Connect with us

Economia

Com maior taxa para setembro desde o início do Plano Real, prévia da inflação acelera para 1,14%

Além disso, essa é a maior taxa da série histórica do indicador desde fevereiro de 2016, quando ficou em 1,42%.

Published

on

Atualizado há

Carro sendo abastecido em posto de combustível
Foto: Freepik/ ropisme

A prévia da inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), acelerou de 0,89% em agosto para 1,14% em setembro, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que afirmou “trata-se do maior resultado para o mês de setembro desde o início do Plano Real, em 1994, quando ficou em 1,63%”.

Além disso, essa é a maior taxa da série histórica do indicador desde fevereiro de 2016, quando ficou em 1,42%. No ano, o índice acumulou alta de 7,02%. Já no acumulado em 12 meses, o indicador superou os dois dígitos, ficando em 10,05%, quase o dobro do teto da meta estabelecida pelo governo para a inflação deste ano, que é de 5,25%. O resultado veio pior do que o esperado pelo mercado. Pesquisa da Reuters com economistas estimava alta de 1,02% para o período.

De acordo com o IBGE, a gasolina e a energia elétrica foram os itens que exerceram os maiores impactos individuais sobre o IPCA-15 de setembro, de 0,17 ponto percentual cada. O preço médio da gasolina subiu 2,85% entre agosto e setembro e acumulou alta de 33,37% no ano e de 39,05% nos últimos 12 meses. Já o preço médio da energia elétrica teve alta de 3,61% em setembro, abaixo da registrada em agosto, que foi de 5%. No ano, a alta acumulada foi de 20,27%, enquanto nos últimos 12 meses o aumento acumulado foi de 25,26%.

A meta central do governo para a inflação em 2021 é de 3,75%, e o intervalo de tolerância varia de 2,25% a 5,25%. Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Na última quarta-feira (22), a entidade monetária decidiu aumentar a Selic de 5,25% para 6,25%. Foi a quinta alta consecutiva da taxa, que atingiu o maior patamar desde julho de 2019.

Empregos

Procurando emprego? Americanas contrata mais de 6,5 mil temporários para a Páscoa

O Estado de São Paulo se destaca na campanha de contratações da Americanas, com 1.253 vagas temporárias disponíveis; confira.

Published

on

A Americanas está expandindo significativamente seu quadro de funcionários temporários para atender à alta demanda da Páscoa, o principal evento do semestre para a varejista. Ao todo, mais de 6,5 mil profissionais temporários estão sendo contratados para atuação em suas mais de 1.600 lojas físicas espalhadas pelo país. A iniciativa visa reforçar a operação e garantir uma jornada de compra…

Continue Reading

Empregos

Ambev abre inscrições para Programa de Estágio com vagas em Jundiaí

Interessados deverão se inscrever até dia 9 de abril pelo site oficial. Confira!

Published

on

O Programa de Estágio da Ambev está com inscrições abertas até dia 9 de abril pela internet. As vagas são para atuar em Jundiaí, Campinas, Jaguariúna, Salto, Jacareí, Piracicaba, Araçatuba, Diadema, São Paulo, Itaquera, Diadema e Guarulhos. No momento da inscrição, os candidatos poderão escolher a unidade de sua preferência e com o que mais se identifica: business ou supply. …

Continue Reading
Pular para o conteúdo