Vivência com capoeira marca programação do Mês da Consciência Negra na Emeb Anézio
Connect with us

Jundiaí

Vivência com capoeira marca programação do Mês da Consciência Negra na Emeb Anézio

Participaram alunos do 4º e 5º anos, com mediação do professor de Educação Física Diogo Saraiva

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O parque da Emeb Professor Anézio de Oliveira (Emeb dos Sonhos), na Vila Marlene, virou uma grande roda de Capoeira na manhã desta terça (7). Com as participações dos alunos de turmas do 4º e 5º anos, e mediação do professor de Educação Física Diogo Saraiva, a atividade faz parte do projeto da unidade escolar sobre Cultura Afro-indígena e está sendo proposto às turmas como vivência do Mês da Consciência Negra.

“O conhecimento ameniza o preconceito e atrai o respeito. Por isso, utilizando todas as áreas do conhecimento, desenvolvemos este projeto na escola com foco na valorização e empoderamento desta Cultura. E esta vivência de Capoeira, em novembro, não é um momento de abertura de programação temática. Na verdade, ela encerra toda a programação já desenvolvida ao longo do ano”, explica a coordenadora da escola, Marineide Vilas Boas.

Marineide comenta ainda que a temática é trabalhada com os alunos desde a Educação Infantil. “Para as crianças do G4 e G5, fase de desenvolvimento de identidade, trabalhamos por meio de contação de histórias. Com o 1º ano, o tema é trabalhado por meio de brincadeiras. No 2º, o trabalho é feito com culinária e História, esta última também abordada com o 3º ano. E com os 4º e 5º anos, além da História, as crianças aprendem por meio de jogos e de análise do tema na atualidade, fazendo leitura crítica de notícias, por exemplo.”

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, ressaltou o envolvimento das crianças com a vivência. “Esta atividade de “Desemparedamento da Escola”, em contato com a natureza, é mais uma prática alinhada ao programa Escola Inovadora e que confirma as potencialidades dos espaços escolares como ambientes pedagógicos para o desenvolvimento de vivências conectadas com as demais disciplinas e com os temas da atualidade. E o engajamento das crianças, envolvidas não só com a Capoeira enquanto prática esportiva, mas também com a História e a Cultura afro-brasileiras, é mais uma evidência disso.”

Bryan Mattos, de dez anos, foi para o centro da roda para jogar com ninguém menos que o professor Diogo. “Já sei jogar Capoeira desde que tinha quatro anos. Aprendi na escolinha lá do Cecap, pois um dia ouvi o som do berimbau e me interessei. Então eu já sabia gingar, dar mortal e voadora quando o professor ensinou”, comentou o aluno do 5º ano C.

As amigas do 4º ano A Isadora Chiesa e Fernanda Argento, de dez e nove anos, respectivamente, também aprovaram a vivência. “Sempre via a Capoeira na televisão e a música e o ritmo me chamavam a atenção, pois pareciam ser muito bons para relaxar. Até já sabia alguma coisa, mas aprendi e gostei mesmo quando o professor nos ensinou”, comentou Isadora.

“Eu pratico basquete, mas gosto de todas as atividades físicas. Daí, um dia, fui ao Sesc com a minha família e eles estavam dando esse tipo de atividade lá no ginásio. Desde então me interessei cada vez mais”, comemorou Fernanda.

Jundiaí

Campanha de vacinação contra paralisia infantil em Jundiaí chega na última semana

Apesar da importância da imunização para prevenir a doença, a procura pelas doses da vacina, conhecida como “gotinha”, está abaixo do esperado na cidade.

Published

on

Criança recebendo vacinação contra paralisia infantil em Jundiaí
Todas as crianças de um a quatro anos devem receber o reforço da gotinha (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil em Jundiaí se aproxima do fim, com término previsto para o próximo sábado (30). Apesar da importância da imunização para prevenir a doença, que pode causar paralisia irreversível e até o óbito, a procura pelas doses da vacina, conhecida como "gotinha", está abaixo do esperado na cidade. No momento, apenas 32% do…

Continue Reading

Jundiaí

Certificação e informatização: Hospital São Vicente inspira aprimoramentos na Saúde Pública

Representantes de três cidades do estado visitaram o hospital para conhecer de perto as transformações em andamento e já finalizadas na instituição

Published

on

Representantes de três cidades visitam Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) de Jundiaí se destaca como um case de sucesso e referência em efetividade para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Na quinta-feira (20), representantes de três cidades do estado visitaram o hospital para conhecer de perto as transformações em andamento e já finalizadas na instituição. As visitas, realizadas simultaneamente, contaram com…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí recebe novos associados com café de boas-vindas e Rodada de Negócios

A iniciativa serviu como um importante passo para a integração dos novos membros à comunidade empresarial de Jundiaí e para a geração de novas oportunidades de negócios.

Published

on

Evento de Rodada de Negócios da ACE Jundiaí
A presidente da ACE, Leandra Maia Diniz, deu as boas-vindas aos novos associados (Foto: ACE Jundiaí)

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí abriu as portas para seus novos associados em um evento que reuniu café da manhã, boas-vindas e a imperdível Rodada de Negócios. A iniciativa, que contou com a presença de empresas de diversos segmentos, serviu como um importante passo para a integração dos novos membros à comunidade empresarial da cidade e para a…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é uma das melhores cidades do país para empreender

O município está na 12ª colocação das melhores cidades brasileiras para empreender, à frente de capitais como Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus.  

Published

on

Jundiaí está em ranking de melhores empresas para se empreender no Brasil
Jundiaí é destaque novamente em rankings de cidades empreendedoras (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A vocação empreendedora e o ambiente favorável aos negócios colocam Jundiaí, mais uma vez, em destaque no cenário nacional. Em ranking divulgado pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o município está na 12ª colocação das melhores cidades brasileiras para empreender, à frente de capitais como Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus.  …

Continue Reading

Jundiaí

Alunos da APAE de Jundiaí participam de visita técnica à DAE

Os participantes da APAE de Jundiaí conheceram de perto todo o processo de tratamento da água da cidade.

Published

on

Alunos da APAE de Jundiaí participam de visita técnica à DAE
Foto: APAE de Jundiaí

A DAE Jundiaí recebeu estudantes da Escola de Educação Especial e os jovens do Centro de Convivência (CCO) da APAE de Jundiaí em uma visita técnica. Através do Programa Águas de Jundiaí, os participantes conheceram de perto todo o processo de tratamento da água, desde a captação até a distribuição para a população da cidade. De acordo com Francisco Manoel…

Continue Reading
Advertisement