Connect with us

Economia

Conta de luz do brasileiro fica mais cara a partir deste mês

De acordo com a ANEEL, o nível dos reservatórios de hidrelétricas do país é o menor desde 2015.

Published

on

Atualizado há

Contas de luz voltam a ter taxa extra das bandeiras tarifárias em julho
Contas de luz voltam a ter taxa extra das bandeiras tarifárias em julho

Na última semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, a partir deste mês de junho, a conta de luz ficará mais cara para os brasileiros. Neste período, o país estará no patamar 2 da bandeira tarifária, o mais caro do sistema.

A medida tomada pelo órgão reflete o menor nível de armazenamento de água nos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste do país desde 2015. Esses setores respondem por mais da metade da capacidade de geração de energia do Brasil.

Segundo informações do governo federal, nas duas regiões, o último período de chuvas intensas foi o mais seco em 91 anos. Com os níveis baixos de água, é necessário acionar usinas termelétricas, que usam queima de combustíveis (carvão e diesel) para a geração de energia. Esse processo poupa o uso da água mas, além de mais poluente, é mais cara, e isso reflete no bolso no brasileiro também.

De acordo com essas informações, todos os consumidores do Brasil deverão pagar mais R$ 6,24 para cada 100 kWh de energia consumidos. Essa é a primeira vez neste ano que a bandeira vermelha nível 2 é acionada. Em maio, vigorou no país a bandeira vermelha 1, que cobra um valor adicional de R$ 4,16 para cada 100 kWh consumidos.

Ainda assim, com o baixo nível de reservatórios e baixa perspectiva de chuva para os próximos meses, o governo brasileiro descarta a possibilidade de ocorrer um apagão este ano. No entanto, não se descarta medidas emergenciais para a garantia do fornecimento de energia.

Empregos

CIEE oferece vagas de estágio e aprendizagem em diversas áreas na região de Jundiaí

Interessados deverão enviar o código da vaga pelo WhatsApp (11) 94158-2074 para participar do processo seletivo.

Published

on

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está com diversas vagas abertas para estudantes do ensino médio, técnico e superior, além de oportunidades para aprendizes. As vagas são destinadas a jovens que residem em Jundiaí e região. Os interessados deverão enviar o código da vaga via WhatsApp para o número (11) 94158-2074, informando o interesse. Confira abaixo as oportunidades disponíveis: Processo…

Continue Reading

Economia

Jundiaí: Emprego para PCDs cresce em 2025 e coloca cidade entre líderes no Estado

Com 195 contratações no 1º trimestre, município se destaca no ranking estadual de inclusão e reforça compromisso com a diversidade no mercado de trabalho.

Published

on

Entre janeiro e março de 2025, Jundiaí registrou 195 contratações de pessoas com deficiência (PCD), reforçando seu compromisso com a inclusão e a valorização da diversidade. O número representa um aumento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 152 contratações, evidenciando o avanço contínuo da cidade na promoção da empregabilidade inclusiva. Durante o primeiro trimestre, foram…

Continue Reading
Pular para o conteúdo