Unidade da Dow em Jundiaí passa a ser energia 100% renovável
Conecte-se conosco

Jundiaí

Unidade da Dow em Jundiaí passa a ser energia 100% renovável

Quarta unidade da companhia no Brasil, para a redução de carbono

Publicado

em

Atualizado há

Unidade Dow de Jundiaí tem energia 100% rasóavel
Fachada do Latin America Inspiration Center, em Jundiaí, tem energia renovável. (Foto: Unidade Dow Jundiaí)

Engajada em tornar suas operações mais sustentáveis e reduzir sua emissão de carbono, a Dow vem aumentando os esforços para realizar a mudança energética de suas unidades no Brasil, junto com a manutenção de um desempenho operacional líder de eficiência em recursos naturais, meio ambiente, saúde e segurança. E o centro de inovação para América Latina localizado em Jundiaí, tornou-se a quarta unidade da companhia no Brasil movida a energia 100% renovável

Em agosto deste ano, a empresa deu mais um passo nessa direção e o Latin America Inspiration Center, além de Jundiaí, às fábricas em Jacareí, Hortolândia, que também consomem toda sua demanda de eletricidade através de fontes renováveis.

O investimento na mudança de suas matrizes energéticas faz parte do compromisso assumido pela Dow de garantir que suas operações tenham um impacto ambiental mínimo. 

A empresa lançou no ano passado, suas Metas de Sustentabilidade até 2050, que preveem a redução das emissões anuais de carbono em 5 milhões de toneladas até 2030 e alcançar a neutralidade em 2050.  Até 2025, a Dow também ambiciona que 750 MW de sua demanda de energia seja suprida por fontes renováveis de energia, como eólica, solar, energia de biomassa e de pequenas centrais hidroelétricas.

Dow tem por estratégia o fornecimento de energia mais sustentável, confiável e competitiva para nossas unidades e de aumentar o uso de fontes renováveis. O Brasil possui uma posição diferenciada em termos de recursos naturais e uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, o que amplia as oportunidades e potencializa seu papel estratégico na Dow no mundo.

No caso das Dow em Jundiaí, Jacareí e Hortolândia, a energia aduirida deve vir obrigatoriamente de fontes renováveis. “Fontes renováveis de energia permitem a diversificação e a descentralização da matriz elétrica brasileira. Como resultado da migração dessas quatro unidades da Dow para a categoria de consumidores especiais, vamos deixar de emitir 925 toneladas de CO2 equivalente por ano”, afirmou Claudia.

Além da adesão ao Mercado Livre de Energia em suas unidades de pequeno porte, a Dow também tem buscado maneiras de aumentar a diversificação energética em suas unidades maiores. A fábrica já consome cerca de 80% de energia renovável, originária principalmente de biomassa, e caminha para chegar a 100% após contrato de compra de energia solar. Com o contrato de 15 anos firmado com a Atlas Renewable Energy, será viabilizada a construção de um novo parque solar em Juazeiro. A fábrica deixará de emitir cerca de 35 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente à retirada de 36,8 mil veículos das ruas de São Paulo anualmente.

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para teste de DNA gratuito em Jundiaí

O serviço é gratuito e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais.

Publicado

em

Por

As inscrições estão abertas entre 07 de maio e 22 de julho (Foto: Canva)

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC), abre inscrições para testes de DNA gratuitos. O objetivo da iniciativa é auxiliar na investigação de laços de parentesco entre supostos pais e filhos, garantindo acesso à justiça e à resolução de dúvidas para famílias de baixa…

Continuar lendo

Jundiaí

Bairros de Jundiaí terão paralisação no abastecimento de água neste sábado (11)

A DAE Jundiaí realizará uma interligação de rede no Jardim do Lago, o que impactará o serviço de distribuição de água em bairros da região. Confira.

Publicado

em

Por

Reservatório do Jardim do Lago, Jundiaí
O trecho em frente ao reservatório será interditado para o serviço, das 6h às 19h. Confira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (11), a DAE Jundiaí realiza uma interligação de rede na avenida Professora Leonita Faber Ladeira. A obra acontece em função do novo reservatório do Jardim do Lago. Assim, a empresa interditará o trecho em frente ao reservatório para o serviço, das 6h às 19h. Durante este período, os bairros Cidade Jardim, Jardim Marambaia, Jardim Santa Gertrudes, Vila Progresso,…

Continuar lendo

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo
Publicidade