Você doaria um órgão para o seu irmão? Conheça a história de Wilson e Lucimara
Conecte-se conosco

Jundiaí

Você doaria um órgão para o seu irmão? Conheça a história de Wilson e Lucimara

Wilson teve a saúde comprometida pela pressão e diabetes, e precisou de um novo rim – que veio de sua irmã mais nova, Lucimara.

Publicado

em

Atualizado há

Irmãos de Jundiaí
No dia 5 de setembro é celebrado o Dia do Irmão (Foto: Arquivo Pessoal)

Já ouviu aquele ditado: “Para o meu irmão eu não empresto meu carregador, mas doaria um rim”? Para alguns essa frase é mais verdadeira que para outros, literalmente. Wilson (64) recebeu de sua irmã Lucimara (54), o melhor presente de todos: uma nova chance. Conheça a história.

Wilson contou ao Tribuna de Jundiaí que, por volta de 2009, era obeso e tinha a pressão arterial alta e diabetes, além de outros problemas no sangue. Assim, em 2010, se consultou com um médico, indicado por um amigo que tinha os problemas parecidos.

Esse amigo passou pelo procedimento de redução de estômago, e o médico aconselhou Wilson a fazer o mesmo. No entanto, pós cirúrgico estava longe de ser tranquilo. “Logo após a cirurgia, sofri uma hemorragia que adiantou o processo de perda dos rins.”

Homem fazendo hemodiálise
Foto: Arquivo Pessoal/Lucimara Viotto

A partir daí, Wilson iniciou a hemodiálise e se informar mais sobre os procedimentos para o transplante de rim. “Ele estava sofrendo bastante, e aí surgiu a ideia do transplante”, explica Lucimara. “Nós fomos para São Paulo, no [hospital] Eistein, que fazia [a cirurgia] pelo SU, inclusive, e fomos fazendo os testes de compatibilidade: eu, minha irmã, uma amiga do meu irmão e da minha cunhada.”

Compatibilidade e irmandade

Lucimara contou que, a princípio, o rim de sua irmã era mais compatível com Wilson. No entanto, a outra irmã tem uma anomalia no órgão, chamada “rim ferradura”, e não pode doar. “Eu era a segunda da lista, e decidimos fazer a cirurgia”, conta.

O processo não foi simples. Lucimara fez questão de saber tudo sobre o procedimento, e claro que houve um espacinho para o medo. Mas a ideia de devolver qualidade de vida para seu irmão mais velho prevaleceu.

“Medo, pela saúde no futuro, mas fui me informar, conversei com outros doadores, e vi que é super possível ter uma normal depois da doação. E depois de dez anos estou aqui, sem nenhum problema decorrente da doação do rim”, testemunha.

Homem e mulher em quarto de hospital
Foto: Arquivo Pessoal/Lucimara Viotto

Após o procedimento, Wilson ficou cerca de 10 dias sob uma medicação específica para cessar um processo de rejeição do rim. Mas, após 22 dias no hospital, ele finalmente voltou para casa e com o passar do tempo foi melhorando. “Hoje, apesar da medicação que eu tomo, levo uma vida normal.”

De irmão para irmão

Lucimara conta que, por Wilson ser 10 anos mais velho que ela, quando ela nasceu ele ficou enciumado, como qualquer irmão mais velho ficaria. Ainda assim, os irmãos explicam que na vida ficaram mais próximos, e ainda mais depois do transplante.

“Ele é uma pessoa fechada e não fala muito de sentimentos, mas na época que estávamos nos preparando para o transplante ele ficou bem mais próximo. E do jeitinho dele, sempre me acolhe. Ficamos mais próximos com certeza”, contou Lucimara.

Irmãos
Foto: Arquivo Pessoal/Lucimara Viotto

“A sensação que se tem quando a gente sabe da possibilidade de receber um bem como esse é indescritível, tanto no fato do bem que me fez como a preocupação de não dar certo e ela perder um rim”, disse Wilson.

De acordo com a irmã, é uma alegria enorme para toda a família ter Wilson bem e por perto, depois da preocupação de perdê-lo. Neste Dia do Irmão, ficamos felizes de trazer essa história de amor, cumplicidade e nova chance! Quem tem irmão sabe do bem danado que eles nos fazem, em escalas menores, como emprestando um carregador, ou monumentais, doando um rim.

Nós do Tribuna de Jundiaí desejamos à família Viotto muita saúde e anos de companheirismo!

Jundiaí

Jundiaí recebe dois prêmios no Congresso Smart City Business America, em São Paulo

Cidade ganhou os prêmios de ‘Destaque do Ano’ e “InovaCidade’

Publicado

em

Por

De Jundiaí, gestor de Governo e Finanças, Jones Martins e o presidente da Cijun, Amauri Marquezi, receberam a premiação pela assistente virtual “Ju”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí recebeu dois prêmios no Congresso Smart City Business America 2024, nesta terça-feira, dia 14, em São Paulo. O prêmio Destaque do Ano ficou para a JU – Assistente virtual desenvolvida pela CIJUN, em conjunto com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O outro prêmio, InovaCidade 2024, ficou com o Programa de Qualificação e Pré-Incubadora…

Continuar lendo

Jundiaí

Funcionários da DAE Jundiaí se unem em apoio às vítimas no Rio Grande do Sul

Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados

Publicado

em

Foto: DAE Jundiaí

Em um gesto de solidariedade e empatia, colaboradores da DAE Jundiaí uniram forças para arrecadar doações destinadas às vítimas das recentes enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Litros e galões de água, roupas, artigos de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos foram alguns dos itens doados e entregues nesta terça-feira (14) diretamente na sede do…

Continuar lendo

Jundiaí

Ônibus da Sicoob vem a Jundiaí com 120 vagas para cursos gratuitos em maio

Os cursos abordam temas relevantes para o mercado de trabalho, como administração, negociação, empreendedorismo, vendas, marketing e mais.

Publicado

em

Ônibus da Sicoob
As vagas são para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD (Foto: Divulgação/Sicoob)

O Expresso Instituto Sicoob estará em Jundiaí, de 21 a 23 de maio, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas. São 120 vagas disponíveis para turmas de 20 alunos, em um ônibus equipado com computadores e estrutura para a modalidade EAD. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o CIESP, a FIESP, a Unicoob e o Induscoop, visa promover a cidadania…

Continuar lendo

Jundiaí

Cultura de Jundiaí lança ingresso solidário e arrecada 200 kg de doações para o RS

Iniciativa foi para apresentações da Cia Jovem de Dança no último final de semana; dias 18 e 19 haverá novamente em ações no Polytheama e Expressa

Publicado

em

Doações serão destinadas ao Rio Grande do Sul. Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último final de semana, a Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) lançou o ingresso solidário para as apresentações da Cia Jovem de Dança, na Sala Glória Rocha. O objetivo era duplo: desfrutar de um espetáculo artístico de qualidade e contribuir com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com a iniciativa, foram arrecadados 200 kg…

Continuar lendo

Jundiaí

Campanha de vacinação contra gripe segue em Jundiaí

Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, disponibilizam doses para a população a partir dos seis meses de idade

Publicado

em

Vacinação contra gripe em Jundiaí
Entre os idosos, apenas 30,5 mil estão imunizados. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A campanha de vacinação contra a gripe continua em andamento em Jundiaí nas Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, oferecendo doses para a população a partir dos seis meses de idade. As aplicações ocorrem ao longo da semana, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação de cada local. A cada ano, ocorre a atualização…

Continuar lendo
Publicidade