Tratamento de esgoto exemplar de Jundiaí previne doenças e preserva o meio ambiente
Conecte-se conosco

Jundiaí

Tratamento de esgoto exemplar de Jundiaí previne doenças e preserva o meio ambiente

Jundiaí investiu no planejamento e execução de ações que fizeram com que, desde 1998, a cidade tratasse todo o esgoto que é coletado

Publicado

em

Atualizado há

Tratamento correto do esgoto previne doenças como hepatite A, poliomielite, esquistossomose e febre tifoide (Foto: Divulgação)

Que a falta de tratamento de esgoto pode ser um causador de doenças, não é novidade. Afinal, hepatite A, poliomielite, esquistossomose e febre tifoide são apenas algumas das enfermidades que podem acometer a população que tenha contato com o esgoto.

A falta de saneamento básico e o tratamento de esgoto ainda são alguns dos maiores problemas do Brasil. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 46% do esgoto produzido no país é tratado.

De acordo com Antonio Carlos dos Santos, diretor da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), o despejo de materiais sem o devido tratamento pode implicar de forma negativa na preservação no meio ambiente.

“Quem sofre é a população com problemas de saúde e a dificuldade em usufruir de um espaço comum de qualidade, por exemplo”.

Jundiaí é um exemplo positivo em meio a este cenário. O município investiu no planejamento e execução de ações que fizeram com que, desde 1998, a cidade tratasse todo o esgoto que é coletado.

“Hoje tratamos todo o esgoto que chega à Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí, a ETEJ. Isso mostra que o município tem investido corretamente seus esforços no bem-estar da população e que a CSJ consegue executar seu trabalho de forma eficaz”, explica Antonio Carlos.

Tratar o esgoto de forma adequada reflete diretamente no meio ambiente.

“Com o despejo de resíduos, coleta de esgoto e tratamento adequados, podemos garantir a preservação do meio ambiente e, com isso, uma qualidade de vida muito melhor à população”.

“O exemplo de Jundiaí é um reflexo de todo esse esforço. O trabalho da CSJ em conjunto com o município resultou na melhoria considerável da qualidade da água do Rio Jundiaí, que voltou a ter peixes e possibilitou o uso das suas águas para abastecimento público por outros municípios”, completa Antonio Carlos..

ETEJ e Covid-19

Com a pandemia causada pelo Covid-19, a CSJ reforçou ainda mais os cuidados que já eram tomados anteriormente.

O uso correto dos EPIs foi reforçado em treinamento para todos os colaboradores e diariamente todos que passam pela ETEJ são inspecionados.

“Todos os colaboradores passaram novamente por treinamento sobre a forma correta de usar, conservar e descartar seus EPIs e passou a ser obrigatório o uso de máscaras dentro da ETEJ, conforme recomendação das autoridades e da OMS. Ainda, parte da equipe está trabalhando de casa. Redobramos os cuidados para manter todos em segurança e garantir que o serviço de tratamento de esgoto continue sendo prestado de forma contínua e com excelência”.

Sobre CSJ

Fundada em 1996, a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) construiu a Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETEJ), com o objetivo de tratar todo o esgoto do município, coletado pela DAE Água e Esgoto S/A. Este tratamento de esgotos teve uma participação fundamental na melhora da qualidade do Rio Jundiaí, que voltou a ter peixes, e foi reclassificado em 2017, permitindo a captação de suas águas para abastecimento público.

O Rio Jundiaí foi o primeiro rio brasileiro a melhorar de classe. Com o mesmo cuidado com o meio ambiente, o lodo produzido no processo é convertido em fertilizante para uso seguro na agricultura, em culturas que não são de consumo direto da população.

A CSJ foi contratada em uma concorrência pública pela menor tarifa e passou a tratar o esgoto doméstico e industrial da cidade de Jundiaí, procurando sempre aprimorar sua operação, além de desenvolver projetos sociais de profissionalização, educação e conscientização.

Jundiaí

Vacina contra gripe está disponível para população acima de seis meses em Jundiaí

O Ministério da Saúde ampliou o público para conter os casos mais graves, internações e mortes pela doença. Saiba mais.

Publicado

em

Por

A aplicação ocorre no horário das salas de vacinação das UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta quinta-feira (2), Jundiaí amplia a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família. As aplicações acontecem no horário de atendimento das salas de vacinação de cada equipamento. De acordo com a…

Continuar lendo

Jundiaí

Maio Amarelo: CCR AutoBAn reforça ações de conscientização sobre trânsito seguro

As ações devem sensibilizar motoristas, motociclistas, pedestres e caminhoneiros, sobre a adoção do comportamento seguro no trânsito.

Publicado

em

Por

CCR AutoBAn instala antenas corta-pipa gratuitamente em motos
Neste ano, a campanha da concessionária abordará o tema “Paz no Trânsito começa por você” (Foto: Divulgação/CCR AutoBAn)

Neste Maio Amarelo, campanha sobre a importância da redução dos acidentes de trânsito, a CCR Rodovias da CCR AutoBAn realizará ações ao longo do mês. As atividades de sensibilização de motoristas, motociclistas, pedestres e caminhoneiros começa nesta quinta-feira (2) e vai até o dia 31 de maio. Entre os dias 2 e 10 de maio, primeira semana da campanha, o…

Continuar lendo

Jundiaí

3º PicNic da Igreja do Evangelho Quadrangular de Jundiaí promove amizade e fé

O evento aconteceu neste dia 1º de Maio, no Parque da Cidade. Conheça.

Publicado

em

Por

PicNic da Igreja do Evangelho Quadrangular de Jundiaí
O evento da igreja promove integração entre os 25 grupos da Geração Forte em Jundiaí (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste dia 1º de maio, a Igreja do Evangelho Quadrangular de Jundiaí promoveu a 3ª edição do PicNic Geração Forte. O encontro, que aconteceu no Parque da Cidade, reuniu jovens e adolescentes da igreja para um dia de atividades, comunhão e fortalecimento da fé. Além do piquenique, os jovens participaram de jogos, brincadeiras e música. A iniciativa, idealizada pelos líderes…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí lança campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2)

A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h

Publicado

em

Por

A abertura do Maio Amarelo será quinta (2), às 14h no Jardim da Mobilidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), dará início nesta quinta-feira (2) à campanha Maio Amarelo 2024. A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h. O movimento Maio Amarelo surgiu inspirado nas cores do semáforo – verde, amarelo e vermelho –…

Continuar lendo

Jundiaí

Franco da Rocha conhece estrutura de Núcleo de Articulação de Políticas Públicas de Jundiaí

Foram abordados temas como o funcionamento no dia a dia; as temáticas de cada assessoria; entre outros

Publicado

em

Por

Encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), membros do Laboratório de Políticas Públicas da Prefeitura de Franco da Rocha estiveram em Jundiaí para conhecer a estrutura do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP), ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). A visita contou com a participação dos sete assessores que compõem o Núcleo, da Gestora do Laboratório de Políticas de Franco…

Continuar lendo
Publicidade