Alunos de projeto social de Várzea Paulista alcançam notas máximas na redação do Enem
Conecte-se conosco

Várzea Paulista

Alunos de projeto social de Várzea Paulista alcançam notas máximas na redação do Enem

Cursinho Para Todos garantem que alunos realizem sonho de ingressar em ensino superior

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: divulgação)

Educação, empatia, solidariedade, determinação e muito carinho dizem muito sobre o Cursinho Para Todos, projeto social que prepara dezenas de alunos da rede pública de Várzea paulista para vestibulares.

E em 2020, mesmo com a pandemia do coronavírus, a dedicação de todos voluntários fizeram a diferença na vida de alguns alunos que, apesar de toda dificuldade, conseguiram tirar nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre os estudantes está Luiza Vitória da Silva Dantas, de 17 anos. Ela marcou 920 pontos e irá ingressar na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no curso de Zootecnia.

“Antes dele [o Cursinho Para Todos], estava me sentindo muito desmotivada, sem algo que me fizesse sentar, estudar e ter responsabilidade. O jeito que eles são organizados e que não deixam faltar absolutamente nada, me fez sentir que mesmo com todo esse problema [pandemia] que estamos vivendo, não era para desistir de jeito nenhum”, afirma a jovem.

Luiza também destaca que o ensino à distância não foi um empecilho e, sim uma oportunidade. “Consegui entender e aprender tudo. Os professores são excelentes”. Ela aproveita também para destacar que apesar de ser um caminho cansativo, “a sensação de dever cumprido é surreal”.

Luiza comemora sua nota na redação do Enem (Foto: Arquivo Pessoal)

O Cursinho Para Todos também fez parte da trajetória de Gustavo Morais de Lima, de 20 anos. Ele alcançou 820 na redação do Enem e revela: “Eu, sinceramente, esperava uma nota alta na redação, mas tirar mais de 800 foi algo surreal”.

Ele que entrou para a turma de História na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) deixa um recado fundamental para todos jovens que sonham em conseguir ingressar no ensino superior:

 “A gente enquanto moradores de periferia estamos sempre na margem e ocupar espaços, como uma universidade, é de suma importância para desestruturar um sistema que não nos quer no chão a todo momento”.

Gustavo também citou Patrícia Hill Colins: “Ao sairmos da margem [das periferias] e frequentarmos os centros, somos capazes de compreender coisas de uma nova perspectiva, onde se não tivéssemos atravessado a margem, não seria possível ver, pois ser da margem e estar no centro, nos dá uma nova visão”.

Gustavo destaca que a educação pode quebrar padrões (Foto: Arquivo Pessoal)

E não para por aí…

Assim como o Gustavo e a Luiza, outros jovens atingiram uma boa nota e deixaram o seu relato de como a educação fez a diferença em suas vidas como é o caso de Mariana Luchetti, de 17 anos, que estudou na Escola Estadual Tibúrcio Estevam de Siqueira, em Várzea Paulista.

Ela conseguiu bolsa 100% no Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e será enfermeira. “Agradeço a todos os profissionais do Cursinho [Para Todos]. Eu não sei o que realmente faria sem eles, a paciência no ensino e a troca de conhecimento são indispensáveis”, afirma.

Mariana será enfermeira e está feliz com essa nova etapa (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcos Paulo de Sousa Martins, de 18 anos, que concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra, tirou 860 na redação do Enem diz que ficou desacreditado quando soube da sua nota. “Senti uma felicidade imensa quando vi minha pontuação na redação”.

Ele conta que o apoio familiar foi fundamental para o seu desenvolvimento. “Minha família esteve me apoiando desde o momento em que disse que minha nota não seria legal. Quando falei da minha nota, eles me parabenizaram. Senti a felicidade e orgulho deles, ali tive a confirmação de que estou buscando o melhor para o meu futuro”.

Marcos agradece os voluntários do cursinho e destaca a alegria da sua família com o seu desempenho (Foto: Arquivo Pessoal)

César Ayres Ortega, de 18 anos, que está matriculado no curso de Engenharia de Produção na UniAnchieta, alcançou 960 na redação. “Fiquei super contente ao perceber que a minha meta de redação (920+) tinha sido alcançada”, comemora.

