping Jundiaí. A inauguração acontecerá nesta sexta-feira (24), a partir das 10h. A nova loja no Maxi Shopping Jundiaí tem uma área de 334m², facilita o acesso dos clientes e proporciona uma experiência mais completa e agradável. A loja…

Continuar lendo

Jundiaí

Valorização: banco de talentos do Hospital São Vicente já promoveu mais de 250 colaboradores

Somente neste ano, 57 profissionais foram promovido em diversas áreas do HSV

Publicado

em

Profissionais do HSV comemoram início das novas atividades na Instituição. Foto: Hospital São Vicente

Desde 2023, o Banco de Talentos do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) tem sido uma ferramenta importante para a valorização e ascensão dos colaboradores. Com mais de 250 promoções realizadas em diferentes áreas, o programa evidencia o compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional de sua equipe. Um exemplo é o de Cláudia Lúcia Alves Barbosa, colaboradora…

Continuar lendo