Loja colaborativa em Jundiaí tem produtos de mais de 30 pequenos empreendedores
Conecte-se conosco

Economia

Loja colaborativa em Jundiaí tem produtos de mais de 30 pequenos empreendedores

QueColab visa dar espaço para artesãos, empreendedores e artistas que estão começando e precisam de espaço

Publicado

em

Atualizado há

Loja colaborativa em Jundiaí tem produtos de mais de 30 pequenos empreendedores
Espaço colaborativo fica no Centro de Jundiaí, em local de fácil acesso (Fotos: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

O pequeno empreendedor costuma enfrentar variadas dificuldades no início, especialmente em momentos de crise econômica. Foi pensando nesse público, e em ajudar a economia criativa e local, que a jundiaiense Flávia Lima, de 35 anos, abriu uma loja colaborativa no Centro de Jundiaí, a QueColab, onde mais de 30 empreendedores expõem seus produtos.

Por lá há brechós, marcas próprias de roupas, marcas de cosméticos e produtos naturais veganos, docinhos veganos, marcas de bijuterias, bolsas, artesanatos, artes, plantas e produtos de madeiras de reaproveitamento. Todas as marcas e produtos seguem o conceito da sustentabilidade e do veganismo.

“A ideia é juntar essas pessoas que produzem uma série de coisas em Jundiaí e ceder espaço para eles. Eu percebo que os pequenos empreendedores não têm muito espaço e geralmente eles trabalham em casa, em feiras ou na internet. E aqui é um ponto central, em uma rua movimentada e com visibilidade”, conta a comerciante.

Desde a abertura, Flávia conta que está tendo um bom retorno e que as pessoas elogiam a iniciativa. “As pessoas elogiam e dizem que a loja é diferente e é justamente esse o nosso intuito, oferecer um espaço diferente e que junta vários trabalhos”, continua.

Loja colaborativa em Jundiaí tem produtos de mais de 30 pequenos empreendedores 2

Vários produtores expõem seus produtos no espaço (Fotos: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

E, a junção desses trabalhos, já vai render uma coleção: uma das empreendedoras, que produz lingeries, vai se juntar com outra empreendedora que produz bordados, para uma coleção que una o trabalho de ambas.

Para Flávia, é uma tendência cada vez maior o surgimento de espaços e iniciativas colaborativas. “Temos como exemplo o coworking e até mesmo compartilhamento de carros”.

Outra tendência, de acordo com ela, é a sustentabilidade. “Ela é primordial. Estamos no limite da utilização de recursos e por isso é importante focar na economia criativa, comprar das lojas que fazem reaproveitamento, como os brechós, ou de produtores que produzam em menor escala e de acordo com o meio ambiente”, finaliza.

A loja, que foi aberta em abril, fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, em frente ao antigo Correios e bem ao lado de um ponto de ônibus.

Concursos

Jundiaí abre processo seletivo para contratação de médicos

O processo seletivo é para a contratação temporária e emergencial de médico ginecologista e obstetra; e de médico reumatologista.

Publicado

em

Por

Veja como participar do concurso (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado para a contratação temporária e emergencial de médico ginecologista e obstetra e de médico reumatologista. As inscrições acontecem online, até às 16h (horário de Brasília) do dia 16 de maio, no site da empresa Dedalus Concursos: www.dedalusconcursos.com.br. O valor é de R$ 9,80. Os interessados precisam ter curso superior completo em Medicina…

Continuar lendo

Economia

Compras em Shein, Shopee e AliExpress terão novo imposto a partir de 2026

Publicado

em

Por

Tablet em cima de uma mesa aberto no site da AliExpress
Foto de CardMapr.nl na Unsplash

Fim da isenção para compras internacionais: A partir de 2026, compras em sites estrangeiros como Shein, Shopee e AliExpress, mesmo as de até US$ 50, serão taxadas pelo IVA (Imposto sobre Valor Agregado). A medida faz parte da reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional e visa equalizar a cobrança de impostos sobre produtos comercializados online, independentemente da origem. Impacto no…

Continuar lendo

Economia

‘Imposto do pecado’ será cobrado sobre cigarros, bebidas e carros

Detalhes sobre as alíquotas e impactos da proposta ainda serão definidos; tributação visa saúde pública e meio ambiente.

Publicado

em

Por

Close de um homem fumando cigarro
O governo propõe taxas mais altas para cigarros, bebidas e carros em busca de um futuro mais saudável e sustentável (Foto: Freepik)

O governo brasileiro propôs a criação de um "imposto do pecado" sobre bens e serviços considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes, veículos poluentes e minerais extraídos. O objetivo é desestimular o consumo desses produtos, aumentar a arrecadação fiscal e promover um sistema tributário mais justo e eficiente. Produtos sujeitos ao imposto Cigarros: Estudos comprovam…

Continuar lendo

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.300 vagas de emprego nesta segunda-feira (22)

Há vagas para Auxiliar de Limpeza, Subgerente, Vendedor, Analista Contábil, Servente de Obras; o portal tem vagas exclusivas para PCDs.

Publicado

em

Por

Carteira de Trabalho; vagas de emprego
Confira e veja como se candidatar (Foto: Reprodução)

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. As oportunidades são diversas e para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (22), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.300 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Auxiliar de Logística na DHL Logistics Brazil (50…

Continuar lendo

Empregos

Rede hoteleira tem vagas de emprego em Jundiaí

As oportunidades incluem cargos como recepcionista bilíngue, camareiro, cozinheiro, garçom e ajudante de cozinha.

Publicado

em

Por

carteiras de trabalho
Confira as oportunidades e veja como se candidatar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com o setor de turismo crescendo cada vez mais em Jundiaí, a rede hoteleira da cidade oferece vagas de emprego para profissionais da região. As oportunidades incluem cargos como recepcionista bilíngue, camareiro, cozinheiro, garçom e ajudante de cozinha. Os interessados devem cadastrar seus currículos através do portal Jundiaí Empreendedora. Além das oportunidades de trabalho, a rede hoteleira oferece diversos benefícios…

Continuar lendo
Publicidade