César cursa Engenharia da Produção (Foto: Arquivo Pessoal)

Ele destaca que graças à dedicação aos estudos ele também passou na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) e na Mackenzie com bolsa 100% no PROUNI, e revela que por conta da distância resolveu não ingressar nestas instituições de ensino.

Mas para alcançar esse objetivo, César manteve disciplina em sua rotina de estudo que envolvia: grupo de estudos, aulas do Cursinho Para Todos, corretora de redação e outro curso preparatório gratuito.

César pontuou 960 na redação do Enem de 2020 (Imagem: Arquivo Pessoal)

“Quebrando padrões da desigualdade pela educação” é o lema do Cursinho Para Todos. Quer saber mais sobre o projeto social? Acesse o site oficial ou as redes sociais a seguir:

Instagram: https://www.instagram.com/cursinhoparatodos/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/cursinhoparatodos/

Várzea Paulista

Dia do Trabalhador: confira o funcionamento da Prefeitura de Várzea Paulista no feriado

Serviços essenciais de saúde, segurança pública e Defesa Civil seguirão de plantão. Saiba mais.

Publicado

em

Por

UPA de Várzea Paulista
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A Prefeitura de Várzea Paulista informa o funcionamento das repartições públicas, no feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º). Saiba mais e programe-se. O Hospital Municipal Dr. Alcípio da Silva Oliveira Junior, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a Unidade Gestora de Trânsito e a GCM (Guarda Civil Municipal) funcionarão normalmente. A Defesa Civil segue de plantão 24 horas…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Golpe: Procon de Várzea Paulista alerta que não realiza ligações de cobrança

Na cidade, chamadas telefônicas têm cobrado valores em nome do Procon, de forma fraudulenta

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Procon de Várzea Paulista, órgão de Defesa do Consumidor, assim como as demais unidades em todo o estado, não realizam ligações cobrando valores dos munícipes. Em Várzea Paulista, têm ocorrido ligações fraudulentas, afirmando que é preciso pagar valores pendentes ao Procon. Segundo a diretora do Procon da cidade, Simone Bifani, as medidas jurídicas cabíveis contra os golpistas estão sendo…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Circuito Sesc anima Várzea Paulista

Evento no Parque Bertioga reuniu grande público e muitas atrações culturais

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A tarde de domingo (28) no Parque Jardim Bertioga foi super animada com as atrações do Circuito Sesc. Um grande público prestigiou o evento, que contou com apresentações gratuitas de Artes Visuais e Tecnologias, Cinema, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. Entre os artistas que agitaram o público, estiveram o grupo Baile da Samucagem, a DJ Brandini e os palhaços…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Jovem campeã de muay thai vai representar Várzea Paulista no Campeonato Brasileiro

Prefeitura de Várzea Paulista apoia a campeã paulista Sophia de Paula Mariano Silva; competição será realizada em Espírito Santo neste final de semana

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Várzea Paulista será, mais uma vez, bem representada em uma competição nacional de artes marciais. A jovem varzina Sophia de Paula Mariano Silva, 12 anos, atual campeã paulista de muay thai pela Equipe Sampaio, participará do Campeonato Brasileiro de Esportes de Contato, nos próximos sábado (27) e domingo (28), na cidade de São Torquato, Espírito Santo. A Prefeitura de Várzea…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Várzea Paulista recebe área de convivência Maria Celestino, no Jardim Bertioga

O novo espaço é destinado ao lazer dos moradores e homenageia conhecida feirante da cidade. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O local recebeu, nos últimos meses, vários trabalhos realizados pela Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

Nesta quinta-feira (25), a entrega da área de convivência Maria Celestino marcou a feira noturna do Jardim Bertioga, em Várzea Paulista. O local recebeu o nome em homenagem a uma conhecida feirante varzina. Nos últimos meses, o espaço recebeu trabalhos como drenagem, colocação de bancos e mesas, parquinho infantil, canalização do córrego e iluminação com lâmpadas LED. Foto: Prefeitura de…

Continuar lendo
Publicidade