OMS aprova uso emergencial da vacina Coronavac
Conecte-se conosco

Coronavírus

OMS aprova uso emergencial da vacina Coronavac

O imunizante é o sexto a ser aprovado pela entidade internacional e um dos três que já estão sendo usados no Brasil.

Publicado

em

Atualizado há

Nesta terça-feira (1°), a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso emergencial da Coronavac, vacina contra Covid19. Essa é a sexta vacina a ser aprovada pelo órgão e uma das três que já são utilizados no Brasil.

A OMS se baseou em evidências disponíveis por estudos e recomendou a aplicação da vacina em adultos de 18 anos ou mais. Assim como já vêm sendo aplicado, a imunização completa precisa de duas doses, com um intervalo de quatro semanas entre elas.

Segundo a entidade, a Coronavac “atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação”, e “seus requisitos de armazenamento fáceis a tornam muito gerenciável e particularmente adequada para cenários de poucos recursos”.

Resultados de eficácia

A organização considerou para a aprovação da vacina os dados da eficácia que mostraram 51% da prevenção de casos sintomáticos da Covid19 e 100% da prevenção de casos graves em pessoas imunizadas durante as pesquisas. Esses número correspondem aos resultados divulgados pelo Instituto Butantan em janeiro de 2021.

No entanto, dados posteriores apontaram que a vacina teria uma efetividade menor fora dos ensaios clínicos. Esses números que apresentavam a efetividade menor que a eficácia nos estudos foram contestados pelo Butantan.

Ao aprovar o uso emergencial da Coronavac, a OMS considerou que poucos participantes com mais de 60 anos haviam sido incluídos nos ensaios clínicos, e, por isso, a eficácia não pôde ser estimada para este grupo. Entretanto, a entidade não recomendou um limite máximo de idade para receber a vacina.

Isso porquê dados obtidos depois dos testes, em outros países, sugerem que a vacina provavelmente proteja o sistema imunológico de pessoas idosas contra o vírus. “Não há razão para acreditar que a vacina tenha um perfil de segurança diferente em populações mais velhas e mais jovens”, considerou a OMS. Ainda reforçou que os países devem aplicar a vacina em grupos de idade avançada e monitorar a segurança e eficácia, acompanhando o impacto e contribuir para a melhor recomendação para o resto do mundo.

Estudo do Butantan

O Instituto Butantan realizou neste ano um teste de vacinação em massa com a população de Serrana, no interior de São Paulo. Como resultado, a cidade vacinou mais de 90% da população com a Coronavac e obteve redução de 80% dos casos assintomáticos, menos 86% das hospitalizações e 95% na queda de mortes decorridas pelo vírus.

Em março, Serrana registrava 699 casos da doença e 20 mortes. Em abril, após o início do teste, os números caíram para 251 casos e 6 mortes, considerando o mesmo período. De acordo com os cientistas que conduziram o teste, após 75% da população imunizada com a segunda dose, já é possível observar um controle da pandemia.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade