Após cursos no Fundo Social, moradores de Jundiaí empreendem e fazem sucesso
Conecte-se conosco

Economia

Após cursos no Fundo Social, moradores de Jundiaí empreendem e fazem sucesso

Carlos fez curso de cabeleireiro e barbearia e hoje tem um negócio no ramo; já Kaone fez um curso na área de gastronomia e hoje vende pizzas caseiras em feiras de condomínio

Publicado

em

Atualizado há

Após cursos no Fundo Social, moradores de Jundiaí empreendem e fazem sucesso
Kaone e Carlos (Fotos: Divulgação)

Se antes a rua Dulce Pinheiro de Moraes, na Vila Municipal, era pacata e com pouca movimentação, hoje ela é ponto de encontro da vizinhança e de visitantes.

A Havana Cabelaria, criada há seis meses, é o novo negócio do Carlos Eduardo Fernandes que, depois de conhecer o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), decidiu arregaçar as mangas, colocar o avental e empreender.

“Eu já tinha concluído um curso de cabeleireiro. Mas, foi no módulo de barbearia, do Funss, que o sonho começou a ganhar forma”, contou.

Jornalista por formação e sem emprego formal, Cadu investiu o que tinha para a criação e formalização da barbearia. “Vendi um carro, por R$ 15 mil, e comprei cadeiras, tesouras, navalhas e produtos, além da reforma do estabelecimento. Também adquiri algumas peças em ferro-velho e as transformei, como as bancadas feitas com estrutura de máquina de costura. O restante, como os quadros, espelhos e enfeites, eu peguei da sala da minha casa”.

O resultado é um comércio diferenciado, aconchegante e com serviços especializados, como wi-fi grátis e TV a cabo. No local, também é possível aproveitar o período para saborear uma bebida gelada ou um petisco.

“Quando as pessoas procuram um cabeleireiro ou barbeiro, elas já contam com o bom serviço de corte, por exemplo. O que as fazem voltar e priorizar aquele estabelecimento é o conforto e o acolhimento. Afinal, elas possuem poucas horas tranquilas em um dia repleto de compromissos e, normalmente, optam por uma pausa de qualidade”.

Segundo Cadu, desde a inauguração, a barbearia cresce 35% em faturamento a cada mês. “Estou muito feliz e já faço planos para o futuro, afinal, não podemos nos acomodar”.

Histórias como esta passam, todos os dias, pelo Fundo Social de Solidariedade que, em 2019, referendou sua vocação voltada para a qualificação profissional. De janeiro até setembro, a unidade disponibilizou 7.446 vagas gratuitas em cursos, workshops e oficinas. O número supera o ano anterior, quando 5.172 vagas foram abertas no município.

“O mercado de trabalho está em constante mudança e é preciso estar preparado. Por isso, nosso trabalho é voltado para transformar talentos em oportunidades de geração de renda”, afirmou Vanessa Machado, presidente do Fundo Social.

Das vagas oferecidas neste ano, 1.596 foram encaminhadas aos bairros, em uma iniciativa de descentralização de capacitações.

“Levar o conhecimento até o local onde a população se encontra foi um compromisso assumido por esta Administração. Regiões mais afastadas do centro, hoje, contam com cursos com a mesma qualidade e conteúdo programático daqueles que são desenvolvidos na sede do Fundo Social”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Caminhos semelhantes também levaram Kaone Eloy, de 30 anos, para o Fundo Social. A jovem deixou a função administrativa em uma rede de lojas de materiais para construção, na capital paulista, e se mudou para Jundiaí, em janeiro deste ano.

“A vida em São Paulo estava doentia, com tanta insegurança e estresse. Essa situação já estava prejudicando a minha saúde”, disse. Na bagagem, ela trouxe o sonho de trabalhar com pizzas caseiras.

“Eu tinha um trailer, força de vontade e uma publicação na rede social sobre inscrições para um curso gratuito. Ingredientes básicos e essenciais para a minha receita de transformação”, disse.

Hoje, ela se orgulha ao dizer que é dona do próprio negócio e, principalmente, do próprio tempo.

“O Fundo Social foi um divisor de águas na minha vida. Inicialmente, a ideia era estacionar o trailer no bairro onde moro e vender para a comunidade próxima. No entanto, comecei a fazer feiras em condomínios e, hoje, minha agenda é voltada para este nicho de mercado”, finalizou.

Economia

‘Imposto do pecado’ será cobrado sobre cigarros, bebidas e carros

Detalhes sobre as alíquotas e impactos da proposta ainda serão definidos; tributação visa saúde pública e meio ambiente.

Publicado

em

Por

Close de um homem fumando cigarro
O governo propõe taxas mais altas para cigarros, bebidas e carros em busca de um futuro mais saudável e sustentável (Foto: Freepik)

O governo brasileiro propôs a criação de um "imposto do pecado" sobre bens e serviços considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes, veículos poluentes e minerais extraídos. O objetivo é desestimular o consumo desses produtos, aumentar a arrecadação fiscal e promover um sistema tributário mais justo e eficiente. Produtos sujeitos ao imposto Cigarros: Estudos comprovam…

Continuar lendo

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.300 vagas de emprego nesta segunda-feira (22)

Há vagas para Auxiliar de Limpeza, Subgerente, Vendedor, Analista Contábil, Servente de Obras; o portal tem vagas exclusivas para PCDs.

Publicado

em

Por

Carteira de Trabalho; vagas de emprego
Confira e veja como se candidatar (Foto: Reprodução)

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. As oportunidades são diversas e para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (22), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.300 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Auxiliar de Logística na DHL Logistics Brazil (50…

Continuar lendo

Empregos

Rede hoteleira tem vagas de emprego em Jundiaí

As oportunidades incluem cargos como recepcionista bilíngue, camareiro, cozinheiro, garçom e ajudante de cozinha.

Publicado

em

Por

carteiras de trabalho
Confira as oportunidades e veja como se candidatar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com o setor de turismo crescendo cada vez mais em Jundiaí, a rede hoteleira da cidade oferece vagas de emprego para profissionais da região. As oportunidades incluem cargos como recepcionista bilíngue, camareiro, cozinheiro, garçom e ajudante de cozinha. Os interessados devem cadastrar seus currículos através do portal Jundiaí Empreendedora. Além das oportunidades de trabalho, a rede hoteleira oferece diversos benefícios…

Continuar lendo

Empregos

Grupo Risotolândia anuncia oportunidades de emprego em Jundiaí e Vinhedo

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução / Grupo Risotolândia

O Grupo Risotolândia, reconhecido líder no setor de refeições coletivas na Região Sul e um dos principais nomes do mercado brasileiro, atuando há mais de 70 anos e empregando cerca de 5 mil colaboradores, anuncia a abertura de vagas imediatas nas cidades de Jundiaí e Vinhedo. Os benefícios oferecidos pela empresa incluem vale alimentação, opção de refeição no local ou…

Continuar lendo

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.800 vagas de emprego nesta semana

Há vagas para Assistente Social, Vendedor Interno, Auxiliar Administrativo, Motorista de Carreta, Fisioterapeuta e mais.

Publicado

em

Por

Carteira de trabalho
. Confira e candidate-se. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. As oportunidades são diversas e para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta terça-feira (16), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.800 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Auxiliar Administrativo na Maxbor Artefatos de Borracha LTDA…

Continuar lendo
Publicidade