Vôlei Adaptado: Time Jundiaí acumula conquistas que vão além das quadras
Conecte-se conosco

Jundiaí

Vôlei Adaptado: Time Jundiaí acumula conquistas que vão além das quadras

Equipes compostas por jogadores com mais de 60 e 70 anos, demonstram garra, técnica e compartilham valiosas lições de vida

Publicado

em

Atualizado há

O grupo relata os benefícios da prática esportiva. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Equipes de vôlei adaptado do Time Jundiaí, compostas por jogadores com mais de 60 e 70 anos, demonstram garra, animação, técnica e compartilham valiosas lições de vida. Esses grupos têm conquistado bons resultados em diversas competições, além de possuírem histórias inspiradoras. No Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Romão de Souza, localizado na Colônia, essas equipes continuam se preparando para os Jogos da Melhor Idade (JOMI), uma competição de referência para esse público no estado de São Paulo, prevista para agosto.

A aposentada Antônia do Nascimento, de 61 anos, que nunca tira os olhos da quadra, conta que começou a jogar pelo Time Jundiaí há um ano, mas já treinava há 12 anos. Sua jornada no vôlei adaptado começou quando ela precisou de uma atividade para auxiliar em sua recuperação de uma lesão no ombro. “Me identifiquei justamente com o vôlei. Desde então, não parei. Ganhei qualidade de vida, oportunidade de convívio e uma nova família. Hoje, eu sou a atleta da minha família, com o apoio de todos em casa”.

Entre os benefícios trazidos pela prática do vôlei adaptado estão a promoção da saúde, prevenção de doenças e fortalecimento muscular. O trabalho em equipe também contribui para a melhoria da concentração, socialização, autoestima e redução do estresse.

Andrea Censi, treinadora das equipes femininas, com 20 anos de experiência na modalidade, destaca a visível melhoria na qualidade de vida dos praticantes. Muitos deles já enfrentaram perdas significativas ou superaram doenças graves, mas ao se unirem à equipe, são inseridos em um novo contexto e se sentem importantes. O sucesso do Time Jundiaí é resultado desse aspecto. A equipe está bem posicionada na competição da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA) deste ano e conquistou o título de campeã geral na Liga de Sorocaba nas categorias feminino e masculino 60 e 70 anos em 2022, trazendo para a cidade o troféu de campeão geral.

O vôlei adaptado foi desenvolvido para atender às necessidades das pessoas que requerem cuidados especiais, mas que ainda desejam realizar atividades físicas. A principal diferença em relação ao vôlei tradicional é que, por exemplo, é proibido saltar para passar a bola para o time adversário, a fim de evitar impactos que possam causar danos nas articulações. Além disso, há limitações nos toques na bola para que os jogadores não precisem fazer movimentos bruscos. A maioria das competições segue as normas estabelecidas pelo regulamento dos JOMI.

Na perspectiva dos espectadores nas arquibancadas, é quase impossível notar as diferenças entre o vôlei adaptado e o tradicional, tamanha é a energia contagiante presente. Marli Luchini, de 68 anos, uma das veteranas da equipe 60+ e destaque de Jundiaí em 2022, na defesa da Liga de Sorocaba, expressa sua alegria em estar em quadra, seja nos treinos ou nas competições representando sua cidade. Para ela, os benefícios são inúmeros para o corpo e para a mente, pois além do treinamento, há convivência, diversão e passeios entre os membros da equipe.

Para quem deseja iniciar na modalidade, o vôlei adaptado é oferecido nos CECEs Francisco Dal Santo, na Vila Rami; Aramis Polli, na Vila Hortolândia; Antônio de Lima, na Agapeama; José Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco; Mário Milani, no Ivoturucaia; Vanderlei Antonio Sperandio, no Jardim Santa Gertudes; além do Romão de Souza.

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí confirma mais uma morte por dengue

Trata-se de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, residente no Parque Brasília

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta quinta-feira (9), mais uma morte por dengue no Município, elevando o total de óbitos na cidade para seis. Trata-se de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, residente no Parque Brasília. O óbito foi registrado no dia 7 de abril, em São Paulo. A cidade aguarda, neste momento, resultado de três…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde de Jundiaí reforça a importância da vacina contra Febre Amarela

Em Jundiaí, a dose da vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família.

Publicado

em

Por

Vacinação em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça a importância da vacinação contra a Febre Amarela. O reforço acontece especialmente após o registro do primeiro óbito pela doença em São Paulo em 2024. O caso, de um morador de Águas de Lindóia que também esteve em Monte Sião (MG), ocorreu no dia 29 de abril. Nos…

Continuar lendo

Jundiaí

Castelo Alimentos envia 2,5 toneladas de Vinagre de Álcool Concentrado para higienização no RS

Empresa também enviou doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas, água potável, roupas, calçados e brinquedos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Castelo Alimentos

Diante da tragédia ambiental que assolou o Rio Grande do Sul, a Castelo Alimentos, maior empresa de vinagres da América Latina, se solidarizou com as vítimas e rapidamente se mobilizou para realizar uma campanha de doações. A ação visa auxiliar na higienização das áreas afetadas e oferecer suporte às famílias desabrigadas. Assim, a empresa enviou 2,5 toneladas de Vinagre de…

Continuar lendo

Jundiaí

Empresário de Jundiaí arrecada mais de 4,5 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul

A iniciativa arrecadou 3 toneladas de comida para cavalos e 1,5 tonelada para gatos e cachorros para ajudar os animais afetados pelas enchentes no estado sulista.

Publicado

em

Por

Para participar da campanha, basta se dirigir à sede da Casa da Fazenda, localizada na Avenida Humberto Cereser, 2850, no Caxambu (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o empresário Glauco Cesar Cosin, proprietário da Casa da Fazenda, no bairro do Caxambu, em Jundiaí, decidiu tomar uma iniciativa solidária para ajudar os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Após contatar clientes e fornecedores, o empresário criou um grupo solidário para arrecadar ração para animais de pequeno e grande porte. A resposta da comunidade…

Continuar lendo

Jundiaí

Aeroporto de Jundiaí suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul

Até o momento, o município de Jundiaí já encaminhou mais de 120 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
A população ainda pode colaborar, entregando doações diretamente no Fundo Social de Solidariedade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí informou que o Aeroporto de Jundiaí não receberá mais doações para o Rio Grande do Sul até sexta-feira (10). Contando com a colaboração de empresas, a Prefeitura de Jundiaí garantiu o transporte terrestre dos donativos até o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Essa medida visa agilizar o processo de entrega e garantir que a…

Continuar lendo
Publicidade