Vigilância Ambiental de Jundiaí intensifica ações para a prevenção de acidentes com escorpiões
Conecte-se conosco

Jundiaí

Vigilância Ambiental de Jundiaí intensifica ações para a prevenção de acidentes com escorpiões

Órgão participa da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião, com início na segunda (28)

Publicado

em

Atualizado há

A população pode adotar algumas medidas para evitar o aparecimento dos escorpiões. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), participa da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião, com início na próxima segunda-feira (28). No Município, serão intensificadas as ações e atividades para a prevenção de acidentes.

“O objetivo é mobilizar tanto os serviços e profissionais de saúde como a população para evitarmos os fatores que resultam no aparecimento desses animais, que podem levar a acidentes graves, principalmente com crianças, idosos, pessoas imunocomprometidas e animais de estimação, e também ressaltar a importância do atendimento médico oportuno”, explica o coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Até sexta-feira (1º), os técnicos do órgão percorrerão as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família para reforço às orientações e distribuição de material informativo, além de participarem de encontros com especialistas e técnicos da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) para o compartilhamento de dados.

Cenário

Em Jundiaí, as espécies mais comuns são o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), mais encontrado nas áreas urbanizadas, nas galerias de águas pluviais ou de esgoto, e o escorpião marrom (Tityus bahiensis) predominante em áreas menos urbanizadas ou rurais, em ambientes com acúmulos de material e/ou vegetação densa. Ambas as espécies são venenosas.

A VISAM, ao longo do ano, monitora e promove ações preventivas e de controle, procedendo com a investigação epidemiológica de todo acidente ocorrido. Neste ano, até o momento, foram registrados 62 acidentes. Em 2022, foram 113.

“É fundamental que as pessoas mantenham a organização e limpeza dos imóveis, evitando o acúmulo de entulho, restos de material de construção e lixo, ou seja, de materiais que servem de abrigos para animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e serpentes, ou de algumas de suas presas, como as baratas e outros insetos, e roedores, dos quais os escorpiões se alimentam. Também é essencial eliminar as vias de acesso desses animais ao interior dos imóveis a partir da vedação de vãos de portas e janelas, de caixas de esgoto, águas pluviais e gordura”, enfatiza Nascimento.

Ajuda

Ao ser picado por um escorpião, os sintomas iniciais mais comuns são dor, sensação de ardência e inflamação no local. De imediato, deve-se procurar atendimento médico. Se a ocorrência for em crianças de até 10 anos, o atendimento ocorre no Hospital Universitário (HU), localizado na Praça da Rotatória, s/nº, no Jardim Messina. Já os demais pacientes devem procurar o Hospital São Vicente, na rua São Vicente de Paulo, 223, Centro.

Ao encontrar escorpião na residência, a orientação é que, sempre que possível e seguro, matar ou aprisionar o animal em um pote ou vasilha e encaminhá-lo à VISAM. Em caso de recorrência, solicitar uma vistoria pelo 156.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade